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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1620
Tipo: | Dissertação |
Título: | 1, 2, 3 gravando: professoras da educação básica em ação, no contexto da pandemia da COVID-19 em Belém do Pará |
Autor(es): | PINTO, Iara Garcia |
Primeiro Orientador: | SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de |
Resumo: | No contexto da pandemia de Covid 19 e da migração não planejada para o ensino online, as desigualdades de acesso e a qualidade da oferta da educação básica ganharam uma nova faceta, marcada pelo abismo digital. Diferenças de classe social, e origem territorial, por exemplo, determinaram quem pôde continuar a estudar e quem abandonou a escola. Sem menosprezar essa questão, no entanto, é sabido que professores e professoras em todo o país usaram suas experiências profissionais para encontrar soluções próprias que ao menos mitigassem os efeitos catastróficos do isolamento para aqueles que estavam em idade escolar. São essas histórias que esta pesquisa pretende resgatar e compreender, à luz de três referências: a pedagogia feminista, a resiliência informacional e o desvio positivo. Para tanto, esta pesquisa possui o objetivo geral de compreender as ações próprias realizadas por professoras da educação básica no contexto da pandemia, deste modo foram entrevistadas, três professoras de escolas da educação básica da periferia de Belém, PA. Também foram analisados os recursos educacionais criados e as soluções encontradas para entregar oportunidades de ensino e aprendizagem aos alunos e alunas. Os resultados indicam que as professoras, nas ações realizadas e nas dificuldades encontradas no decorrer das atividades, evidenciam as diferenças entre o que foi proposto pelo governo e o que de fato ocorreu em sala de aula, fazendo com que esses relatos auxiliem na compreensão crítica do papel dessas docentes na construção de soluções próprias, com marcas feministas, quase sempre invisíveis aos olhos dos gestores da educação. |
Abstract: | In the context of the Covid-19 pandemic and the unplanned migration to online education, the disparities in access and quality of Elementary education have taken on a new dimension, characterized by the digital divide. Factors such as social class and territorial origin have determined who could continue their studies and who had to drop out of school. While acknowledging this issue, we know that teachers across the country used their professional experiences to find individual solutions that would at least mitigate the catastrophic effects of isolation for school-age students. This research aims to retrieve and understand these stories, in light of three theoretical frameworks: feminist pedagogy, informational resilience, and positive deviance. To achieve this, this research has the general objective of understanding the actions carried out by basic education teachers in the context of the pandemic, this way, in-depth interviews were conducted with three female teachers from Elementary education schools located in the periphery of Belém, PA. Additionally, educational resources created by these teachers and the solutions they found to deliver teaching and learning opportunities to their students were analyzed. The findings indicate that the teachers, in their actions and the challenges encountered throughout the activities, highlight the discrepancies between what was proposed by the government and what took place in the classroom. These accounts contribute to a critical understanding of the role of these educators in developing their solutions, often influenced by feminist perspectives, which remain Widely unnoticed by educational policymakers. |
Palavras-chave: | Desvio positivo. Atitude resiliente. Pedagogia engajada. Positive deviance. Resilient attitude. Engaged pedagogy. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1620 |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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