Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1622
Tipo: Dissertação
Título: O uso do vídeo por professoras da educação básica durante a pandemia: erros e acertos
Autor(es): CARVALHO, Leci Lessa
Primeiro Orientador: SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de
Resumo: A pesquisa investigou o modo como professoras da Educação Básica se apropriaram da tecnologia e linguagem do vídeo para ministrar suas aulas no período de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é compreender de que modo elas se adaptaram às normatizações do sistema administrativo educacional, lidaram com questões de formação em condições geralmente precárias, que tipo de acesso tiveram às tecnologias e como avaliam o resultado da experiência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos descritivos. Os procedimentos metodológicos usados foram a pesquisa bibliográfica (em especial acerca da linguagem do vídeo e das possibilidades de uso na educação formal) e documental (estudo dos materiais, resoluções e outros documentos pertinentes que nortearam a oferta de ensino remoto durante a pandemia), entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras da educação básica e análise de vídeos produzidos pelas participantes. Ao término da pesquisa, identificamos limitações e soluções que foram encontradas pelas professoras para continuar o seu trabalho em um cenário inusitado e desfavorável.
Abstract: The research examined how teachers in Elementary Education used technology and video language to conduct their classes during the period of emergency remote teaching amid the Covid-19 pandemic. The objective is to comprehend how they adapted to the regulations of the educational administrative system, dealt with training issues under generally precarious conditions, what kind of access they had to technologies, and how they assess the outcome of the experience. This study adopts a qualitative approach with a fundamental nature, focused on descriptive objectives. The methodological procedures employed consisted of bibliographic research (particularly concerning video language and its potential applications in formal education) and documentary research (study of reports, and other relevant documents that guided the provision of remote teaching during the pandemic). Additionally, semi- structured interviews were conducted with five teachers from the elementary education sector, and an analysis of videos produced by the participants was undertaken. At the conclusion of the research, limitations and solutions were identified that the teachers encountered in order to sustain their work within an unprecedented and unfavorable scenario.
Palavras-chave: Educação básica.
Pandemia.
Uso do vídeo.
Elementary Education.
Pandemic.
Video using.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1622
Data do documento: 6-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Leci L Carvalho.pdfDissert Leci L Carvalho1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.