Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Isabella Polo-
dc.creator.ID45955087869pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856038262685323pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Luciane Aparecida Pascucci Sande de-
dc.contributor.advisor1ID25966071829pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7897091763745373pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T12:48:58Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2024-02-19T12:48:58Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1644-
dc.description.resumoIntrodução: A cognição pode ser avaliada de diversas formas e uma delas é por meio da realidade virtual. Instrumentos de avaliação cognitiva são essenciais visto a importância das habilidades cognitivas para melhores condições de saúde, melhor desempenho ocupacional, educacional e sucesso socioeconômico. Objetivos: Avaliar e gerar dados normativos para variáveis cognitivas em adultos hígidos utilizando a realidade virtual. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com intuito de gerar dados normativos da avaliação cognitiva por meio do Software NeuroSports Arena utilizando óculos de realidade virtual. Participaram 47 indivíduos subdivididos em três grupos de acordo com a idade (G1: de 20 a 35 anos; G2: de 35 a 50 anos e G3: de 50 a 65 anos). A avaliação cognitiva contém 4 níveis que avaliam as habilidades cognitivas, tempo de reação, tempo de decisão, atenção e controle de impulsividade, com duração média de 25 minutos. Resultados: Não houve diferença importante nos dados da avaliação cognitiva entre os três grupos, observou-se apenas diferença na variável tempo de reação que os indivíduos do G1 e G2 possuem um tempo de reação melhor comparados aos indivíduos do G3. Conclusão: Este estudo gerou valores normativos para as variáveis cognitivas tempo de reação, tempo de decisão, atenção e controle de impulsividade, tais valores permitem a replicação da metodologia utilizada em outras populações ampliando a aplicabilidade clínica.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Cognition can be assessed in several ways and one of them is through virtual reality. Cognitive assessment instruments are essential given the importance of cognitive skills for better health conditions, better occupational and educational performance and socioeconomic success. Objectives: Evaluate and generate normative data for cognitive variables in healthy adults using virtual reality. Methodology: This is a cross-sectional study with the aim of generating normative data for cognitive assessment through the NeuroSports Arena Software using virtual reality glasses. 47 individuals participated, subdivided into three groups according to age (G1: 20 to 35 years old; G2: 35 to 50 years old and G3: 50 to 65 years old). The cognitive assessment contains 4 levels that assess cognitive abilities, reaction time, decision time, attention and impulsivity control, with an average duration of 25 minutes. Results: There was no important difference in the cognitive assessment data between the three groups, there was only a difference in the reaction time variable, in which individuals from G1 and G2 have a better reaction time compared to individuals from G3. Conclusion: This study generated normative values for the cognitive variables reaction time, decision time, attention and impulsivity control. These values allow the replication of the methodology used in other populations, expanding clinical applicability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCognição.pt_BR
dc.subjectTestes de Estado Mental e Demência.pt_BR
dc.subjectTeste cognitivo.pt_BR
dc.subjectRealidade virtual.pt_BR
dc.subjectCognition.pt_BR
dc.subjectMental Status and Dementia Tests.pt_BR
dc.subjectCognitive test.pt_BR
dc.subjectVirtual reality.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleDados normativos do desempeno cognitivo por meio da realidade virtual em adultos hígidos e dançarinos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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