Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia congadeira: germinações de uma proposta para a Educação das Relações Étnico Raciais
Autor(es): LIMA, Rafael Honorato de
Primeiro Orientador: KATO, Danilo Seithi
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza como narrativas (auto)biográficas que se articulam em cenas, seguindo uma dinâmica atemporal e um movimento espiralado de encontro com o tempo espiritual daquele que redige estas palavras. Esta jornada mergulha nas percepções e dimensões de sua formação integral, fundamentada na ancestralidade, corporeidade e musicalidade. Instigado por questionamentos que fortaleceriam a conexão entre suas vivências (pessoais e profissionais) e a congada, o autor refletiu sobre o objeto de pesquisa, guiado pelos seguintes questionamentos: Quais processos educativos podem ser identificados nas manifestações das congadas em Uberaba-MG? Esses processos educativos indicam a existência de uma Pedagogia Congadeira? Como essa pedagogia pode contribuir para uma perspectiva de Educação para Relações Étnico-Raciais - ERER? Tais indagações destacam a necessidade de traçar caminhos com o objetivo de analisar e compreender os processos de ensino-aprendizagem presentes na congada em Uberaba. Desta vez, nossa jornada não será a bordo dos navios negreiros, amontoados em condições desumanas, mas sim uma exploração dos elementos educativos presentes na congada e como podem ser aplicados no contexto escolar. Na cena 1: "Do Tumbeiro às ruas de Uberaba: Os caminhos das congadas," exploraremos recortes da história do povo preto, que foi escravizado por uma ordem colonial mercadológica e forçado a atravessar o oceano Atlântico para se reinventar em terras brasileiras. Apesar de terem sofrido flagelos, corrupção e separação, mantiveram vivas as tradições da espiritualidade africana que os reconectaram, levando-os à auto-organização e à formação de quilombos, possibilitando fugas e revoltas em busca da liberdade que lhes foi negada. Esses movimentos desencadearam mudanças geográficas significativas que os levaram ao interior do Brasil, onde pisaram em terras secas e contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais, enquanto preservavam suas manifestações culturais, como a congada. Cantaram suas tristezas e alegrias ao longo do tempo, vibrando sua liberdade e resistindo às adversidades. Na cena 2: "O tempo espiritual: gênese da narrativa de si," exploraremos as aprendizagens e ensinamentos no seio comunitário, ancorados nos processos formativos de um ser que sente, percebe e se integra com os elementos ao seu redor, tudo isso enraizado na fé ancestral e cultivado pelas gerações mais antigas que deram forma à congada e aos seus princípios educativos. Na cena 3: "Nasce a Pedagogia Congadeira! Narrar ou ser narrado?!", teremos a oportunidade de dialogar com base na vivência do autor e nos recortes históricos das cenas anteriores, germinando princípios de uma pedagogia embasada na Lei 10.639/2003. Esta pedagogia busca integrar saberes interculturais, possibilitando processos formativos fundamentados na ancestralidade, corporeidade e musicalidade. Por meio dessas rotas, navegaremos a bordo da embarcação "Honorato," tripulada pelos guardiões do sagrado, que têm a missão de nos orientar e traçar os rumos de nossa jornada. Firmaremos nossas velas, amarrando nossos nós, mantendo viva a fé e a alegria que caracterizam um congadeiro.
Abstract: Esta investigación se caracteriza por ser narrativas (auto)biográficas que se articulan en escenas, siguiendo una dinámica atemporal y un movimiento en espiral hacia el tiempo espiritual de quien escribe estas palabras. Este viaje profundiza en las percepciones y dimensiones de su formación integral, basada en la ascendencia, la corporalidad y la musicalidad. Instigado por preguntas que fortalecieran la conexión entre sus experiencias (personales y profesionales) y la congada, el autor reflexionó sobre el objeto de la investigación, guiado por las siguientes preguntas: ¿Qué procesos educativos se pueden identificar en las manifestaciones de congada en Uberaba-MG? ¿Estos procesos educativos indican la existencia de una Pedagogía Congadeira? ¿Cómo puede esta pedagogía contribuir a una perspectiva de Educación para las Relaciones Étnico- Raciales - ERER? Tales preguntas resaltan la necesidad de trazar caminos con el objetivo de analizar y comprender los procesos de enseñanza-aprendizaje presentes en la congada de Uberaba. Esta vez, nuestro viaje no será a bordo de barcos negreros, hacinados en condiciones inhumanas, sino más bien una exploración de los elementos educativos presentes en la congada y cómo se pueden aplicar en el contexto escolar. En la escena 1: "De Tumbeiro a las calles de Uberaba: Los caminos de las congadas", exploraremos tramos de la historia de los negros, esclavizados por un orden de mercado colonial y obligados a cruzar el Océano Atlántico para reinventarse en la sociedad brasileña. tierras. A pesar de haber sufrido flagelos, corrupción y separación, mantuvieron vivas las tradiciones de la espiritualidad africana que los reconectaron, llevándolos a la autoorganización y la formación de quilombos, permitiendo fugas y revueltas en busca de la libertad que les era negada. Estos movimientos desencadenaron importantes cambios geográficos que los llevaron al interior de Brasil, donde pisaron tierra firme y contribuyeron al desarrollo de Minas Gerais, preservando sus manifestaciones culturales, como la congada. Cantaron su tristeza y alegría a través del tiempo, exudando su libertad y resistiendo la adversidad. En la escena 2: "Tiempo espiritual: génesis de la autonarrativa", exploraremos aprendizajes y enseñanzas dentro de la comunidad, anclados en los procesos formativos de un ser que siente, percibe e integra con los elementos que lo rodean, todo esto arraigado. en la fe ancestral y cultivada por las generaciones más antiguas que dieron forma a la congada y sus principios educativos. En la escena 3: "¡Nace la Pedagogía Congadeira! ¡¿Narrar o ser narrado?!", tendremos la oportunidad de dialogar a partir de la experiencia del autor y de los extractos históricos de las escenas anteriores, germinando principios de una pedagogía basada en la Ley 10.639/2003. . Esta pedagogía busca integrar saberes interculturales, posibilitando procesos de formación basados en la ascendencia, la corporalidad y la musicalidad. A través de estas rutas navegaremos a bordo de la embarcación “Honorato”, tripulada por los guardianes de lo sagrado, quienes tienen la misión de guiarnos y trazar el rumbo de nuestro viaje. Endureceremos nuestras velas, ataremos nuestros nudos, manteniendo viva la fe y la alegría que caracterizan a un congadeiro.
Palavras-chave: Autobiografia.
Educação etnico-racial..
Lei 10.639/2003.
Congada.
Pedagogia.
Musicalidade.
Ancestralidade.
Corporiedade.
Educación Étnico-Racial.
Ley 10.639/2003.
Congada.
Pedagogía.
Musicalidad.
Ascendencia.
Corporalidad.
Autobiografía.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1648
Data do documento: 27-Fev-2023
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