Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Fabiana da Silva-
dc.creator.ID04508375642pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926038290342253pt_BR
dc.contributor.advisor1FARINELLI, Marta Regina-
dc.contributor.advisor1ID05075919847pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733101401140454pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T14:23:23Z-
dc.date.available2023-02-06-
dc.date.available2024-02-21T14:23:23Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1652-
dc.description.resumoO presente trabalho analisou as diferentes perspectivas envolvidas na relação existente entre a família e o psicólogo durante a psicoterapia infantil. Sabe-se que o desenvolvimento infantil abrange desde à concepção até o “crescimento físico, maturação neural, comportamental, cognitivo, social e afetivo da criança” (OMS). Reconhecer a infância como produto histórico-dialético é compreender o processo de constituição da subjetividade como fenômeno complexo permeado por inúmeras variáveis que contribuem para a promoção de desfechos favoráveis ou que facilitam as condições de adoecimento ou sofrimento psíquico. A psicoterapia infantil é atravessada diretamente pela participação da família e busca auxiliar as crianças a expressar os seus sentimentos, angústias e problemáticas de uma forma satisfatória. Dessa forma, este trabalho elaborou uma revisão integrativa nas bases de dado BVS, Cinahl, IBECS, LILACS, Med Line, Pepsic, Psycinfo, PubMed, Redalyc e SciELO durante os meses de março de 2021 e setembro de 2021. Inicialmente, esse estudo se mostrou uma estratégia que visava observar nas publicações científicas a respeito do tema, quais eram as características e os fatores que estão positiva/negativamente relacionados à clínica infantil e confirmou a imprescindibilidade da relação entre a família e o psicólogo na psicoterapia infantil, além de subsidiar a realização da pesquisa de campo. Complementarmente, o segundo estudo observou de forma mais direta como se efetiva a relação entre o psicólogo, a família da criança por meio de entrevistas com psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, de Uberaba-MG. A influência dos processos sociais determinados pela dialética entre a pessoa e as suas relações estiveram presentes durante as entrevistas, sendo que as condições materiais e sociais da criança e da família devem ser devidamente consideradas para a compreensão do fenômeno da saúde mental. Em ambas as investigações, a pesquisadora notou que a família é parte essencial na construção de uma psicoterapia efetiva, seja por sua participação no desenvolvimento da criança por ser a responsável por dar a ela boa parte do conhecimento e cultura que irão constituir seu processo de formação, bem como por ser responsável por auxiliar na adesão do tratamento e ser também aquela que favorece as reflexões e práticas evocadas na psicoterapia. A partir deste trabalho, observa-se aspectos que podem ser objetos de futuras investigações, bem como pontos que podem ser aprimorados na construção de uma clínica psicológica que entenda o sujeito imbricado em seu contexto social e histórico, sendo produzido por ele na mesma medida em que o produz. Entretanto, sugere-se que novos estudos acerca da relação entre a família e a psicoterapia infantil sejam estimulados em diferentes contextos sócio-históricos e culturais, o que favorece a compreensão cada vez maior da temática, visto que esta revisão mostrou que o tema é escasso e ainda pouco estudado no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzed the different perspectives involved in the relationship between the family and the psychologist during child psychotherapy. It is known that child development ranges from conception to “physical growth, neural, behavioral, cognitive, social and affective maturation of the child” (WHO). Recognizing childhood as a historical-dialectical product is understanding the process of constitution of subjectivity as a complex phenomenon permeated by countless variables that contribute to the promotion of favorable outcomes or that facilitate the conditions of illness or psychic suffering. Child psychotherapy is directly crossed by the participation of the family and seeks to help children to express their feelings, anxieties and problems in a satisfactory way. Thus, this work carried out an integrative review in the BVS, Cinahl, IBECS, LILACS, Med Line, Pepsic, Psycinfo, PubMed, Redalyc and SciELO databases during the months of March 2021 and September 2021. a strategy that aimed to observe in the scientific publications on the subject, which were the characteristics and factors that are positively/negatively related to the child clinic and ended up confirming the indispensability of the relationship between the family and the psychologist in child psychotherapy, in addition to subsidizing carrying out the field research. Complementarily, the second study sought to observe more directly how the relationship between the psychologist, the family and the child takes place through interviews with psychologists from the Psychosocial Care Network - RAPS, in Uberaba-MG. The influence of social processes determined by the dialectic between the individual and his relationships were present during the interviews, and the material and social conditions of the child and family must be duly considered in order to understand the phenomenon of mental health. In both researches, it was noted that the family is an essential part in the construction of an effective psychotherapy, either because of its participation in the child's development by being responsible for giving him a good part of the knowledge and culture that will engender it, as well as as for being responsible for assisting in treatment adherence and also for being the one that favors the reflections and practices evoked in psychotherapy. From this work, aspects that can be objects of future investigations are observed, as well as points that can be improved in the construction of a psychological clinic that understands the subject imbricated in his social and historical context, being produced by 10 him to the same extent in that produces it. However, it is suggested that new studies on the relationship between the family and child psychotherapy be stimulated in different socio-historical and cultural contexts, which favors a greater understanding of the theme, since this review showed that the theme is scarce and still little studied in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeterminantes sociais de saúde.pt_BR
dc.subjectFamília.pt_BR
dc.subjectPais.pt_BR
dc.subjectPsicólogo.pt_BR
dc.subjectSocial determinants of health.pt_BR
dc.subjectFamily.pt_BR
dc.subjectParents.pt_BR
dc.subjectPsychologistpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA família e a psicoterapia infantil: uma relação necessária.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Fabiana S Almeida.pdfDissert Fabiana S Almeida691,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.