Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHORTA, Renata Furtado-
dc.creator.ID75012294653pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133489129201634pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Marcelo-
dc.contributor.advisor1ID04809354679pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311362459129314pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T13:23:28Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2024-02-22T13:23:28Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658-
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos compreender a relação entre a autoestima e o aprendizado. Apresentamos inicialmente diversas definições teóricas para uma melhor compreensão do tema, ficando evidente que a autoestima é uma das chaves do sucesso escolar. Para uma compreensão mais profunda, destacamos os seis pilares da autoestima, baseados em Branden (1997). Elencamos também as principais características de pessoas com baixa e alta autoestima ancorados nos preceitos de Kopfhammer (1992), buscando compreender como essas características impactam o processo de aprendizagem. Por fim, pautamos uma série de procedimentos que podem ser utilizados por pais e professores para melhorar a autoestima. Nosso estudo evidenciou que a autoestima tem forte impacto na vida e no desempenho escolar do aluno e que a mesma pode ser desenvolvida, sendo o incentivo familiar, dos professores e da escola essenciais nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we seek to understand the relationship between self-esteem and learning. Initially, we present several theoretical definitions for a better understanding of the subject, making it evident that self-esteem is one of the keys to school success. For a deeper understanding, we highlight six pillars of self-esteem, based on Branden (1997). We also list the main characteristics of people with low and high self-esteem, based on the precepts of Kopfhammer (1992), seeking to understand how these characteristics impact the learning process. Finally, we guide a series of procedures that can be used by parents and teachers to improve self-esteem. Our study showed that self-esteem has a strong impact on the student's life and school performance and that it can be developed, with family, teachers and school encouragement being essential in this process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoestima.pt_BR
dc.subjectDesempenho escolar.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectSelf-esteem.pt_BR
dc.subjectSchool performance.pt_BR
dc.subjectLearning.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA Influência da autoestima na aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Renata F Horta.pdfDissert Renata F Horta2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.