Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | HORTA, Renata Furtado | - |
dc.creator.ID | 75012294653 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2133489129201634 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1ID | 04809354679 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311362459129314 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T13:23:28Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20 | - |
dc.date.available | 2024-02-22T13:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho buscamos compreender a relação entre a autoestima e o aprendizado. Apresentamos inicialmente diversas definições teóricas para uma melhor compreensão do tema, ficando evidente que a autoestima é uma das chaves do sucesso escolar. Para uma compreensão mais profunda, destacamos os seis pilares da autoestima, baseados em Branden (1997). Elencamos também as principais características de pessoas com baixa e alta autoestima ancorados nos preceitos de Kopfhammer (1992), buscando compreender como essas características impactam o processo de aprendizagem. Por fim, pautamos uma série de procedimentos que podem ser utilizados por pais e professores para melhorar a autoestima. Nosso estudo evidenciou que a autoestima tem forte impacto na vida e no desempenho escolar do aluno e que a mesma pode ser desenvolvida, sendo o incentivo familiar, dos professores e da escola essenciais nesse processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we seek to understand the relationship between self-esteem and learning. Initially, we present several theoretical definitions for a better understanding of the subject, making it evident that self-esteem is one of the keys to school success. For a deeper understanding, we highlight six pillars of self-esteem, based on Branden (1997). We also list the main characteristics of people with low and high self-esteem, based on the precepts of Kopfhammer (1992), seeking to understand how these characteristics impact the learning process. Finally, we guide a series of procedures that can be used by parents and teachers to improve self-esteem. Our study showed that self-esteem has a strong impact on the student's life and school performance and that it can be developed, with family, teachers and school encouragement being essential in this process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoestima. | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Self-esteem. | pt_BR |
dc.subject | School performance. | pt_BR |
dc.subject | Learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A Influência da autoestima na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Renata F Horta.pdf | Dissert Renata F Horta | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.