Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORGES, Brunno de Oliveira-
dc.creator.ID08380599616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722315023238035pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Leonardo de Amorim e-
dc.contributor.advisor1ID04055255675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614762538227158pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T13:01:25Z-
dc.date.available2021-11-18-
dc.date.available2024-02-27T13:01:25Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667-
dc.description.resumoDurante a pandemia, o ambiente escolar se deparou com a necessidade da utilização de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de atividades de ensino. A atividade tecnológica tem interfaces aos cotidianos acadêmicos e profissionais da atualidade. Na docência, verifica-se a necessidade de conectar a programação com o ensino de matemática, com o objetivo de potencializar o aprendizado de certos assuntos matemáticos. Corrobora-se com (RESNICK, 2013) em sua afirmação de que a programação é a forma de expressão deste século e que o ato de programar é um conjunto de ações que formulamos de forma antecipada para atingir certo objetivo, características que são facilmente encontradas nas aulas de matemática do ensino básico durante o desenvolvimento de conteúdos e resolução de exercícios. A linguagem Python (ROSSUM; JR, 1995) foi selecionada para o desenvolvimento das atividades propostas pelo fato de ser uma linguagem de simples entendimento, possuir comandos semelhantes ao inglês, ser dinâmica e flexível, e a IDE (Interface de desenvolvimento) utilizada para a elaboração dos códigos é a PyCharm. Um dos objetivos desta pesquisa é realizar uma discussão sobre os benefícios do aprendizado da programação no ensino básico e também propor atividades que envolvam programação e conteúdos matemáticos, oportunizando a alunos e professores descobertas e caminhos diferentes de uma aula tradicional.pt_BR
dc.description.abstractDuring the pandemic, the school environment was faced with the need to use technological tools for the development of teaching activities. Technological activity has interfaces to current academic and professional daily life. In teaching, there is a need to connect programming with mathematics teaching, in order to enhance the learning of certain mathematical subjects. During the pandemic, the school environment was faced with the need to use technological tools for the development of teaching activities. He corroborates (RESNICK, 2013) in his statement that programming is the form of expression of this century and that the act of programming is a set of actions that we formulate in advance to achieve a certain objective, characteristics that are easily found in elementary school math classes during content development and problem solving. The language Python (ROSSUM; JR, 1995) was selected for the development of the proposed activities because it is a simple to understand language, has commands similar to English, is dynamic and flexible, and the IDE (Development Interface) used for the elaboration of the codes is the PyCharm. One of the objectives of this research is to discuss the benefits of learning programming in basic education and also to propose activities that involve programming and mathematical content, providing students and teachers with discoveries and paths that are different from a traditional class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação.pt_BR
dc.subjectEnsino Básico.pt_BR
dc.subjectPython.pt_BR
dc.subjectMatemática.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA linguagem python como ferramenta no ensino básico.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Brunno O Borges.pdfDissert Brunno O Borges1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.