Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1681
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos do treinamento funcional de alta intensidade nas funções executivas de pessoas com transtorno por uso de substâncias.
Autor(es): SANTOS, Christian José dos
Primeiro Orientador: FERREIRA, Sionaldo Eduardo
Resumo: O uso de psicotrópicos é um problema de saúde pública global. Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas realizado em 2019, cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos faz uso regular de algum tipo de substância. O uso abusivo de psicotrópicos altera o funcionamento cerebral, em especial no córtex pré-frontal, comprometendo a capacidade cognitiva, em especial das chamadas funções executivas, prejudicando o processo de tomada de decisões e induzindo a pessoa a soluções mais atraentes, com ganhos imediatos em detrimento de análises mais elaboradas sobre as consequências de possíveis erros de julgamento e atitudes comportamentais associadas. Há consenso na literatura sobre relações positivas entre a prática regular de exercícios físicos e as funções do SNC, estando amplamente demonstrado que uma sessão de 20 minutos de exercícios aeróbios, realizados em intensidade moderada, assim como exercícios de força, são capazes de promover melhora na capacidade cognitiva. Porém, não se conhece qual tipo ou programa, bem como intensidade, duração e frequência, seja mais adequado ou eficiente em promover a saúde geral e a capacidade cognitiva de pessoas com transtorno por uso de substâncias. Desta forma, este estudo avaliou se o exercício funcional de alta intensidade (HIFT) seria capaz de induzir efeitos positivos nas funções executivas de quarenta pessoas do sexo masculino, com idade de 35,6 ± 8,6 anos, diagnosticadas com transtorno por uso de substância, sendo alocadas nos grupos Controle (G-Ctl, N=18) e Experimental (G-HIFT, N=22). Foram realizadas avaliações, antes e após um período de repouso ou de uma sessão de HIFT utilizando o peso corporal. Os principais resultados obtidos indicam um perfil geral de melhora na capacidade cognitiva, demonstrada pelo desempenho na avaliação da flexibilidade mental, do controle inibitório e da memória de trabalho, bem como no estado de humor, com respostas perceptuais de esforço e afeto positivas. Assim, considerando os resultados obtidos e as limitações do estudo, é possível dizer que uma sessão de HIFT é capaz de melhorar as funções executivas, e assim a capacidade cognitiva, de pessoas com transtorno por uso de substância. Assim, a partir do protocolo proposto, das observações realizadas, dos resultados obtidos, das limitações do estudo e do conhecimento atual sobre o tema, sugere-se que HIFT seja capaz de melhorar as funções executivas de pessoas com transtorno por uso de substâncias, se apresentando como alternativa acessível, motivacional, funcional e afetivamente positiva, conforme relatos colhidos no dialeto dos participantes, como abordagem clínica capaz de “Clarear a Mente” e “Facilitar a Caminhada”.
Abstract: The use of psychotropic drugs is a global public health problem. According to the World Report on Drugs carried out in 2019, about 5% of the population between 15 and 64 years old regularly uses of some kind of substance. Abusive use of psychotropic drugs alters brain functioning, especially in the prefrontal cortex, compromising cognitive ability, especially so-called executive functions, hampering the decision-making process and inducing person to more attractive solutions, with immediate gains at the expense of more elaborated on the consequences of possible errors in judgment and behavioral attitudes associated. There is consensus in the literature on positive relationships between regular practice of physical exercises and the functions of the CNS, being amply demonstrated that a session of 20 minutes of aerobic exercise, performed at moderate intensity, as well as strength, are capable of promoting improvement in cognitive ability. However, it is not known which type or program, as well as intensity, duration and frequency, is most suitable or effective in promoting the general health and cognitive ability of people with substance use. Thus, this study evaluated whether high-intensity functional exercise (HIFT) would be able to induce positive effects on the executive functions of forty people in the male, aged 35.6 ± 8.6 years, diagnosed with drug use disorder substance, being allocated in the Control (G-Ctl, N=18) and Experimental (G-HIFT, N=22). Assessments were performed before and after a rest period or a training session. HIFT using body weight. The main results obtained indicate a general profile of improvement in cognitive ability, demonstrated by performance in flexibility assessment mental, inhibitory control and working memory, as well as in mood, with perceptual responses of positive effort and affect. Thus, considering the results obtained and the limitations of the study, it is possible to say that a HIFT session is able to improve the executive functions, and thus the cognitive ability, of people with drug use disorder substance. Thus, based on the proposed protocol, the observations made, the results obtained, the limitations of the study and the current knowledge on the subject, it is suggested that HIFT be able to improve the executive functions of people with substance use disorder, presenting itself as an accessible, motivational, functional and affectively positive alternative, according to reports collected in the participants' dialect, as a clinical approach capable of “Clear the Mind” and “Make the Walk Easier”
Palavras-chave: Dependente químico.
Exercício físico.
Treinamento funcional.
Funções executivas.
Chemical dependent.
Physical exercise.
Functional training.
Functions executives.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1681
Data do documento: 30-Mar-2021
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