Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1687
Tipo: Dissertação
Título: Proposições de estudos de caso para o ensino de Química na educação de jovens e adultos
Autor(es): SILVA, Adelaide dos Santos Correa da
Primeiro Orientador: CORREA, Thiago Henrique Barnabé
Resumo: Apenas o conhecimento de química não é suficiente para alcançar problemas surgidos em sala de aula, uma vez que esse conhecimento não leva em conta as interações humanas presentes no ambiente escolar. Para que haja uma formação sólida do estudante é necessário criar estratégias e metodologias que possam aproximar o conhecimento científico do cotidiano. Para esse trabalho foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso (EC) com intuito de colocar o aluno frente à situações problema reais e através de informações fornecidas, propor a solução para os problemas. Os casos tiveram que ser elaborados, uma vez que, no Brasil, não há muito material para ser trabalhado e levaram os alimentos como temática (assunto de interesse do público- alvo. O público- alvo dessa pesquisa foram 10 alunos do segundo e terceiro períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), público, normalmente, esquecido quando se trata de políticas educacionais. Desse grupo de análise 7 alunos foram até o final da pesquisa e 3 alunos desistiram por problemas pessoais. A relevância desse trabalho reside no fato da metodologia do EC não ser muito utilizada, principalmente, no público da EJA. O trabalho tinha por objetivo discutir as potencialidades do método de EC no ensino de Química para a EJA e desenvolver e aplicar casos investigativos em alunos da EJA. Um questionário avaliou o conhecimento prévio dos assuntos a serem tratados no EC e outro questionário avaliou a aceitabilidade do método. Os alunos tiveram boa aceitação com relação a metodologia e consideraram interessante a forma de trabalho. Conclui-se, portanto, que os objetivos foram alcançados: o método de estudo de caso possui potencial para ser utilizado no ensino de química de alunos da EJA. Os alunos tiveram boa aceitação e compreensão do método.
Abstract: Only knowledge of chemistry is not enough to address problems that arise in the classroom, since this knowledge does not take into account the human interactions present in the school environment. So that there is a solid formation of the student, it is necessary to create strategies and methodologies that can bring scientific knowledge closer to everyday life. For this work, the Case Study (CE) methodology was used in order to place the student in front of real problem situations and, through the information provided, propose a solution to the problems. The cases had to be prepared since, in Brazil, there is not much material to be worked on and they took food as a theme (subject of interest to the target audience. The target audience for this research were 10 students from the second and third periods of Youth and Adult Education (EJA), a public that is usually forgotten when it comes to educational policies. From this analysis group, 7 students completed the research and 3 students dropped out due to personal problems. The relevance of this work lies in the fact of the methodology of EC not being much used, mainly, in the EJA public. The objective of the work was to discuss the potentialities of the EC method in teaching Chemistry for EJA and to develop and apply investigative cases in EJA students. A questionnaire assessed prior knowledge of the subjects to be treated in the EC and another questionnaire evaluated the acceptability of the method.The students had good acceptance regarding the methodology and considered the way of working interesting. It is concluded, therefore, that the objectives were achieved: the case study method has the potential to be used in teaching chemistry to EJA students. The students had good acceptance and understanding of the method.
Palavras-chave: EJA.
Ensino de Química.
Nutrição.
Estudo de caso.
EJA.
Chemistry teaching.
Nutrition.
Case study.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1687
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Adelaide S C Silva.pdfDissert Adelaide S C Silva2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.