Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Ana Paula Zanoli-
dc.creator.ID04689182647pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2858756732931466pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-09T17:34:48Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2024-07-09T17:34:48Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1691-
dc.description.resumoVivemos tempos em que o acesso às informações e notícias são instantâneos e que, se por um lado traz grandes benefícios à sociedade, por outro também podem nos levar a interpretações fantasiosas e perigosas. Obter de forma fácil e simples uma bula de remédio controlado e ter o acesso online a uma receita milagrosa para a cura de uma doença são movimentos que nos levam a refletir sobre esta questão. Ter alcance ao mundo das informações de forma simples e fácil nem sempre se traduz em conhecimento, sendo preciso ter cuidado com a desinformação e com as Fake News, dentre elas as científicas que negam a Ciência e sua construção - um movimento que traduz o crescente negacionismo científico, levando ao conspiracionismo e ao distanciamento da ciência da população. Neste contexto, a escola, enquanto ambiente formal de educação, não consegue, sozinha, lidar com o incomensurável número de informações científicas que se apresentam na contemporaneidade, assim encontramos na educação não formal, por meio da Divulgação Científica (DC), uma aliada nesse processo. A DC apresenta-se como uma estratégia que pode auxiliar no combate ao negacionismo, construindo conhecimentos científicos através de uma linguagem acessível e compreensível a todos. Entendemos as feiras de ciências como um espaço de DC e que, tradicionalmente têm sido desenvolvidas pelas escolas. Essa pesquisa busca por meio do planejamento e realização de uma feira de ciências, com temáticas controvérsias, investigar de que forma este espaço pode contribuir com o problematizar e combater o negacionismo da ciência. Assim, de modo participativo, investigamos a contribuição de uma feira de ciências em uma escola pública da cidade de Uberaba/MG no combate ao negacionismo da ciência. A pesquisa partiu de três momentos interligados: preparação dos professores, construção de uma feira de ciência e desenvolvimento das atividades na escola, por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados construídos ao longo da pesquisa foram organizados para análise a partir da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin, evidenciando aqui um quarto momento, com a construção de Unidades de Contextos e Categorias de análise, relacionadas as discussões sobre a feira pelos professores, em sala de aula, com os alunos. Os resultados analisados evidenciam que a feira de ciências é um excelente espaço para se trabalhar a investigação científica, autonomia e o protagonismo dos alunos e, quando as pesquisas e debates permeiam o contexto social - nessa pesquisa representados pelos temas sociocientíficos controversos - elas são capazes de levar a reflexões fundamentadas e a construção de argumentos sólidos e coerentes embasados na ciência. Assim, a possibilidade de discussões sobre assuntos polêmicos permite a construção de cidadãos mais críticos e reflexivos.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a time when access to information and news is instantaneous and, while it brings great benefits to society on the one hand, it can also lead us to fanciful and dangerous interpretations on the other. Easily and simply obtaining a controlled medicine bullet and having online access to a miracle recipe for the cure of a disease are moves that lead us to reflect on this issue. Access to the world of information in a simple and easy way does not always translate into knowledge, and we need to be careful with disinformation and fake news, including the scientific ones that deny Science and its construction - a movement that translates the growing scientific denial, leading to conspiracy and the distancing of science from the population. In this context, the school, as a formal environment of education, cannot, alone, deal with the incommensurable number of scientific information that is presented in the contemporary, so we find in non-formal education, through the Scientific Disclosure (SD), an ally in this process. SD presents itself as a strategy that can help in the fight against deniationism, building scientific knowledge through a language accessible and understandable to all. We understand science fairs as a SD space that has traditionally been developed by schools. This research seeks through the planning and conduct of a science fair, with controversial themes, to investigate how this space can contribute to problematizing and combating the deniationism of science. So, in a participatory way, we investigated the contribution of a science fair at a public school in the city of Uberaba/MG in the fight against deniationism of science. The research started from three interconnected moments: the preparation of teachers, the construction of a science fair and the development of activities in the school, by students of the final years of Elementary Education. The data built throughout the research were organized for analysis from the Content Analysis, proposed by Laurence Bardin, evidencing here a fourth moment, with the construction of Units of Contexts and Category analysis, related discussions about the fair by teachers, in the classroom, with students. The results analysed show that the science fair is an excellent place to work on scientific research, autonomy and the protagonism of students and, when the research and debates permeate the social context - in this research represented by controversial socio-scientific topics - they are able to lead to reasoned reflections and the construction of solid and coherent arguments based on science. Thus, the possibility of discussions on controversial issues enables the construction of more critical and reflective citizens.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formal.pt_BR
dc.subjectProtagonismo.pt_BR
dc.subjectControvérsias sociocientíficas.pt_BR
dc.subjectFake News.pt_BR
dc.subjectNon-formal education.pt_BR
dc.subjectProtagonism.pt_BR
dc.subjectSocio-scientific controversies.pt_BR
dc.subjectFake News.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.titleA divulgação científica no combate ao negacionismo científico: contribuições de uma feira de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Ana P Z Pinheiro.pdfDissert Ana P Z Pinheiro5,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.