Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BRITO, Elen Cristina Pereira de | - |
dc.creator.ID | 13336238609 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042630407927476 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ORNELLAS, Janaína Farias de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 34288590817 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2509143213211730 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T13:08:10Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29 | - |
dc.date.available | 2024-07-11T13:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1693 | - |
dc.description.resumo | RESUMO: Superar a imagem do professor como um agente transmissor de conteúdo é uma necessidade que a formação inicial e continuada de docentes tem se atentado. Com a intensa acessibilidade da população a diversos recursos tecnológicos, que permitem o acesso à informação de maneira extremamente rápida, hoje mais do que nunca, se faz urgente formar professores para atuarem na contemporaneidade, que saibam corresponder a um novo modelo de ser professor. Entendendo que a formação do professor é uma ação contínua e que requer contato com seu futuro campo profissional, alguns programas foram implementados nos últimos anos, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP), a fim de possibilitar a vivência de licenciandos em instituições escolares. A presente teve como objetivo: I) Identificar como os focos da aprendizagem docente se revelam no PIBID Física, levando em consideração o contexto da pandemia da COVID-19. II) Levantar os (des)caminhos provocados pela pandemia para aprendizagem da docência e os seus possíveis impactos ao programa. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os ex-pibidianos do curso de Licenciatura em Física da UFTM. A Análise de Conteúdo (AC) foi empregada para a análise do corpus das transcrições das entrevistas, buscando atingir nossos objetivos. As categorias utilizadas partem dos Focos de Aprendizagem Docente (FAD), como categorias já pré-estabelecidas. Foi possível concluir através de nosso trabalho que mesmo em contexto de pandemia o PIBID Física conseguiu alcançar seu objetivo que é o de proporcionar aos futuros docentes uma aprendizagem sobre seu futuro ambiente de trabalho, desenvolvendo assim a iniciação à docência. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Overcoming the image of the teacher as a content transmitting agent is a need that initial and continuing teacher training has addressed. With the intense accessibility of the population to various technological resources, which allow access to information extremely quickly, today more than ever, it is urgent to train teachers to work in the contemporary world, who know how to correspond to a new model of being a teacher. Understanding that teacher education is a continuous action that requires contact with their future professional field, some programs have been implemented in recent years, such as the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency (RP), the in order to enable the experience of undergraduate students in educational institutions. The purpose of this study was to: I) Identify how the focuses of teaching learning are revealed in PIBID Physics, taking into account the context of the COVID-19 pandemic. II) Raise the (dis)paths caused by the pandemic for teaching learning and their possible impacts on the program. For this purpose, semi-structured interviews were carried out with former Pibidians from the Physics Degree course at UFTM. Content Analysis (CA) was used to analyze the corpus of interview transcripts, seeking to achieve our objectives. The categories used depart from the Focuses of Teaching Learning (FAD), as pre-established categories. It was possible to conclude through our work that even in the context of a pandemic, PIBID Physics managed to achieve its objective, which is to provide future teachers with learning about their future work environment, thus developing their initiation to teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | PIBID. | pt_BR |
dc.subject | Física. | pt_BR |
dc.subject | Pandemia. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training. | pt_BR |
dc.subject | PIBID. | pt_BR |
dc.subject | Physics. | pt_BR |
dc.subject | Pandemic. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O PIBID Física da UFTM: (des) caminhos para a iniciação científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Elen C P Brito.pdf | Dissert Elen C P Brito | 705,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.