Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Gracelina Alves-
dc.creator.ID09532567666pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189384948281201pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:12Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2024-07-11T18:38:12Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1695-
dc.description.resumoUma das formas de divulgação científica dentro das escolas são as Mostras de Saberes, pois despertam nos alunos a curiosidade, o interresse e o incentivo à pesquisa, a colaboração, a união e a liderança, tornando-se importante ambiente de pesquisa. Para um trabalho efetivo, é necessário que os alunos desenvolvam a proposta, tenham afinidade pelo tema proposto, sejam agentes nesse desenvolvimento, bem como o professor dar autonomia a eles. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa é investigar as motivações destes professores para serem orientadores de Mostras de Saberes: para tanto foram realizadas entrevistas com docentes que foram orientadores de Mostras de Saberes na cidade de Uberaba – MG no período de 2016 a 2019. Posteriormente, de acordo com as categorias levantadas no trabalho de Machado (2021), tratadas por meio da análise textual discursiva - ATD, foram levantados quatro eixos de análise: (i) Mostras de Saberes como possibilidade de mudança de metodologias: motivação para o aprendizado; (ii) A possibilidade de desenvolvimento profissional docente por meio da participação em Mostras de Saberes; (iii) O reconhecimento do papel do professor por meio das Mostras de Saberes e (iv) Mostras de Saberes e novas perspectivas de projetos de vida para os alunos da Educação Básica. Uma das motivações destes professores é despertar nos alunos a vontade de descobrir o novo, em busca da divulgação científica, pois é necessária a formação de discentes pesquisadores que não vejam a Mostra de Saberes apenas como trabalho escolar, mas como possibilidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa. Outro ponto a ser destacado é que os professores se sentem motivados ao perceberem a evolução de seus alunos, ao se sentirem valorizados como profissionais e ao perceberem que conseguiram mudar o status de transmissores para mediadores do conhecimento, ao oportunizarem o protagonismo aos seus discentes. Por outro ângulo, notamos que o professor só poderá ser agente motivador se o mesmo estiver motivado.pt_BR
dc.description.abstractOne of the ways of scientific dissemination within schools are the Science Fairs, as they awaken in students curiosity, interest and incentive research, collaboration, union and leadership, making it an important research environment. For an effective work, it is necessary that the students develop the proposal, have feelings for the proposed theme, be agents in this development, being necessary that the teacher gives them autonomy. In this sense, the main objective of this research is to investigate the motivations of these teachers to be supervisors of Science Fairs. For that purpose, interviews were carried out with teachers who were supervisors of these events in the city of Uberaba - MG in the period from 2016 to 2019 according to the categories raised in the work of Machado (2021), that were treated through the discursive textual analysis – DTA. Four axes were raised from her analysis: (i) Science Fairs as a possibility of changing methodologies: motivated for learning; (ii) The possibility of teaching professional development through participation in Science Fairs; (iii) Recognition of the teacher's role through the Science Fairs and (iv) Science Fairs and new perspectives of life projects for Basic Education students. One of the motivations of these teachers is to awaken in students the desire to discover what is new, in search of scientific dissemination, as it is necessary to train researcher students, who do not view the Science Fairs just as a schoolwork, but as a possibility of developing their research skills search. Another point to be highlighted is that the teacher feels motivated when he perceives the evolution of his students, when they feel valued as teachers and when they realize that they have managed to change their status from transmitter to mediator of knowledge, giving their students the opportunity to play a leading role. From another angle, we note that the teacher can only be a motivating agent if he is motivated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMostra de saberes.pt_BR
dc.subjectProfessor orientador.pt_BR
dc.subjectMotivação dos professores orientadores.pt_BR
dc.subjectScience fairs.pt_BR
dc.subjectTeacher–supervisor.pt_BR
dc.subjectMotivation of teachers-supervisors.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMotivações dos professores-orientadores em Mostras de Saberes de Uberaba/MG (2016-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Gracelina A Silva.pdfDissert Gracelina A Silva979,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.