Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUEIROZ, Pedro de Araújo-
dc.creator.ID03094394183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322558039880796pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T16:32:39Z-
dc.date.available2023-03-30-
dc.date.available2024-07-17T16:32:39Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1698-
dc.description.resumoAs ciências, assim como o ensino de ciências, têm passado por uma série de questionamentos quanto a sua relevância e seu papel na sociedade. Sabe-se que a ciência não é alheia às questões do cotidiano social, tecnológico e ambiental, por isso seus domínios não devem estar restritos aos espaços escolares. Nesse sentido, a educação não formal (ENF) tem um grande potencial na promoção de contextos favoráveis ao ensino dessa área. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a ENF tem sido abordada pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) das Instituições de Educação Superior (IES) públicas do Estado de Minas Gerais (EMG). Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter documental e exploratório, com base nos PPC dos cursos analisados. Assim, de modo amplo, em um primeiro percurso, utilizamos a abordagem quantitativa para investigar 124 cursos que formam professores nas áreas de Ciências da Natureza e de Matemática no EMG. E, de modo particular, o segundo percurso, de caráter qualitativo, pautou-se na utilização do constructo teórico da Análise de Conteúdo (AC) para realizar a organização e o tratamento dos PPC de LCB. Como resultados, pudemos perceber que há um movimento, ainda lento, mas positivo, de inclusão da temática, ao longo dos últimos anos, referente aos espaços de ENF nos PPC das licenciaturas analisadas. Entretanto, essa inclusão ainda é incipiente, pois, no geral, concentra-se em uma componente curricular, seja em uma disciplina ou no estágio supervisionado obrigatório. Além disso, a temática é comumente associada a alguns contextos: como uma possibilidade de atuação profissional do egresso; circundando a questão da educação ambiental; em atividades de saídas a campo; em disciplinas que discutem, também, a alfabetização e a divulgação científica, apontando para um caminho de diálogo entre os temas. A pesquisa apresenta um caminho para contribuir com o debate de se (re)pensar a ENF mais presente na constituição dos saberes dos professores de Ciências Biológicas, por meio de sua formação inicial.pt_BR
dc.description.abstractThe sciences, as well as the teaching of science, have had their relevance and role in society questioned as of late. Given that science is not isolated from everyday social, technological and environmental matters, its fields should not be restricted to academic spheres. In this regard, non-formal education has great potential to foster spaces that are conducive to teaching science. This dissertation aims to investigate how non-formal education has been employed in the educational projects of teaching degree undergraduate courses in the Biological sciences of public institutions in the state of Minas Gerais, Brazil. This is a quantitative and qualitative research, following a documentary and exploratory methodology based on the educational projects of the aforementioned courses. Thus, at first, a general quantitative approach was utilized to investigate 124 teaching degree undergraduate courses in the fields of Natural Sciences and Mathematics offered in the state of Minas Gerais. Then secondly, in particular, the qualitative approach was employed following the theoretical construct of Content Analysis in order to organize and sort the Biological sciences educational projects. In our results, we noticed an initiative — albeit slow, still positive — of including the topic of non-formal education in the educational projects of these teaching degree undergraduate courses in recent years. This inclusion, however, is still commonly associated with specific contexts: as a possible career path for future teachers; regarding the issue of environmental education; in field activities; and in classes that address literacy and science education, highlighting common points between these topics. The research presents a contribution to the issue of (re)thinking how non-formal education could be further utilized in initial teacher education in the Biological sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores..pt_BR
dc.subjectEducação Não Formal.pt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Curso.pt_BR
dc.subjectCiências Biológicas.pt_BR
dc.subjectInitial teacher education.pt_BR
dc.subjectNon-formal education.pt_BR
dc.subjectEducational projects.pt_BR
dc.subjectBiological sciences.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFormação Inicial de Professores e Educação Não Formal: o que dizem os Projetos Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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