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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1699
Tipo: | Dissertação |
Título: | A espiritualidade e os conhecimentos tradicionais presentes no uso e conservação da sociobiodiversidade na Comunidade Água Boa II Uberaba |
Autor(es): | SILVEIRA, Cleonice Aparecida |
Primeiro Orientador: | CREPALDE, Rodrigo dos Santos |
Resumo: | Assumir o conceito de sociobiodiversidade significa reconhecer que a solução para qualquer problema ambiental pressupõe a indissociabilidade entre as relações sociais e biológicas. Assim, como exemplo, podemos observar os conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais responsáveis por práticas de manejo sustentável de uso e conservação da sociobiodiversidade articulando-se às lutas de resistências contra as ações predatórias sobre a natureza. E a espiritualidade, não como dogma ou doutrina, mas como presença no mundo vivo e não vivo que transcende a materialidade, é recurso ou princípio que ajuda a explicar como povos e comunidades tradicionais convivem com e não contra a natureza. Neste propósito buscamos compreender a espiritualidade e a presença de sua marca enquanto constitutiva dos conhecimentos tradicionais nos discursos sobre uso e conservação da sociobiodiversidade em Água Boa II, região Norte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a observação participante e a uma entrevista semiestruturada com uma moradora da comunidade, Geraizeira, que se engajou na luta pela implementação de uma reserva de desenvolvimento sustentável na região. As lutas em defesa dos territórios das chapadas em Água Boa II, ganharam além do entusiasmo, uma potência orgânica, no sentido de organização, já que a espiritualidade vem acionando um senso de justiça, igualdade e fraternidade entre comunidades tradicionais geraizeiras do Norte de Minas Gerais. E o que evidenciamos em nossa pesquisa é que a espiritualidade se torna proeminente na concretização do conceito de sociobiodiversidade contextualizada pela tipicidade do uso e conservação do Cerrado por povos e comunidades tradicionais. A sociobiodiversidade aqui discutida, tratou-se de um acumulado de práticas e saberes, sentidos e senso de justiça e direitos que vêm sendo montado e aprimorado ao longo das gerações. E apesar das crescentes áreas que aderem ao preservacionismo, Água Boa II, juntamente com outras associações parceiras optaram pela conservação, mas também pelo uso consciente e sustentável baseado nos princípios espirituais que regem as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Construindo novas epistemologias que subvertem as leis/regras do colonialismo de forma a dar destaque a espiritualidade, sendo ela num sentido ontológico, uma verdade sul-americana e não eurocêntrica. |
Abstract: | Assuming the concept of socio-biodiversity means recognizing that the solution to any environmental problem presupposes the inseparability of social and biological relationships. Thus, as an example, we can observe the encounters of two peoples and traditional communities responsible for sustainable management practices for the use and conservation of sociobiodiversity, articulating resistance struggles against predatory actions on nature. And spirituality, not as a dogma or doctrine, but as a presence in the living and non-living world that transcends materiality, is a resource or principle that helps explain how people and traditional communities live together and not against nature. In this regard, we seek to understand spirituality and the presence of its brand as constituting two traditional concepts in discourses on the use and conservation of socio-biodiversity in Água Boa II, in the North region of Minas Gerais. This is qualitative research that used participant observation and semi-structured interviews with a resident of the community, Geraizeira, who was involved in the struggle for the implementation of a sustainable development reserve in the region. The struggles in defense of the two territories of the slaps in Água Boa II, raised, in addition to enthusiasm, an organic force, a sense of organization, since spirituality sees activating a sense of justice, equality and fraternity among the traditional German communities of the North of Minas Gerais. What we evidenced in our research is that spirituality gains prominence in the realization of the concept of sociobiodiversity contextualized by the typical use and conservation of the Cerrado by dust and traditional communities. The socio-biodiversity discussed here deals with an accumulation of practices and knowledge, meanings and a sense of justice and rights that we see being built and improved over generations. And despite the growing areas that favor preservation, Água Boa II, together with other partner associations, opted for conservation, but also for conscious and sustainable use based on the spiritual principles that govern the Base Ecclesiastical Communities (CEB's). Build new epistemologies that subvert the laws/rules of colonialism in order to highlight spirituality, which in the ontological sense is a South American truth and not a Eurocentric one. |
Palavras-chave: | Espiritualidade. Conhecimentos tradicionais. Uso e conservação. Sociobiodiversidade. Spirituality. Traditional knowledge. Use and conservation. Sociobiodiversity. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1699 |
Data do documento: | 18-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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