Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LEITE, Antonio Carlos | - |
dc.creator.ID | 06564209606 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2696492385034681 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete | - |
dc.contributor.advisor1ID | 28620501801 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7794002724280806 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T17:16:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28 | - |
dc.date.available | 2024-07-17T17:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1700 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, com a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), as informações circulam de maneira fácil e rápida. Porém, a facilidade de disseminação do conhecimento também permite que a desinformação e as falsas alegações sobre Ciência sejam espalhadas. De forma mais ampla, podemos compreender esses conteúdos como sendo pseudocientíficos, negacionistas ou ainda Fake News de caráter científico, e todos trazem contribuições negativas para o desenvolvimento, entendimento e o conhecimento da ciência. Esta pesquisa buscou compreender, a partir da análise de vídeos da plataforma YouTube, como estas temáticas são apresentadas, que discurso utilizam e qual o alcance de público elas têm. A pesquisa foi dividida em duas etapas interrelacionadas. Na primeira, procedemos o levantamento de trabalhos acadêmicos sobre a temática no Portal de Periódicos da CAPES, em um recorte dos últimos 5 anos (2017 a 2021), de modo a entender melhor como as pesquisas têm abordado o assunto. Esta busca propiciou a formação de uma base de dados, resultando em 32 trabalhos selecionados, que nortearam a segunda etapa da pesquisa, ou seja, a busca por vídeos no YouTube, dos quais 24 foram selecionados para a análise, visto que a temática desses vídeos estava relacionada aos temas centrais desta pesquisa. Assim, a pesquisa é de dupla natureza, qualitativa e quantitativa, pautada em um viés de estudo exploratório. Os materiais construídos na pesquisa foram organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultados, pudemos observar que os vídeos são mais argumentativos, tanto para contestar as pseudociências ou o negacionismo, quanto para apoiar a não-ciência. Enquanto os trabalhos acadêmicos se preocupam em descrever os termos pseudociência e negacionismo que utilizam, os vídeos pouco apresentam essas descrições. É interessante pontuar também que muitos vídeos são apresentados por não especialistas, mostrando o espaço que estes têm na publicização da não-ciência. Se os temas são apresentados em vídeos críticos, então são acompanhados das devidas fontes. Esses resultados com posicionamentos críticos são positivos para a ciência, indicando que a divulgação científica se mantém firme, embora a divulgação às avessas da ciência, que apoia a não-ciência, ainda seja expressiva no YouTube. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, with the use of digital information and communication technologies (TDIC), information circulates easily and quickly. However, the ease of dissemination of knowledge also allows misinformation and false claims about science to be spread. More broadly, we can understand these contents as being pseudoscientific, denialist or even Fake News of a scientific nature, and all of them bring negative contributions to the development, understanding and knowledge of science. This research sought to understand, from the analysis of videos on the YouTube platform, how these themes are presented, what discourse they use and what audience reach they have. The research was divided into two interrelated stages. In the first, we carried out a survey of academic works on the subject in the journal portal CAPES, in a cut of the last 5 years (2017 to 2021), in order to better understand how research has approached the subject. This search provided the formation of a database, resulting in 32 selected works, which guided the second stage of the research, that is, the search for videos on YouTube. of which 24 were selected for analysis, as the theme of these videos was related to the central themes of this research. Thus, the research is of a double nature, qualitative and quantitative, based on an exploratory study bias. The materials constructed in the research were organized and analyzed based on content analysis. As a result, we could observe that the videos are more argumentative, both to challenge pseudoscience or denialism, and to support nonscience. While academic works are concerned with describing the terms pseudoscience and denialism they use, videos rarely present these descriptions. It is also interesting to point out that many videos are presented by non-specialists, showing the space they have in the publicization of non-science. If themes are presented in critical videos, then they are accompanied by the appropriate sources. These results with critical positions are positive for science, indicating that scientific dissemination remains firm, although the dissemination of science to the contrary, which supports non-science, is still expressive on YouTube. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vídeos. | pt_BR |
dc.subject | YouTube. | pt_BR |
dc.subject | Pseudociência. | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica. | pt_BR |
dc.subject | Negacionismo da Ciência. | pt_BR |
dc.subject | Videos. | pt_BR |
dc.subject | YouTube. | pt_BR |
dc.subject | Pseudoscience. | pt_BR |
dc.subject | Scientific divulgation. | pt_BR |
dc.subject | Science denialism. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.title | Quando a divulgação científica é feita às avessas: negacionismo científico e pseudociência por meio do YouTube. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Antonio C Leite.pdf | Dissert Antonio C Leite | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.