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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1738
Tipo: | Dissertação |
Título: | Potencialidades dos jogos no ensino-aprendizagem de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática: perspectivas docentes (UFTM) |
Autor(es): | DIAS, Jeniffer Marques |
Primeiro Orientador: | COSTA, Váldina Gonçalves da |
Resumo: | Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Currículo, Docência e Espaços de Formação para a Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Também integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e a Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD). Partiu-se do pressuposto que a utilização de jogos como metodologia de ensino no Ensino Superior, em especial nos cursos de Licenciatura em Matemática, ainda não tem tamanha abordagem, criando assim certo paradoxo, no qual as disciplinas do curso apresentam o conteúdo matemático de forma abstrata, e nem sempre colocam em prática a utilização destas metodologias. Dentro deste contexto, a pesquisa teve como objetivo compreender como os Docentes do curso de Licenciatura em Matemática da UFTM vislumbram as potencialidades dos Jogos na construção do conhecimento matemático e utilizam esta metodologia em sua Prática Docente. O aporte teórico referente aos jogos tem como suporte os estudos de Johan Huizinga, Regina Célia Grando, Constance Kamii, Rita Devries, Tizuko Morchida Kishimoto, entre outros e sobre professor formador em Giovana Ferreira Melo e Vanessa Bueno Campos, Júlio Henrique da Cunha Neto, Váldina Gonçalves da Costa, entre outros. Numa abordagem qualitativa, foi encaminhada uma questão excludente aos quinze docentes do curso sobre a utilização de jogos em sua Prática Docente, obtendo cinco respostas afirmativas, com os quais realizou-se entrevista semiestruturada. Dos nove laboratórios vinculados ao curso, dois continham jogos e materiais didáticos, os quais foram catalogados. Por meio da análise interpretativa das entrevistas, do Projeto Pedagógico do Curso, dos jogos dos laboratórios e do referencial teórico da pesquisa, evidenciou-se que a Prática Docente dos entrevistados abrange a utilização de jogos como metodologia de ensino nas aulas e em projetos de extensão, contudo destacamos ser um número reduzido de Docentes que utilizam esta metodologia no curso. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com o processo de Formação de Professores em Matemática, possibilitando discussões acerca das metodologias utilizadas nestas disciplinas para a construção dos conhecimentos matemáticos e, principalmente com a utilização de jogos, o que também pode incidir em melhorias para a Educação Básica. |
Abstract: | This work is part of the Curriculum, Teaching and Training Spaces for Science and Mathematics Education research line of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). It is also part of the Education and Culture Study and Research Group (GEPEDUC) and the Teaching Profession Research Network (REPPOD). It was assumed that the use of games as a teaching methodology in Higher Education, especially in Mathematics Degree courses, does not yet have such an approach, thus creating a certain paradox, in which the course subjects present the mathematical content in a abstract, and do not always put these methodologies into practice. Within this context, the research aimed to understand how the Teachers of the Mathematics Degree course at UFTM envision the potential of games in the construction of mathematical knowledge and use this methodology in their Teaching Practice. The theoretical contribution regarding games is supported by studies by Johan Huizinga, Regina Célia Grando, Constance Kamii, Rita Devries, Tizuko Morchida Kishimoto, among others and on teacher training in Giovana Ferreira Melo and Vanessa Bueno Campos, Júlio Henrique da Cunha Neto, Váldina Gonçalves da Costa, among others. In a qualitative approach, an exclusionary question was sent to fifteen course teachers about the use of games in their Teaching Practice, obtaining five affirmative answers, with which a semi-structured interview was carried out. Of the nine laboratories linked to the course, two contained games and teaching materials, which were catalogued. Through the interpretative analysis of the interviews, the Pedagogical Project of the Course, the games in the laboratories and the theoretical framework of the research, it was evident that the Teaching Practice of the interviewees covers the use of games as a teaching methodology in classes and in extension projects, however, we highlight that there are a small number of Teachers who use this methodology in the course. It is expected that the research can contribute to the Teacher Training process in Mathematics, enabling discussions about the methodologies used in these disciplines to build mathematical knowledge and, mainly with the use of games, which can also lead to improvements for the Basic education. |
Palavras-chave: | Licenciatura em Matemática. Ensino superior. Professor formador. Jogos. Degree in Mathematics. Teacher trainer. University education. Games. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1738 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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