Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade e inclusão em espaços cinetífico-culturais: análise das produções levantadas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Autor(es): APRILE, Tainá Maraucci
Primeiro Orientador: OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: Os espaços científico-culturais atuam além de divulgadores da ciência, como espaços de inclusão social. Nesse contexto, devem dispor de condições de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal para o atendimento de todos os públicos., Foi realizado no presente trabalho um mapeamento junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a fim de identificar os trabalhos que abordam as temáticas acessibilidade e inclusão em espaços científico-culturais, como os museus. A partir da seleção de 21 trabalhos foi realizada a análise de diferentes unidades de registro, a exemplo dos tipos de deficiência e acessibilidade, as estratégias de acessibilidade utilizadas, os tipos de espaços científico-culturais nos quais as pesquisas foram desenvolvidas, a região da instituição na qual o trabalho foi realizado e seu ano de realização. Nossos resultados apontam que a deficiência visual é a mais estudada, corroborando com dados do censo de 2010 (IBGE, 2010) e a acessibilidade comunicacional, que se dá por meio de recursos que auxiliam na visitação, foi a mais recorrente nos trabalhos. Buscamos contribuir com pesquisas futuras relacionadas à inclusão e acessibilidade cultural, além de promover discussões de como essas ações podem beneficiar todas as pessoas, incluindo as que apresentam deficiência.
Abstract: Scientific-cultural spaces act in addition to scientific dissemination, as spaces for social inclusion. In this context, they must have physical, communicational and attitudinal accessibility conditions to serve all audiences. a mapping was carried out in the present work with the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in order to identify the works that address issues of accessibility and inclusion in scientific-cultural spaces, such as museums. From the selection of 21 works, an analysis of different registration units was carried out, an example of the types of disability and accessibility, the accessibility strategies used, the types of scientific-cultural spaces in which research was carried out, the region of the institution in what the work was done and its year of completion. Our results show that visual impairment is the most studied, corroborating data from the 2010 census (IBGE, 2010) and communicational accessibility, which occurs through resources that help with visitation, was the most recurrent in the works. We seek to contribute to future research related to cultural inclusion and accessibility, in addition to promoting consequences of how these actions can benefit all people, including those with disabilities.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência.
Acessibilidade cultural.
Inclusão social.
Espaços científico-culturais.
People with disabilities.
Cultural accessibility.
Social inclusion.
Scientificcultural spaces.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1751
Data do documento: 8-Jan-2021
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