Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorBERNARDO, Julio Cesar Oliveira-
dc.creator.ID00274620642pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601390344852275pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKI, Acir Mario-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-29T21:23:12Z-
dc.date.available2024-05-09-
dc.date.available2024-07-29T21:23:12Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1758-
dc.description.resumoA autonomia humana, nas últimas décadas, tem sido alvo de discussões acadêmicas, na maior parte das vezes relacionadas à formação e à cidadania. A partir disso, esta pesquisa busca refletir o desenvolvimento humano diante de relações de emancipação inseridas em contexto digital. O objetivo geral é investigar processos de emancipação digital no contexto formativo de alunos de um curso de pós-graduação em educação de uma universidade pública brasileira, em nível de mestrado, desdobrando-se nos objetivos específicos de identificar nos participantes da pesquisa conhecimentos prévios quanto à cultura digital; relacionar práticas do contexto de formação dos participantes, com foco em atividades desenvolvidas em meios digitais ou ações relacionadas; e ponderar competências, criticidade e transformações cognitivas diante de processos interativos no contexto digital da formação acadêmica. Pesquisa longitudinal, aplicada e de campo, contou com a participação de oito mestrandos, os quais foram acompanhados em momentos e atividades no âmbito do curso de pós-graduação, utilizando-se instrumentos como questionário, entrevistas e textos de exames de qualificação. Com fundamentação na Teoria Crítica alinhada a Horkheimer (1980), Nobre (2004) e Adorno (2006), agregada a reflexões de Paulo Freire (1996, 1994, 1997), Tonet (2005), Schwartz (2006) e com aportes teóricos de pesquisadores concatenados a (multi)letramentos, entre eles Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), buscaram-se analisar os dados e os resultados obtidos por meio de tematização (Fontoura, 2011) aprofundada nos entendimentos de análise qualitativa apresentada por Minayo (2012). Esta tese apresenta congruência com a linha de pesquisa voltada para fundamentos e práticas educativas e também está em consonância com estudos do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Língua Portuguesa (GPELLP) registrado junto ao CNPq. Os temas categorizados, I) experiência, II) conceito, III) análise e IV) aplicação, processos do conhecimento estabelecidos originalmente pelo The New London Group, em 1996, e as respectivas análises dos dados obtidos demonstraram que o cenário digital é uma realidade na sociedade e estabeleceu nos espaços educacionais, com destaque para o campo da formação de professores stricto sensu, uma relação dualista, construtiva e fomentadora de amplas reflexões. Nesse cenário, a experiência se mostrou ato de desenvolvimento contínuo, a teorização emergiu em ambientes de buscas digitais, o contexto de análises no viés da criticidade se notabilizou de maneira indispensável e a aplicação apresentou tendências para inovação e transformação de práticas sociais e formativas. Nessa diversidade, a emancipação digital emergiu como conjunto de saberes, competências e comportamentos, revelando uma notória processualidade no desenvolvimento da cidadania no contexto digital.pt_BR
dc.description.abstractHuman autonomy has been the subject of academic discussions for several decades, mostly related to education and citizenship. Building upon this, this research seeks to reflect on human development in the face of emancipatory relations within a digital context. The general objective is to investigate processes of digital emancipation in the educational context of graduate students in education from a Brazilian public university, at the master's level, unfolding into specific objectives of identifying participants' prior knowledge regarding digital culture; relating practices within the participants' educational context, focusing on activities developed in digital media or related actions; and assessing competencies, critical thinking, and cognitive transformations in the face of interactive processes within the digital context of academic education. A longitudinal, applied, and field research approach involved the participation of eight master's students, who were followed during moments and activities within the graduate program, using instruments such as questionnaires, interviews and qualifying examination texts. Drawing on Critical Theory aligned with Horkheimer (1980), Nobre (2004), and Adorno (2006), combined with reflections from Paulo Freire (1996, 1994, 1997), Tonet (2005), Schwartz (2006), and theoretical contributions from researchers linked to (multi)literacies, including Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), the data and results were analyzed through thematic analysis (Fontoura, 2011) deepened by qualitative analysis understandings presented by Minayo (2012). This thesis is congruent with the research line focused on educational foundations and practices and is also in line with studies from the Research Group in Education, Languages, and Portuguese Language (GPELLP) registered with CNPq. The categorized themes, I) experience, II) concept, III) analysis, and IV) application, knowledge processes originally established by The New London Group in 1996, and the respective analysis of the obtained data showed that the digital scenario is a reality in society and has established in educational spaces, particularly in the field of stricto sensu teacher training, an dualistic, constructive and thought-provoking relationship. In this scenario, the experience proved to be an act of continuous development, theorization emerged in digital search environments, the context of analyzes based on criticality became essential and the application showed trends towards innovation and transformation of social and training practices. In this diversity, digital emancipation has emerged as a set of knowledge, skills, and behaviors, revealing a notable processuality in the development of citizenship in the digital context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia.pt_BR
dc.subjectEmancipação digital.pt_BR
dc.subjectLetramentos.pt_BR
dc.subjectFormação.pt_BR
dc.subjectAutonomy.pt_BR
dc.subjectDigital emancipation.pt_BR
dc.subjectLiteracies.pt_BR
dc.subjectTraining.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEmancipação digital entre alunos de um curso de pós-graduação em Educação no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
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