Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIUZA , Ana Cristina Borges-
dc.creator.ID03740191694pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028730105301866pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREA, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.advisor1ID37695554812pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T20:06:04Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-07-30T20:06:04Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1769-
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa insubordinada criativa de uma professora, sobre professores, para professores. Inspirada na Perspectiva Ecologista da Educação, que nos convida a voltar o olhar para a existência e para a relação dos indivíduos com o meio em que se vive, busco compreender como insubordinação criativa conceito muito utilizado na educação matemática, que interfere e desloca minha prática pedagógica cotidiana nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Voltando o olhar para meu próprio cotidiano escolar e os processos formativos que o atravessam, (re)significando e atribuindo novos olhares por meio das narrativas, reconheci a ousadia criativa como constituinte de minha práxis. E defendo aqui que ousadia e insubordinação criativas são movimentos distintos, porém indissociáveis. A ousadia criativa apresenta-se como um componente tridimensional, composto por ousadia indignativa, insubordinação criativa e ousadia da responsabilização. Esta é uma pesquisa qualitativa e também uma pesquisa narrativa que se apresenta em dois movimentos: da bio:grafia e das narrativas ficcionais, que me auxiliam na compreensão dos fatos e do processo. Utilizei as narrativas bio:gráficas no movimento de voltar o olhar para minha práxis docente, possibilitando-me evocar a historicidade e a subjetividade da professora em formação contínua que sou, revisitando minha experiência das trajetórias de escolarização, que oferecem pistas sobre as práticas educacionais que moldaram minha existência e marcaram minha vida. Por meio das narrativas ficcionais, apresento histórias “vividassentidas”, criadas, pensadas, repletas de vozes de outras pessoas que fazem parte do meu cotidiano, além minha própria voz, compondo o corpo investigativo deste álbum-tese, buscando reconhecer e compreender as perspectivas existenciais, ontológicas e epistemológicas no contexto de minha vida em suas diversas dimensões. Esteticamente, esta pesquisa é um convite à desnaturalização de nossos vícios de leitura acadêmica e, para isso utilizei a evolução das mídias utilizadas para veiculação musical como uma grande metáfora do armazenamento de nossas memórias escritas no grande livro da vida. Para isso, apropriei-me da voz de Mercedes Sosa para (en)cantar comigo, dando o tom dos musicapítulos compostos neste álbum-tese. Considerando o ser inacabado que sou, após este exercício restritivo de tirar o foco do que acontece no externo, voltando o foco para o interior, buscando compreender o que eu faço com o externo que me acontece e me atravessa, utilizei como música, tema central desta pesquisa, a canção “Todo cambia”, relacionando-a à necessária evolução do meu fazer docente, alterando-se com/pelo/para o cotidiano. ‘Todo cambia’, tudo se transforma, metamorfoseia-se a partir da nossa tomada de consciência sobre nosso fazer em nosso cotidiano dando início a um poderoso e estimulante processo de reflexão além de inundar o mundo com experiências narrativas transformadoras.pt_BR
dc.description.abstractEsta es una investigación insubordinada creativa, de una profesora, sobre profesores, para profesores. Inspirada en la Perspectiva Ecologista de la Educación, que nos invita a volver la mirada a la existencia, a la relación de los individuos con el medio en que vive, busco comprender cómo la insubordinación creativa, concepto muy utilizado en la educación matemática, interfiere y desplaza mi práctica pedagógica cotidiana en las clases de español como lengua extranjera (E/LE). Y volviendo la mirada hacia mi propio cotidiano escolar y los procesos formativos que lo atraviesan, (re)significando y atribuyendo nuevas miradas por medio de las narrativas, reconocí la osadía creativa como constituyente de mi praxis. Y defiendo aquí que osadía e insubordinación creativas son movimientos distintos, pero indisociables. La osadía creativa se presenta como un componente tridimensional, compuesto por osadía indignante, insubordinación creativa y osadía de la responsabilidad. Esta es una investigación cualitativa y también una investigación narrativa que se presenta en dos movimientos, de la Bio:grafía y de las Narrativas Ficcionales que me ayudan en la comprensión de los hechos y del proceso. Utilicé las narrativas bio:gráficas en el movimiento de volver la mirada hacia mi praxis docente permitiéndome evocar la historicidad y la subjetividad de la profesora en formación continua que soy, revisitando mi experiencia de las trayectorias de escolarización, que ofrecen pistas sobre las prácticas educativas que han dado forma a mi existencia y han marcado mi vida. Y, a través de las narrativas ficcionales, presento historias “vividassentidas”, creadas, pensadas, repletas de voces de otras personas que forman parte de mi cotidiano más allá de mi propia voz, componiendo el cuerpo investigativo de este álbum-tesis y, buscando reconocer y comprender las perspectivas existenciales, ontológicas y epistemológicas en el contexto de mi vida en sus diversas dimensiones. Estéticamente, esta investigación es una invitación a la desnaturalización de nuestros vicios de lectura académica y para ello he utilizado la evolución de los medios utilizados para la transmisión musical como una gran metáfora del almacenamiento de nuestras memorias escritas en el gran libro de la vida. Para ello, me apropié de la voz de Mercedes Sosa para (en)cantar conmigo, dando el tono de los “musicapítulos” compuestos en este álbum-tesis. Y así, considerando el ser inacabado que soy, después de este ejercicio restrictivo de sacar el foco de lo que sucede en el exterior, volviendo el foco hacia el interior, buscando comprender lo que yo hago con el externo que me sucede y me atraviesa utilicé, como música tema central de esta investigación, la canción "Todo cambia", relacionándola a la necesaria evolución de mi hacer docente, modificándose con/por/para el cotidiano. 'Todo cambia', todo se transforma, se metamorfosea a partir de nuestra toma de conciencia sobre nuestro hacer en nuestro cotidiano. De esa forma, daremos inicio a un poderoso y estimulante proceso de reflexión además de inundar el mundo con experiencias narrativas transformadoras.pt_BR
dc.description.abstractThis is creative insubordination research, by a teacher, about teachers, for teachers. Inspired by the Ecologist Perspective of Education, which invites us to look at existence, the relationship of individuals with the environment in which they live, I seek to understand how creative insubordination, a term widely used in mathematics education, interferes and displaces my daily pedagogical practice in Spanish as a Foreign Language (E/LE) classes. Turning my gaze to my own daily school life and the formative processes that cross it, (re)signifying and assigning new looks through the narratives, I recognized creative boldness as a constituent of my praxis. I defend here that creative boldness and insubordination are distinct movements, but inseparable. Creative boldness presents itself as a three-dimensional component, composed of indignative boldness, creative insubordination and daring accountability. This is a qualitative research and also a narrative inquiry that is presented in two movements, Bio:graphy and Fictional Narratives that help me to understand the facts and the process. I used the bio:graphic narratives in the movement to look back at my teaching praxis enabling me to evoke the historicity and subjectivity of the teacher in continuing education that I am, revisiting my experience of the trajectories of schooling, that offer clues about the educational practices that shaped my existence and marked my life. And, through fictional narratives, I present lived stories, created, thought, full of voices of other people who are part of my daily life beyond my own voice, composing the investigative body of this album-thesis and, seeking to recognize and understand the existential, ontological and epistemological perspectives in the context of my life in its various dimensions. Aesthetically, this research is an invitation to the denaturalization of our academic reading vices and, for this I used the evolution of the media used for musical broadcasting as a great metaphor for the storage of our memories written in the great book of life. For this, I appropriated the voice of Mercedes Sosa to (en)sing with me, giving the tone of the musicchapters composed in this album-thesis. And so, considering the unfinished being that I am, after this restrictive exercise of taking the focus of what happens in the external, turning the focus inwards, seeking to understand what I do with the external that happens to me and crosses me, as music central theme of this research, the song "Todo cambia", relating it to the necessary evolution of my teaching practice, changing with/by/for everyday life. ‘Todo Cambia’, everything is transformed, metamorphoses from our awareness of our doing in our daily lives. In this way, we will begin a powerful and stimulating process of reflection and flood the world with transformative narrative experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa narrativa.pt_BR
dc.subjectNarrativa ficcional.pt_BR
dc.subjectCotidiano escolar.pt_BR
dc.subjectInsubordinação criativa.pt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira.pt_BR
dc.subjectInvestigación narrativa.pt_BR
dc.subjectNarrativa ficticia.pt_BR
dc.subjectCotidiano escolar.pt_BR
dc.subjectInsubordinación creativa.pt_BR
dc.subjectLengua extranjera.pt_BR
dc.subjectNarrative inquiry.pt_BR
dc.subjectFictional narrative.pt_BR
dc.subjectSchool routine.pt_BR
dc.subjectCreative insubordination.pt_BR
dc.subjectForeign language.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTodo cambia: ousadia criativa nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora de espanholpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ana C B Fiuza.pdfTese Ana C B Fiuza5,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.