Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de-
dc.creator.ID09735108623pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3033932399999391pt_BR
dc.contributor.advisor1TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva-
dc.contributor.advisor1ID01033252638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160065216919649pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T14:15:42Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-07-31T14:15:42Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774-
dc.description.resumoAs pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos.pt_BR
dc.description.abstractResearch in the area of hospital pedagogy allows us to verify little prioritization in the provision of services aimed at the pedagogical development of students in hospitalized situations. Taking into account Brazilian legislation, the right to access education in situations where access to the school environment is impossible and the importance of a continuity of actions that concern the total and particular development of the student, the research in question aimed to: Write and analyze the repercussions of hospitalization on the teaching-learning process of children admitted to a university hospital. It is an exploratory and descriptive study with qualitative data analysis, with data saturation sampling. The research was carried out in two different sectors of a tertiary university hospital, a reference in highly complex care, namely the children's emergency room and pediatrics. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The interviews were transcribed and analyzed according to Bardin. 24 interviews were carried out and it was clear that the idea of carrying out educational activities within the hospital was something very well accepted by both the children and their companions. Therefore, the practice of pedagogy in a hospital environment goes beyond complying with legislation and must instead have a more affective and humanized look at the benefits that this educational introduction can bring to the lives of these sick children and adolescents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalar.pt_BR
dc.subjectEducação hospitalar.pt_BR
dc.subjectCriança hospitalizada.pt_BR
dc.subjectHospital pedagogy.pt_BR
dc.subjectHospital education.pt_BR
dc.subjectHospitalized child.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Livia M A Oliveira.pdfDissert Livia M A Oliveira2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.