Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Diálogos sobre o Programa Residência Pedagógica pedagógica na construção da identidade do professor de História
Autor(es): TRISTÃO, Isadora Maria Oliveira
Primeiro Orientador: LINHARES, Martha Maria Prata
Resumo: Esta dissertação traz uma discussão sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) a partir da narrativa de egressos do programa. O período de investigação é o momento da pandemia da Covid-19. Esse período crítico, marcado por distanciamentos sociais, teve impacto na educação e especificamente, nas práticas e vivências no programa. O objetivo central do trabalho é conhecer as relações entre o Programa Residência Pedagógica/CAPES e a formação inicial de professores de História, e suas contribuições na estruturação docente do país. Os objetivos específicos são: compreender as ações e políticas públicas de produção de professores no Brasil e seus reflexos na educação básica; apontar os impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento profissional docente dos professores em formação; trazer à tona contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição da identidade docente dos egressos. A discussão teórica parte dos referenciais de Gatti (2011; 2020), Marcelo (2009), Nóvoa (2000), Diniz-Pereira (2019), Freire (1979), dentre outros, permitindo um olhar crítico da história das políticas educacionais brasileiras e uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional docente no Brasil. Foram entrevistados sete egressos do PRP História de duas universidades: Unesp – campus Franca e UFTM campus Uberaba, e dessas narrativas emergiram cinco temas centrais: a escolha pela licenciatura; as vivências durante a licenciatura; as motivações durante o projeto desenvolvido; impactos da Covid-19 nas experiências vivenciadas e atuação após o PRP. O grupo focal, momento final da pesquisa, proporcionou um espaço para trocas e convergências, ressaltando vivências singulares. Palavras-chave como “esperança”, “reconhecimento” e “realidade” foram analisadas no contexto do trabalho com foco na construção identitária dos sujeitos. A pesquisa revela que as experiências no PRP/CAPES foram decisivas nas escolhas dos participantes da pesquisa, sobre permanecer ou se distanciar da docência, e evidencia as interferências da pandemia na formação. Ao pensar a educação como um processo de construção contínua, assim como a docência, e ao colocar o foco no Programa Residência Pedagógica, apresentamos a importância de incessantes discussões e reflexões sobre a formação de educadores em nosso país.
Abstract: This study discusses the Pedagogical Residency Program (PRP/CAPES) through the narratives of program alumni. The investigative period coincides with the Covid-19 pandemic, a critical conjuncture characterized by social distancing measures that significantly impacted education, particularly within the practices and experiences of the program. The primary objective of this work is to understand the relationships between the Pedagogical Residency Program/CAPES and the initial training of History teachers, along with its contributions to the teaching structure in the country. The specific objectives include comprehending the actions and public policies for teacher production in Brazil and their effects on basic education; identifying the impacts of the Covid-19 pandemic on the professional development of teachers in training; and elucidating the contributions of the Pedagogical Residency Program to the formation of the professional identity of the alumni. The theoretical discussion is based on the frameworks provided by Gatti (2011; 2020), Marcelo (2009), Nóvoa (2000), Diniz-Pereira (2019), Freire (1979), among others, enabling a critical examination of the history of Brazilian educational policies and a reflection on the professional development of teachers in Brazil. Seven alumni from the History PRP of two universities, Unesp – Franca campus and UFTM – Uberaba campus, were interviewed. From these narratives, five central themes emerged: the choice of teaching as a profession, experiences during the teacher graduation, motivations during the project, the impact of Covid-19 on their experiences, and their activities post-PRP. The focus group, the final stage of the research, provided a space for exchanges and convergences, highlighting individual experiences. Keywords such as "hope," "recognition," and "reality" were analyzed in the context of identity construction among the subjects. The research reveals that the experiences in the PRP/CAPES played a decisive role in the participants' decisions regarding their commitment to or distancing from teaching, underscoring the pandemic's interference in their education. By conceptualizing education as a continuous construction process, such as teaching, and by centering on the Pedagogical Residency Program, this study emphasizes the importance of ongoing discussions and reflections on the formation of educators in our country.
Palavras-chave: Políticas públicas em educação.
Formação inicial de professores.
Desenvolvimento profissional.
Relação universidade-escola.
Public policies on education.
Teacher education.
Professional development.
School-university partnership.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1775
Data do documento: 26-Fev-2024
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