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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1776
Tipo: | Dissertação |
Título: | Transgredindo o gênero: narrativas de uma mulher travesti em (trans)formação |
Título(s) alternativo(s): | Transgressing gender: narratives of a transvestite woman in (trans)formation |
Autor(es): | BORGES, Isis Valentina Inácio |
Primeiro Orientador: | BUENO, José Lucas Pedreira |
Resumo: | RESUMO: Nos últimos anos vivenciamos no Brasil, diversos ataques aos corpos desviantes das normatizações de gênero, liderando durante anos o ranking global de assassinatos e há um número alarmante na evasão escolar das pessoas que se afirmam como transexual e travesti (Benevides, 2021, 2022). Essa realidade de discriminação e exclusão social não está longe das escolas e das universidades. A partir do uso da memória como uma discente, docente, mulher e travesti, a pesquisadora brasileira busca nessa pesquisa utilizar narrativas reais e ficcionais (Reigota,1999) da sua existência e (trans)formação como metodologia de trabalho. Nesse processo são refletidos aspectos sobre o processo de formação e transformação da pesquisadora, com arcabouço teórico nos rumos do pósestruturalismo e pós-crítica, no campo dos estudos culturais, com autoras(es) de pesquisas reconhecidas nas áreas de Gênero, Sexualidade, Travestilidades e Educação: Butler (2003), Louro (2003), Bento (2003, 2011), Preciado (2020), Andrade (2012). Em cruzamento com variadas fontes bibliográficas sobre a comunidade pesquisada, como artigos de notícias, entrevistas, dossiês com dados estatísticos e algumas produções musicais e artísticas de autorias de travestis e transexuais. Assim, nossa pesquisa problematiza: O que os corpos transgressores do gênero podem vivenciar ao longo de sua (trans)formação? Essa dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tem como principal objetivo propor reflexões sobre aspectos na (trans)formação de uma professora travesti, bem como construir narrativas da memória da autora em seu processo de construção. Tendo em vista que muito temos a aprender para que haja um grande alcance na inclusão da diversidade na escola. Ampliando sentidos e percepções em relação a formação de professores/as, pode-se corroborar a transformar o cotidiano escolar em um lugar mais justo, com equidade para todas as pessoas, independentemente da condição de classe social, de gênero, de sexualidade, de raça, de estética, de geração, de religião dentre outros. |
Abstract: | ABSTRACT: In recent years, we have experienced in Brazil several attacks on bodies that deviate from gender norms, leading the global ranking of murders for years, and there is an alarming number of school dropouts of people who claim to be transsexual and transvestite (Benevides, 2021, 2022). This reality of discrimination and social exclusion is not far from schools and universities. From the use of memory as a student, teacher, woman and transvestite, the Brazilian researcher seeks in this research to use real and fictional narratives (Reigota, 1999) of her existence and (trans)formation as a work methodology. In this process, aspects are reflected on the process of formation and transformation of the researcher, with a theoretical framework in the directions of post-structuralism and post-criticism, in the field of cultural studies, with authors of recognized research in the areas of Gender, Sexuality, Cross-Dressing and Education: Butler (2003), Louro (2003), Bento (2003, 2011), Preciado (2020), Andrade (2012). In cross-referencing with various bibliographic sources about the researched community, such as news articles, interviews, dossiers with statistical data and some musical and artistic productions by transvestites and transsexuals. Thus, our research problematizes: What can gender-transgressing bodies experience throughout their (trans)formation? This Master's dissertation presented to the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), has as its main objective to propose reflections on aspects in the (trans)formation of a transvestite teacher, as well as to build narratives of the author's memory in its construction process. Bearing in mind that we have a lot to learn so that there is a great reach in the inclusion of diversity in school. By expanding meanings and perceptions in relation to teacher training, it can be corroborated to transform the school routine into a fairer place, with equity for all people, regardless of the condition of social class, gender, sexuality, race, aesthetics, generation, religion, among others. |
Palavras-chave: | Memória. Narrativas. (Trans)formação. Travestis e transexuais. Diversidade. Formação de professores/as. Memory. Narratives. (Trans)formation. Transvestites and transsexuals. Diversity. Teacher training. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1776 |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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