Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A educação do corpo como parte do processo civilizatório no final do século XIX: a formação de um perfil no Colégio do Caraça/MG
Autor(es): OLIVEIRA, Yani Aparecida
Primeiro Orientador: MARQUES, Lucio Alvaro
Resumo: O estudo tem como objetivo compreender a educação do corpo como parte do processo civilizatório no final do século XIX: a formação de um perfil dentro do projeto educacional do Colégio do Caraça/MG. Teve como centralidade o manuscrito De Modestia (Anexo, F), datado de 1892, documento que ainda não foi publicado ou estudado. Para isto, foi preciso delimitar objetivos, o primeiro objetivo especifico: localizar o documento no tempo e espaço. Neste momento, foi feita uma contextualização do Império e da Província de Minas Gerais com uma cronologia baseada no regimento educacional criado após a independência. Posteriormente, foi apresentado o Colégio do Caraça. O segundo objetivo especifico: foi buscar, no método de Lancaster, expresso em lei, a justificativa para a prática dos castigos como sendo fundamentais para a educação do corpo no período proposto pela pesquisa. Nestas duas partes, desenvolveu-se um estudo qualitativo com revisão bibliográfica, buscando em pesquisadores como Luciano Mendes Faria Filho, Dermeval Saviani a contextualização da História da Educação. As contribuições dos pesquisadores Mariza Andrade, José Ferreira Carrato e José Tobias Zico foram essenciais para uma aproximação com o objeto de estudo, o Colégio do Caraça. No terceiro objetivo, a pesquisa teve como foco o documento primário, O De Modestia, caracterizando uma pesquisa básica que se desenvolveu a partir do Método Histórico Filológico, conforme proposto pelo autor Livio Rosetti, para assim discorrer sobre a educação do corpo como parte do processo civilizatório dentro do projeto educacional do Colégio do Caraça. A presente pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro, PPGE, junto à linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educativas, do Eixo 3, denominado Educação e Sociedade. A pesquisa é parte do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Studia Brasiliensia.
Abstract: This study aims to understand the education of the body as part of the civilizing process at the end of the nineteenth century: the formation of a profile within the educational project in the Colégio do Caraça/MG. The central point of the study was the 1892 manuscript De Modestia, a document that has not yet been published or studied. To do this, it was necessary to set specific objectives. The first one was to locate the document in time and space. At this point, we presented the context of the Empire and the Province of Minas Gerais and the chronology based on the educational regiment created after the independence. In another section, we presented the Colégio do Caraça. The second specific objective was to find, in the Lancaster Method, expressed in the law, the justification for the practice of punishments considered fundamental for the education of the body in the period proposed in the research. In these two parts, a qualitative study was carried out based on a literature review, seeking the contextualization of the History of Education in researchers such as Luciano Mendes Faria Filho and Dermeval Saviani. The contributions of the researchers Mariza Andrade, José Ferreira Carrato, and José Tobias Zico were essential for getting closer to the object of study, the Colégio do Caraça. In the third specific objective, the research focused on the primary document, De Modestia, which characterizes the basic research developed using the Historic Philological Method, as proposed by the author Livio Rosetti, in order to discuss the education of the body as part of the civilizing process within the educational project of the Colégio do Caraça. This research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Triangulo Mineiro, PPGE, under the research line - Educative Foundations and Practices, called Education and Society. The research is part of the project developed by the Studia Brasiliensia research group.
Palavras-chave: Educação.
Castigo.
Comportamento.
Corpo.
Civilização.
Education.
Punishment.
Behavior.
Body.
Civilization.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1777
Data do documento: 9-Fev-2024
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