Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDURAN, Lara Mayelle Rodrigues-
dc.creator.ID33541416890pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541127562996411pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T21:09:14Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-07-31T21:09:14Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1778-
dc.description.resumoEssa dissertação tem como tema de investigação “Formação docente para a atuação na Educação Infantil”, sendo seu principal objetivo compreender o conhecimento teórico e prático de professoras da Educação Infantil sobre o desenvolvimento de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de uma escola socioconstrutivista, localizada na cidade de Franca, São Paulo. A investigação foi desenvolvida na linha de pesquisa “ Fundamentos e Práticas Educativas” do Programa de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Para a elaboração dos dados da pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professoras que atuam na escola, sendo o critério de escolha o tempo em que as profissionais atuam nas faixas etárias que são objetos dessa pesquisa: maternal, jardim e Pré I (3 a 5 anos). A análise do material construído se baseou na análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as professoras detêm o conhecimento teórico internalizado, visível por meio das práticas e perspectivas defendidas, porém ao serem questionadas sobre os teóricos, se sentiram inseguras de falar sobre eles. Também pontuaram a necessidade de investimento em formações que contemplem os desafios encontrados no dia-a-dia da sala de aula, uma vez que os dados da pesquisa apontaram que nem sempre a formação ia ao encontro das necessidades das professoras e, ainda, que na prática elas tinham uma referência, porém ao trazer para o campo teórico muitas tiveram dificuldades.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to understand the theoretical and practical knowledge of early childhood education teachers about the development of children aged between 3 and 5 at a social constructivist school located in the city of Franca, São Paulo. The research was carried out within the "Educational Foundations and Practices" research line of the Education Program at the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFMT). In order to compile the research data, we conducted semi-structured interviews with six teachers who work at the school. The criterion for choosing them was the length of time they have worked in the age groups that are the subject of this research: nursery, kindergarten and Pre I (3 to 5 years old). The material was analyzed using content analysis. The results suggest that the teachers have internalized theoretical knowledge, visible through the practices and perspectives they advocate, but when asked about the theory, they felt insecure about talking about it. They also pointed out the need to invest in training that addresses the challenges encountered in the day-to-day classroom, since the research data showed that the training did not always meet the teachers' needs and that they had a reference in practice, but when they brought it to the theoretical field, many had difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criança.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectChild development.pt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subjectEarly childhood education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente para a educação infantil: olhares de professores sobre o desenvolvimento de crianças de 3 a 5 anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Lara M R Duran.pdfDissert Lara M R Duran1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.