Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DURAN, Lara Mayelle Rodrigues | - |
dc.creator.ID | 33541416890 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3541127562996411 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri | - |
dc.contributor.advisor1ID | 45962022653 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5662197248196394 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T21:09:14Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22 | - |
dc.date.available | 2024-07-31T21:09:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1778 | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem como tema de investigação “Formação docente para a atuação na Educação Infantil”, sendo seu principal objetivo compreender o conhecimento teórico e prático de professoras da Educação Infantil sobre o desenvolvimento de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de uma escola socioconstrutivista, localizada na cidade de Franca, São Paulo. A investigação foi desenvolvida na linha de pesquisa “ Fundamentos e Práticas Educativas” do Programa de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Para a elaboração dos dados da pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professoras que atuam na escola, sendo o critério de escolha o tempo em que as profissionais atuam nas faixas etárias que são objetos dessa pesquisa: maternal, jardim e Pré I (3 a 5 anos). A análise do material construído se baseou na análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as professoras detêm o conhecimento teórico internalizado, visível por meio das práticas e perspectivas defendidas, porém ao serem questionadas sobre os teóricos, se sentiram inseguras de falar sobre eles. Também pontuaram a necessidade de investimento em formações que contemplem os desafios encontrados no dia-a-dia da sala de aula, uma vez que os dados da pesquisa apontaram que nem sempre a formação ia ao encontro das necessidades das professoras e, ainda, que na prática elas tinham uma referência, porém ao trazer para o campo teórico muitas tiveram dificuldades. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this dissertation is to understand the theoretical and practical knowledge of early childhood education teachers about the development of children aged between 3 and 5 at a social constructivist school located in the city of Franca, São Paulo. The research was carried out within the "Educational Foundations and Practices" research line of the Education Program at the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFMT). In order to compile the research data, we conducted semi-structured interviews with six teachers who work at the school. The criterion for choosing them was the length of time they have worked in the age groups that are the subject of this research: nursery, kindergarten and Pre I (3 to 5 years old). The material was analyzed using content analysis. The results suggest that the teachers have internalized theoretical knowledge, visible through the practices and perspectives they advocate, but when asked about the theory, they felt insecure about talking about it. They also pointed out the need to invest in training that addresses the challenges encountered in the day-to-day classroom, since the research data showed that the training did not always meet the teachers' needs and that they had a reference in practice, but when they brought it to the theoretical field, many had difficulties. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
dc.subject | Child development. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training. | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação docente para a educação infantil: olhares de professores sobre o desenvolvimento de crianças de 3 a 5 anos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Lara M R Duran.pdf | Dissert Lara M R Duran | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.