Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MELO, Rafael Signato de | - |
dc.creator.ID | 09668907604 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6404354550876719 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KARWOSKI, Acir Mario | - |
dc.contributor.advisor1ID | 78300142991 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0772872573503574 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T21:09:37Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29 | - |
dc.date.available | 2024-07-31T21:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1780 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo é explicitar um panorama de como se deu o ensino da escrita nas aulas de Língua Portuguesa na percepção de professores, visando elencar como foi o lecionar no Sistema Remoto de Ensino Emergencial (ERE), modelo de ensino proposto no período pandêmico. A pesquisa propôs uma reflexão sobre como cada educador adaptou seu trabalho correlacionando as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de seu contexto e realidade. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública estadual de ensino com foco na análise docente. Logo, as percepções aqui propostas foram construídas a partir das falas de professores durante a aplicação de uma entrevista semiestruturada, onde cada um deles pode apresentar seus olhares em relação a esse período da educação. Focando-se no ensino da escrita, o estudo indagou como se deu a atividade de produção escrita de textos no período pandêmico em ensino remoto para o desenvolvimento de atividades em sala de aula e como foi para cada professor inserir a tecnologia como ferramenta de ensino, já que ela foi um dos elementos de ligação entre aluno, educador e sala de aula. O estudo teve como referência teórica a Análise Textual Discursiva (ATD), na visão Galiazzi e Roque (2016) com o intuito de produzir compreensões para o corpus da pesquisa, bem como uma análise da BNCC (2017). Para enfatizar e sustentar a construção da prática da escrita no processo humano correlacionou-se as perspectivas trazidas por Chartier (2002), Fischer (2009), Vygotsky (1988), Ferreira (2008), Paz (1999) e Ramal (2002). No uso da tecnologia e a utilização da Cultura Digital e Letramentos como elementos metodológicos em prol da prática da escrita destacam-se as ideias de Kenski (2018), Buzato (2006), Castells (2003), Cope e Kalantzis (2000) e Paveau (2021). Com esse estudo objetivamos deixar uma reflexão do que foi propor a prática da escrita dentro do ensino remoto, assim demostrar quais mecanismos, habilidades e maneiras o professor utilizou para que o contato com o escrever não fosse perdido, além de deixar registrado através dos dados obtidos as experiências de cada educador participante do estudo, a fim de construir para as futuras pesquisas que abrangem a área da linguagem um cenário narrativo de como foi a construção da linguagem no ERE, com o intuito constatar como foi para cada educador o ensino na pandemia atrelando o ato de escrever. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to provide an overview of how writing was taught in Portuguese language classes from the perspective of teachers, aiming to list what teaching was like in the Remote Emergency Teaching System (ERE), a teaching model proposed during the pandemic period. The research proposed a reflection on how each educator adapted their work by correlating the skills proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) based on their context and reality. The research was developed in a state public school with a focus on teaching analysis. Therefore, the perceptions proposed here were constructed based on the speeches of teachers during the application of a semi-structured interview, where each of them could present their views in relation to this period of education. Focusing on the teaching of writing, the study asked how the activity of writing texts was produced during the pandemic period in remote teaching for the development of activities in the classroom and what it was like for each teacher to insert technology as a teaching tool, as she was one of the connecting elements between student, educator, and classroom. The study had Discursive Textual Analysis (ATD) as its theoretical reference, in the view of Galiazzi and Roque (2016) with the aim of producing understandings for the research corpus, as well as an analysis of the BNCC (2017). To emphasize and support the construction of the practice of writing in the human process, the perspectives brought by Chartier (2002), Fischer (2009), Vigotski (1988), Ferreira (2008), Paz (1999) and Ramal (2002) were correlated. In the use of technology and the use of Digital Culture and Literacy as methodological elements in favor of the practice of writing, the ideas of Kenski (2018), Buzato (2006), Castells (2003), Cope and Kalantzis (2000) and Paveau stand out. (2021). With this study we aim to leave a reflection on what it was like to propose the practice of writing within remote teaching, thus demonstrating what mechanisms, skills and ways the teacher used so that contact with writing was not lost, in addition to recording through the data obtained the experiences of each educator participating in the study, in order to construct for future research covering the area of language a narrative scenario of how the construction of language was in the ERE, with the aim of verifying what teaching during the pandemic was like for each educator, linking the act of writing. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita. | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.subject | Professores. | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto. | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital. | pt_BR |
dc.subject | Writing. | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language. | pt_BR |
dc.subject | Teachers. | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching. | pt_BR |
dc.subject | Digital culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | Percepções de professores acerca do ensino da escrita na cultura digital em aulas de Língua Portuguesa durante a pandemia de Covid-19 (2020 / 2021) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Rafael S Melo.pdf | Dissert Rafael S Melo | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.