Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEVANGELISTA, Kizzy Aparecida Ferraz-
dc.creator.ID01315565684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622163984190227pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREA, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.advisor1ID37695554812pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T21:09:48Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-07-31T21:09:48Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1781-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo narrar processos de metamorfose vivenciados por uma professora-pesquisadora-conversadora, na constituição de si, a partir de insights e reflexões atravessadas quando ingressou no mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no ano de 2021. Naquela ocasião, a pesquisadora tinha o intuito de narrar as transformações de suas práticas durante o período pandêmico (2020), porém, durante as leituras dos autores vinculados à Perspectiva Ecologista de Educação, a pesquisadora percebeu que a transformação não era um objeto fora de si, mas ela mesma tinha se transformado ao analisar suas práticas e vislumbrar suas “artes de fazer”. De natureza qualitativa, esta pesquisa busca aporte na pesquisa (auto)biográfica com elementos da narrativa ficcional e da bio:grafia (Reigota, 2008). Ao interpretar experiências, a narrativa ganha sua dimensão polifônica ao passo que a pesquisadora organiza o seu pensar em ciclos de (auto)formação, pois à medida que pratica a reflexão para narrar, narra para refletir (Corrêa et al, 2023). A partir da aventura do desnudar-se e da reflexão crítica sobre o seu fazer, a professora-pesquisadora-conversadora busca narrar os espaços que a preenchem e a identificam na trama da subjetividade. Ao refletir sobre o cotidiano, compreendi que minha formação como educadora não se limita à cursos formais. Para aprimorar minha prática, passei a analisá-la no contexto do meu cotidiano, reconhecendo erros e acertos e aprendendo com eles. Assim, tornei-me uma professora-pesquisadora-conversadora, testemunhando minha própria metamorfose. A visão ampliada pela ecologia não se restringiu apenas à análise das práticas durante a Pandemia; percebi que eu mesma estava em constante transformação. O olhar de Reigota (2008) e Certeau (1994) foi crucial, conduzindo-me a compreender que, mais do que refletir sobre minhas práticas, era essencial compreender quem eu me tornava por meio delas. Entendi que, além de sermos conduzidos por um currículo, formamos nossas concepções de existência e modos de vida que transcendem os limites da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to narrate processes of metamorphosis experienced by a teacher-researcher-conversator, in the constitution of herself, based on insights and reflections experienced when she entered the master's degree in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro, in the year 2021. On this occasion, the researcher intended to narrate the transformations in her practices during the pandemic period (2020), however, during the readings of the authors linked to the Ecologist Perspective on Education, the researcher realized that the transformation was not an object outside itself, but she herself had been transformed when analyzing her practices and envisioning her “arts of doing” (Certeau, 1994). Qualitative in nature, this research seeks to contribute to (auto)biographical research with elements of fictional narrative and biography (Reigota, 2008). When interpreting experiences, the narrative gains its polyphonic dimension as the researcher organizes her thinking in cycles of (self)formation, because as she practices reflection to narrate, she narrates to reflect (Corrêa et al, 2023). Based on the adventure of undressing and critical reflection on her actions, the teacher-researcher-conversator seeks to narrate the spaces that fill her and identify her in the web of subjectivity. When reflecting on everyday life, I understood that my training as an educator is not limited to formal courses. To improve my practice, I started to analyze it in the context of my daily life, recognizing mistakes and successes and learning from them. Thus, I became a teacher-researcher-conversator, witnessing my own metamorphosis. The vision expanded by ecology was not restricted only to the analysis of practices during the Pandemic; I realized that I myself was in constant transformation. The perspective of Reigota (2008) and Certeau (1994) was crucial, leading me to understand that, more than reflecting on my practices, it was essential to understand who I became through them. I understood that, in addition to being guided by a curriculum, we form our conceptions of existence and ways of life that transcend the limits of school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidiano escolar.pt_BR
dc.subjectIdentidade docente.pt_BR
dc.subjectPerspectiva Ecologista de Educação.pt_BR
dc.subjectPesquisa narrativa.pt_BR
dc.subjectBio:grafia.pt_BR
dc.subjectEveryday school life.pt_BR
dc.subjectTeaching identity.pt_BR
dc.subjectEcologist Perspective of Education.pt_BR
dc.subjectNarrative research.pt_BR
dc.subjectBio:graphy.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMetamorfose de uma professora ecologista: diálogos cotidianos que revelam “artes de fazer”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Kizzy A F Evangelista.pdfDissert Kizzy A F Evangelista2,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.