Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
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dc.creatorFELICIANO, Gabriella Barbara-
dc.creator.ID07265186621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5570290348444058pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Lislei Jorge Patrizzi-
dc.contributor.advisor1ID19510854859pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7495633886796120pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T12:43:50Z-
dc.date.available2023-03-29-
dc.date.available2024-11-19T12:43:50Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1786-
dc.description.resumoEste trabalho iniciou durante o período da COVID-19, distanciamento social, surgindo inúmeros desafios com relação à educação. Professores tiveram que se adaptar a uma realidade incerta, mudanças extremas no ambiente de trabalho, falta de recursos para aulas remotas, sobrecarga de trabalho, uso de telas, plataformas digitais, trouxe aos professores a incerteza sobre o emprego e problemas financeiros. Desencadeando distúrbios e perda de sono. Com intuito de analisar a qualidade do sono dos professores, que já apresentava frágil antes do distanciamento social, foi realizado o primeiro artigo, sendo uma revisão integrativa abordando o tema Qualidade do sono e estilo de vida de professores da Educação básica, com a pergunta norteadora: “quais são os fatores que interferem na qualidade do sono de professores da educação básica?”. Uma busca sistematizada realizada em fevereiro de 2023, por dois avaliadores. Critérios sensibilizados adotados usando termos do DECs e MeSHs: Professores escolares; Qualidade do sono; Estilo de vida. A pesquisa resultou 236 artigos, no qual a amostra final contou com vinte e cinco que apontaram fatorem que interferiram na qualidade do sono dos professores, identificando esses fatores, fez importante para realizar o monitoramento de seus padrões e tendências com o objetivo de intervir por meio de estratégias efetivas que auxiliem no controle e tratamento das fragilidades. Ficando evidente que a depressão, estresse, dor e burnout, são fatorem que mais interferiram na qualidade do sono dos professores da educação básica. A finalidade do segundo artigo foi avaliar o efeito de uma intervenção educativa de oito meses sobre a qualidade do sono e hábitos de estilo de vida de professores da educação básica de Uberaba (MG) durante a pandemia por COVID 19. Estudo de delineamento quase experimental realizado com 75 professores da Educação Básica vinculadas a Secretaria Municipal da Educação de Uberaba - MG, no período de Fevereiro a Setembro de 2021. Foi aplicado um questionário (google forms) antes e após a intervenção educativa. A intervenção ocorreu de forma online, com encontros mensais, apresentado um pilar de saúde a cada mês, a proposta de vivência acumulativa, totalizando a prática dos oito pilares de saúde no último mês de intervenção. Dentre os participantes, a maioria era do sexo feminino (96%). Predominavam professores que vivem com companheiros (53,3%). Renda de até três salários mínimos (57,3%), maioria dos professores com pós-graduação: lato e stricto sensu (73,3%). Os resultados indicam diminuição do IMC pós-intervenção (p=0,007). Relação ao estilo de vida observou diferença significativa no domínio alimentação (p=0,0001) do Q8RN. Questionário de estilo de vida Fantástico houve uma tendência a diminuir os resultados na maioria dos domínios, porém não sendo significativo. A pontuação do domínio nutrição aumentou (p=0,042), pontuação do domínio comportamento (p=0,026), diminuíram, demonstrando que houve uma piora significativa no comportamento. O estudo objetivou testar os efeitos de uma intervenção educativa na qualidade do sono e no estilo de vida de professores da educação básica na intenção de contribuir com as problemáticas inerentes ao sono e ao estilo de vida desta população.pt_BR
dc.description.abstractThis work began during the period of COVID-19, social distancing, with numerous challenges arising in relation to education. Teachers had to adapt to an uncertain reality, extreme changes in the work environment, lack of resources for remote classes, work overload, use of screens, digital platforms, brought teachers uncertainty about employment and financial problems. Triggering disturbances and loss of sleep. In order to analyze the quality of sleep of teachers, which was already fragile before social distancing, the first article was carried out, being an integrative review addressing the theme Quality of sleep and lifestyle of teachers of Basic Education, with the guiding question : “What are the factors that interfere with the quality of sleep of basic education teachers?”. A systematic search carried out in February 2023 by two evaluators. Sensitized criteria adopted using terms from the DECs and MeSHs: School teachers; Sleep quality; Lifestyle. The research resulted in 236 articles, in which the final sample had twenty-five that pointed to factors that interfered in the quality of sleep of teachers, identifying these factors, it was important to monitor their patterns and trends in order to intervene through of effective strategies that help in the control and treatment of weaknesses. It became evident that depression, stress, pain and burnout are the factors that most interfered with the quality of sleep of basic education teachers. The purpose of the second article was to evaluate the effect of an eight-month educational intervention on the quality of sleep and lifestyle habits of basic education teachers in Uberaba (MG) during the COVID 19 pandemic. with 75 Basic Education teachers linked to the Municipal Education Department of Uberaba - MG, from February to September 2021. A questionnaire (google forms) was applied before and after the educational intervention. The intervention took place online, with monthly meetings, presenting a pillar of health each month, the proposal of cumulative experience, totaling the practice of the eight pillars of health in the last month of intervention. Among the participants, the majority were female (96%). Teachers living with partners predominated (53.3%). Income of up to three minimum wages (57.3%), most teachers with postgraduate degrees: lato and stricto sensu (73.3%). The results indicate a decrease in post-intervention BMI (p=0.007). Regarding lifestyle, a significant difference was observed in the food domain (p=0.0001) of the Q8RN. Fantastic lifestyle questionnaire there was a tendency to decrease the results in most domains, but not being significant. The nutrition domain score increased (p=0.042), the behavior domain score (p=0.026), decreased, demonstrating that there was a significant deterioration in behavior. The study aimed to test the effects of an educational intervention on the quality of sleep and the lifestyle of basic education teachers with the intention of contributing to the problems inherent to sleep and the lifestyle of this population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores escolares.pt_BR
dc.subjectQualidade do sono.pt_BR
dc.subjectEstilo de vida.pt_BR
dc.subjectSchool teachers.pt_BR
dc.subjectSleep quality.pt_BR
dc.subjectLifestyle.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleQualidade do sono de professores da educação básica antes e durante o distanciamento social – COVID 19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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