Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1792
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação de professores na modalidade EaD: narrativas de um universo em expansão |
Autor(es): | SANTOS, Kelly Cristina Souza Gonçalves |
Primeiro Orientador: | CORREA, Thiago Henrique Barnabé |
Resumo: | Em se tratando da pesquisa-educação, o presente estudo revela momentos expressivos de minha experiência profissional como professora do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa que se propõe a compreender: o que a pesquisa narrativa na área da Educação nos revela acerca dos dilemas da formação de professores na modalidade a distância? Fundamentada na linha de pesquisa de fundamentos e práticas educativas, e motivada por minha devoção ao ensino e pela vontade de decifrar os enigmas que envolvem a EaD, esta pesquisa tem por objetivo narrar os dilemas de se lançar na formação do professor em espaços virtuais e dar visibilidade à superação pela transparência das lentes da autobiografia. Metodologicamente, lançamos mão das seguintes metáforas: telescópio, universo em expansão e alquimia, para resgatar memórias profissionais de uma educadora-formadora de futuros professores. Nessa linha de pensamento, os resultados apresentados perpassam os dilemas, resistências e desafios da educação a distância, culminando com as possíveis formas de superação, rumo à magia de o ser humano se (trans)formar em futuro profissional da educação. Ressalta-se a importância da narrativa, entre o real, o virtual e o possível, em termos de relatos de experiência, no contexto da pesquisa-educação. Acrescenta-se que a Perspectiva Ecologista de Educação ampliou as reflexões em torno de um ambiente virtual com sentidos diferenciados – com espaço interativo na construção de aprendizagens, como foco telescópico na formação cultural do professor. Infere-se que a pesquisa-educação, narrada, expande seu valor investigativo, uma vez que a visão ecologista percebe o ser humano em lugares de aprendizagens que ressignificam oportunidades de formação e superação de si mesmo. Tal processo revela que os sujeitos-narradores, vitualmente subjetivados, buscam e produzem saberes docentes na construção de sua profissionalidade. |
Abstract: | Considering the research-education, this study reveals significant moments from my professional experience as a teacher on the distance teaching degree course in pedagogy. This is research that aims to understand: what does narrative research in the area of Education reveal to us about the dilemmas of teacher training in distance learning? Based on the line of research into educational foundations and practices, and motivated by my devotion to teaching and the desire to decipher the enigmas that surround distance learning, this research aims to narrate the dilemmas of embarking on teacher training in virtual spaces and giving visibility to be overcome by the transparency of the lens of autobiography. We methodologically launched the construction of this text, using the following metaphors: telescope, expanding universe and alchemy, to rescue professional memories of an educator-trainer of future teachers. In this line of thought, the results presented go through the dilemmas, resistances and challenges of distance education, culminating in possible ways of overcoming them, towards the magic of (trans)forming the human being into a future education professional. The importance of the narrative is highlighted, between the real, the virtual and the possible, in terms of experience reports, in the context of research-education. It should be added that the Ecologist Perspective on Education expanded reflections around a virtual environment with different meanings – with an interactive space in the construction of learning, with a telescopic focus on the teacher's cultural training. It is inferred that research-education, narrated, expands its investigative value, since the ecological vision perceives human beings in places of learning that give new meaning to opportunities for training and overcoming oneself. Such process reveals that the subject-narrators, virtually subjectivized, seek and produce teaching knowledge in the construction of their professionalism. |
Palavras-chave: | Educação a distância. Formação docente. Perspectiva Ecologista de Educação. Pesquisa-educação. Distance education. . Teacher training. Ecologist Perspective on Education. Research-education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1792 |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Kelly C S G Santos.pdf | Dissert Kelly C S G Santos | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.