Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALVES, David Rossini de Sousa | - |
dc.creator.ID | 14078630618 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0155297890338538 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARQUES, Lúcio Álvaro | - |
dc.contributor.advisor1ID | 04081902640 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1088648968757632 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T15:14:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08 | - |
dc.date.available | 2025-01-27T15:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1855 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo propõe uma análise da função da educação confessional, tendo como foco a religião cristã, com especial atenção às confissões católica romana e protestante reformada. A educação confessional cristã abrange diversos contextos, incluindo o ambiente familiar, a comunidade de fé (Igreja) e as instituições de ensino formal (escolas e universidades). Este trabalho realiza uma investigação comparativa entre as confissões católica romana e protestante reformada, com ênfase na compreensão da função do ensino confessional no âmbito da educação superior formal. A maneira como essas duas confissões interpretam a antropologia influencia diretamente os objetivos e as funções da educação formal em conformidade com suas cosmovisões. A pesquisa examina como as confissões concebem suas antropologias, revisitando o histórico debate sobre o livre-arbítrio. A confissão católica defende a crença de que os seres humanos possuem livre-arbítrio, enquanto a confissão reformada mantém a perspectiva antagônica de que a humanidade perdeu essa capacidade de escolha após a entrada do pecado no mundo. No contexto brasileiro, há várias instituições confessionais de ensino formal, abrangendo os níveis básico e superior. Portanto, este texto busca compreender a função social do ensino confessional e a relação entre seus propósitos e as disposições de um Estado laico. O estudo desenvolve uma análise do alcance do ensino confessional em um Estado democrático e laico, considerando as interações entre essas instituições e o governo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study proposes an analysis of the role of confessional education, focusing on the Christian religion, with special attention to the Roman Catholic and Reformed Protestant confessions. Christian confessional education encompasses various contexts, including the family environment, the faith community (Church), and formal educational institutions (schools and universities). This work conducts a comparative investigation between the Roman Catholic and Reformed Protestant confessions, with emphasis on understanding the function of confessional teaching within the realm of formal higher education. The way these two confessions interpret anthropology directly influences the objectives and functions of formal education in accordance with their worldviews. The research examines how the confessions conceive their anthropologies, revisiting the historical debate on free will. The Catholic confession upholds the belief that humans possess free will, while the Reformed confession maintains the antagonistic perspective that humanity lost this ability to choose after the entry of sin into the world. In the Brazilian context, there are several confessional institutions of formal education, spanning both basic and higher levels. Therefore, this text seeks to understand the social function of confessional teaching and the relationship between its purposes and the provisions of a secular state. The study develops an analysis of the scope of confessional teaching in a democratic and secular state, considering the interactions between these institutions and the government. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação confessional. | pt_BR |
dc.subject | Livre-arbítrio. | pt_BR |
dc.subject | Secularismo. | pt_BR |
dc.subject | Estado laico. | pt_BR |
dc.subject | Confessional education. | pt_BR |
dc.subject | Free will. | pt_BR |
dc.subject | Secularism. | pt_BR |
dc.subject | Secular State. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Confessionalidade e secularismo: a função da educação confessional à luz do debate sobre o livre arbítrio e de sua relação com o estado laico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert David R S Alves.pdf | Dissert David R S Alves | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.