Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Alisson José Oliveira-
dc.creator.ID08780381677pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607990023438197pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T15:31:52Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2025-01-27T15:31:52Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1856-
dc.description.resumoDiversos estudos apontam para a necessidade de se desenvolver uma abordagem mais abrangente para a Educação Ambiental, enfatizando a importância de uma perspectiva multidimensional ou complexa que promova a (re)integração humana com a natureza enquanto parte indivisível de suas relações ecológicas (Sauvé, 2005; Oliveira, 2007; Bach Júnior, 2007; Pelegrini; Vlach, 2011; Lovatto et al., 2011; Moreira; Gomes, 2017; Santos, 2019a; Kataoka; Morais, 2018; Melo, 2021). Essa abordagem ampla envolve a consideração de todas as dimensões possíveis: corporais, espirituais, sociais, culturais, políticas, econômicas, além das dimensões físicas, químicas e biológicas do meio ambiente. No entanto, a maioria dos espaços educativos continua reproduzindo paradigmas unidimensionais e enfoques biologistas no ensino da Educação Ambiental, comprometendo significativamente o potencial transformador que essa temática transversal poderia alcançar (Sauvé, 2005; Martins; Schnetzler, 2018). Neste cenário, alguns pesquisadores consideram a Ecologia Humana, paradigma em processo de emergência no Brasil e no mundo desde o início do século XX, um campo de estudo que pode contribuir significativamente para uma Educação Ambiental Multidimensional (Sá, 1996; Roiek; Rupolo, 2001; Catalão; Mourão; Pato, 2010; Soria, 2012; Dansa; Pato; Corrêa, 2012). Em conformidade com estes pesquisadores, a presente investigação tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de Educação Ambiental Multidimensional, voltada a professores da educação básica, a partir da análise documental das dimensões de estudo da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicadas entre os anos de 2012 a 2021. Encontram-se entre os objetivos específicos desta pesquisa: categorizar as dimensões de estudo da produção acadêmica do referido programa de pós-graduação e fundamentar uma proposta de Educação Ambiental Multidimensional (instrumento didático) enquanto sugestão aos professores da educação básica a partir das dimensões de estudo identificadas. A escolha deste recorte da literatura justifica-se pelo fato de tratar-se de publicações de pesquisas realizadas pelo primeiro Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana do Brasil, sendo, neste contexto, um programa tradicional e considerado referência para os demais programas brasileiros da mesma área. A opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa é o modelo qualitativo, utilizando-se de investigações documentais e aportes epistemológicos da Ecologia Humana e teoria da complexidade para alcançar os objetivos propostos. Para tanto, aplicou-se o procedimento de análise de conteúdo temática em 97 trabalhos acadêmicos (livros e dissertações) publicadas entre os anos de 2012 a 2021 no site (www.ppgecoh.uneb.br) do PPGEcoH/UNEB. Além do procedimento de análise de conteúdo temática, realizado por meio da leitura aprofundada de cada uma das obras analisadas, bem como da extração de duas citações diretas de cada uma delas, utilizou-se o software de análise textual Iramuteq enquanto recurso complementar para o procedimento de análise e tratamento dos dados. Os resultados sugerem que, dentro do período amostral delimitado, a produção acadêmica do referido programa de pós-graduação concentra seus estudos em quatro dimensões fundamentais, sendo elas: a Dimensão Corporal/Pessoal (que consideram o corpo e a mente o primeiro meio ambiente ao qual os indivíduos humanos se encontram contidos), a Dimensão Social (que interpretam a diversidade das relações humanas dentro de uma perspectiva sistêmica ou ecológica), a Dimensão Socioambiental (que analisa a relação humana com o meio ambiente físico, químico e biológico) e a Dimensão Ecoespiritual (que reconhece a relação profundamente emocional, subjetiva e espiritual de indivíduos ou grupos em relação ao meio ambiente, com as demais espécies e com o próprio universo). A partir dos resultados, produziu-se uma proposta didática (instrumento didático) que se denominou de Educação Ambiental Quadridimensional, enquanto sugestão pedagógica aos professores da educação básica no intuito de colaborar com a instrumentalização docente em direção à promoção de uma educação ambiental transcendente do modelo unidimensional ou biologista. Esta pesquisa, invariavelmente, confronta os atuais parâmetros de Educação Ambiental nos espaços escolares e aponta para a necessidade de uma formação docente (inicial, continuada ou permanente) que promova uma Educação Ambiental mais empática, integrativa, complexa e crítica. Por conseguinte, defende-se com ela a tese de uma Educação Ambiental Multidimensional a partir da perspectiva quadridimensional do paradigma da Ecologia Humana.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies point to the need for developing a more comprehensive approach to environmental education, emphasizing the importance of a multidimensional or complex perspective that promotes human (re)integration with nature as an indivisible part of their ecological relationships (Sauvé, 2005; Oliveira, 2007; Bach Júnior, 2007; Pelegrini; Vlach, 2011; Lovatto et al., 2011; Moreira; Gomes, 2017; Santos, 2019a; Kataoka; Morais, 2018; Melo, 2021). This broad approach involves considering all possible dimensions: physical, spiritual, social, cultural, political, economic, as well as the physical, chemical, and biological dimensions of the environment. However, most educational spaces continue to reproduce one-dimensional paradigms and biologist approaches in the teaching of environmental education, significantly compromising the transformative potential that this cross-cutting theme could achieve (Sauvé, 2005; Martins; Schnetzler, 2018). In this scenario, some researchers consider Human Ecology, a paradigm in the process of emergence in Brazil and worldwide since the early 20th century, as a field of study that can significantly contribute to multidimensional environmental education (Sá, 1996; Roiek; Rupolo, 2001; Catalão; Mourão; Pato, 2010; Soria, 2012; Dansa; Pato; Corrêa, 2012). In accordance with these researchers, the present investigation aims to develop a didactic proposal for multidimensional environmental education, targeting primary education teachers, based on the documentary analysis of the dimensions of academic production from the Postgraduate Program in Human Ecology and Socioenvironmental Management (PPGEcoH) at the State University of Bahia (UNEB) published between 2012 and 2021. The specific objectives of this research include categorizing the dimensions of study in the academic production of the mentioned postgraduate program and providing a proposal for multidimensional environmental education (educational material) as a didactic suggestion to primary education teachers based on the identified dimensions of study. The choice of this literature review is justified by the fact that it deals with publications of research conducted by the first Postgraduate Program in Human Ecology in Brazil, making it a traditional program and a reference for other Brazilian programs in the same field. The methodological approach for this research is qualitative, utilizing documentary investigations and epistemological contributions from Human Ecology and complexity theory to achieve the proposed objectives. For this purpose, a thematic content analysis procedure was applied to 97 academic works (books and dissertations) published between 2012 and 2021 on the website (www.ppgecoh.uneb.br) of PPGEcoH/UNEB. In addition to the thematic content analysis procedure, carried out through an in-depth reading of each of the analyzed works and the extraction of two direct quotations from each of them, textual analysis software Iramuteq was used as a complementary resource for data analysis and treatment. The results suggest that, within the delimited sample period, the academic production of the mentioned postgraduate program focuses on four fundamental dimensions, namely: the Body/Personal Dimension (which considers the body and mind as the first environment in which human individuals are contained), the Social Dimension (interpreting the diversity of human relationships within a systemic or ecological perspective), the Socioenvironmental Dimension (analyzing the human relationship with the physical, chemical, and biological environment), and the Eco-spiritual Dimension (recognizing the deeply emotional, subjective, and spiritual relationship of individuals or groups with the environment, other species, and the universe). Based on these results, a didactic proposal (educational material) was produced, referred to as Four-dimensional Environmental Education, as a pedagogical suggestion for primary education teachers aiming to contribute to teacher training towards promoting environmental education beyond the one-dimensional or biologist model. This research inevitably challenges current parameters of environmental education in school spaces and points to the need for teacher education (initial, ongoing, or permanent) that promotes a more empathetic, integrative, complex, and critical environmental education. Consequently, it advocates for multidimensional environmental education from the four-dimensional perspective of the Human Ecology paradigm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Quadridimensional.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Multidimensional.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Complexa.pt_BR
dc.subjectEcologia Humana.pt_BR
dc.subjectDimensão Corporal.pt_BR
dc.subjectDimensão Social.pt_BR
dc.subjectDimensão Socioambiental.pt_BR
dc.subjectDimensão Ecoespiritual.pt_BR
dc.subjectFour-dimensional Environmental Education.pt_BR
dc.subjectMultidimensional Environmental Education.pt_BR
dc.subjectComplex Environmental Education.pt_BR
dc.subjectHuman Ecology.pt_BR
dc.subjectBodily Dimension.pt_BR
dc.subjectSocial Dimension.pt_BR
dc.subjectSocio-environmental Dimension.pt_BR
dc.subjectEco-spiritual Dimension.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação ambiental quadridimensional: uma proposta didática sob a perspectiva da Ecologia Humanapt_BR
dc.typeTesept_BR
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