Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1857
Tipo: Dissertação
Título: O uso de vodcasts na formação inicial de professores de Ciências Biológicas do IFTM
Autor(es): SANTOS, Wellington José Custódio dos
Primeiro Orientador: OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: Este estudo analisou o uso do vodcast como ferramenta pedagógica na disciplina de Fundamentos da Matemática e suas possibilidades na formação inicial dos docentes de Ciências Biológicas, voltada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), orientada pelo Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Adequa-se ao eixo de pesquisa Espaços Educacionais e Processos Formativos da (UFTM) de cuja pesquisa se insere no projeto “Divulgação científica no Triângulo Mineiro: investigando saberes e práticas”. Apresentamos inicialmente o conceito e história do podcast e seus derivados, dentre eles o vodcast. Propôs-se também uma possível taxonomia para uso do vodcast. Elaboramos uma oficina que orientasse aos docentes sobre a produção de vodcast e suas características. Demonstramos assim, na prática o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) e avaliamos o uso do vodcast nesse processo. O instrumento de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD) segundo Moraes e Galiazzi. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em grupo focal. Os resultados indicaram que a produção do vodcast incentivou aos licenciandos a aprofundarem seus estudos dos conteúdos apresentados e possibilitou uma expressiva criatividade tanto na produção quanto na apresentação dos conteúdos. Observou-se que o processo de produção do vodcast demonstrou se tornar uma ferramenta bastante útil principalmente na superação da timidez e no desenvolvimento da oralidade dos entrevistados. Conclui-se que o vodcast é sim um bom recurso pedagógico e que pode ser utilizada tanto no processo de aprendizagem como de ensino. Segundo a ótica de nossos entrevistados é necessário que a academia oferte mais disciplinas que aproximem o conhecimento pedagógico com o conhecimento tecnológico dentro de sua formação inicial bem como mais cursos de formação continuada que contemplem esses conhecimentos.
Abstract: This study analyzed the use of the vodcast as a pedagogical tool in the subject of Fundamentals of Mathematics and its possibilities in the initial training of Biological Sciences teachers, focused on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), guided by Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). It fits into the Educational Spaces and Training Processes of the (UFTM) research axis, whose research is part of Scientific dissemination in the Triângulo Mineiro: investigating knowledges and practices. We initially presented the concept and history of the podcast and its derivatives, including the vodcast. We also proposed a possible taxonomy for the use of vodcasts. We developed a workshop to guide teachers through the production of vodcasts and their characteristics. We therefore showed the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in practice and evaluated the use of vodcasts in this process. The analysis tool used was Discursive Textual Analysis (DTA) according to Moraes and Galiazzi. The data was collected through focus group interviews. The results indicated that the production of the vodcast encouraged the undergraduates to deepen their studies of the content presented and enabled significant creativity in both the production and presentation of the subjects. It was observed that the process of producing the vodcast proved to be a very useful tool, especially in overcoming shyness and developing the orality of the interviewees. We conclude that the vodcast is a good pedagogical tool that can be used in both the learning and teaching processes. From the perspective of our interviewees, it is necessary for the academy to offer more subjects that bring pedagogical knowledge and technological knowledge closer together in their initial training, as well as more continuing training courses that include this knowledge.
Palavras-chave: Tecnologia educacional.
Inovações educacionais.
Professores de biologia - Formação.
Tecnologia da informação.
Educational technology.
Educational innovations.
Biology teachers - Training.
Information technology.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1857
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Wellington J C Santos.pdfDissert Wellington J C Santos3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.