Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | AVELAR JUNIOR, Reniel Ribeiro | - |
dc.creator.ID | 42771842866 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2809085509349239 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIQUEIRA, Alexandra Bujokas | - |
dc.contributor.advisor1ID | 17402642828 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128093573466760 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T12:37:58Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05 | - |
dc.date.available | 2025-01-28T12:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1858 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a forma como os jovens utilizaram tecnologias de informação e comunicação, juntamente com a internet, para se socializar, consumir entretenimento, encontrar informações e hobbies e aprender, especificamente durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, período em que ocorreu a suspensão dos encontros presenciais nas escolas. Para compreender os fragmentos do uso cotidiano que os jovens fizeram das mídias digitais utilizamos como aporte teórico principal a perspectiva cultural de Jerome Bruner, juntamente com outras leituras, que nos possibilitam refletir sobre a forma como os jovens experimentam a virtualidade das mídias, visto que a formação da mente nos é compreendida em meio a uma dialética entre o material e o simbólico, e o modo como a realidade é representada passa por um conjunto de símbolos que devem ser compartilhados coletivamente. A investigação teve como objetivo ressaltar os usos e as atividades praticadas pelos jovens estudantes por meio das mídias e da internet, para isso foi pensada a construção de uma ‘midiografia’ das redes de conexão online dos participantes nos meios digitais, elaborada em duas etapas: a) caracterização socioeconômica dos participantes por meio da aplicação de um questionário (Apêndice A); b) realização de entrevistas semiestruturada (Apêndice B) gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. Os resultados sugerem que a pandemia afetou os estudantes de maneiras distintas, dependendo de seus contextos pessoais e familiares, que todos enfrentaram dificuldades para seguir no ensino remoto, mas também encontraram oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal através do uso da tecnologia. Os entrevistados demonstraram ter autonomia e iniciativa para buscar formas de resolver seus problemas e aprender novas habilidades com ajuda da internet, ainda que sobre assuntos não relacionados à educação escolar. As entrevistas enfatizam também a falta de preparo dos professores para lidar com o ambiente online como um fator crucial na desmotivação dos estudantes. Dessa forma, a preocupação largamente difundida de que os jovens “não aprenderam nada durante a pandemia” precisa ser nuançada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates how young people used information and communication technologies, along with the internet, to socialize, consume entertainment, find information and hobbies, and learn during the period of social isolation caused by the Covid-19 pandemic, when schools suspended in-person meetings. To understand the daily use of digital media by young people, we adopted the cultural perspective of Jerome Bruner as our main theoretical framework, along with other readings that allowed us to reflect on how young people experience the virtuality of media. We understand that the formation of the mind occurs in a dialectic between the material and the symbolic, and that the representation of reality involves a set of symbols collectively shared. The aim of this investigation was to highlight the uses and activities practiced by young students through media and the internet. To this end, we constructed a 'mediography' of the online connection networks of the participants in digital media, developed in two stages: a) socioeconomic characterization of the participants through a questionnaire (Appendix A); b) conducting semi-structured interviews (Appendix B) that were recorded, transcribed, and subsequently analyzed. The results suggest that the pandemic affected students in different ways, depending on their personal and family contexts. All students faced difficulties in continuing remote learning, but also found opportunities for learning and personal development through the use of technology. The interviewees demonstrated autonomy and initiative in seeking ways to solve their problems and learn new skills with the help of the internet, even on topics unrelated to school education. The interviews also emphasize the lack of preparation of teachers to deal with the online environment as a crucial factor in student demotivation. Therefore, the widely held concern that young people "learned nothing during the pandemic" needs to be nuanced. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, pandemia de 2020. | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Mídia social na educação. | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 pandemic. | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching. | pt_BR |
dc.subject | Online learning. | pt_BR |
dc.subject | Midiographies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem online na pandemia: o que os jovens fizeram para além da educação formal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Reniel R Avelar Junior.pdf | Dissert Reniel R Avelar Junior | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.