Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1859
Tipo: Dissertação
Título: Alceu de Souza Novaes: um intelectual em prol da educação do Estado de Minas Gerais (1910-1927)
Autor(es): RAMOS, Marcos Daniel de Moura
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges de
Resumo: A presente investigação está vinculada à linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Durante a vigência da reforma João Pinheiro (1906), Alceu de Souza Novaes deu início à sua trajetória profissional como inspetor técnico de ensino, atuando também como jornalista, orador, dentre outras funções públicas e privadas, sempre tendo o desenvolvimento da educação como mote. A pesquisa que deu corpo ao trabalho abrangeu espacialmente o estado de Minas Gerais e, temporalmente, o período entre 1910 a 1927, intervalo em que Alceu ocupou o cargo de inspetor de ensino, atuando em várias cidades com o obejtivo de remodelar, aperfeiçoar, criticar e moldar práticas pedagógicas nas escolas de cidades maiores até os mais ermos rincões do estado de Minas Gerais, publicando artigos na Revista do Ensino do estado de Minas Gerais, enquanto vigiam as Reformas Mello Vianna (1925) e Francisco Campos (1927). O presente estudo tem o propósito de compreender o papel de Alceu de Souza Novaes no contexto educacional mineiro durante o período de 1910 a 1927. Como objetivos específicos: I) Identificar se Alceu de Souza Novaes se adequava na categoria de intelectual produtor ou mediador; II) descrever o contexto histórico, social, cultural e econômico em que viveu Alceu de Souza Novaes; III) analisar o perfil biográfico do intelectual e VI) identificar as contribuições e inovações educacionais propostas por Alceu de Souza Novaes à educação mineira, mediante as relações existentes entre as suas produções profissionais e as legislações educacionais vigentes à época. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e análise documental. Utilizou-se dos seguintes documentos: relatórios de inspeção, artigos da Revista do Ensino, artigos do Jornal Lavoura e Comércio bem como a legislação educacional. Também foi utilizada a biografia escrita por Inácio Ferreira (1982), além de dissertações e teses que albergam sua trajetória profissional, coletadas e selecionadas mediante a metodologia proposta. Posteriormente, tais documentos foram analisados considerando-se os referenciais teóricos dos historiadores Sirinelli (1998, 2003, 2006, 2009) no que se refere às categorias de análise da geração, trajetória e rede de sociabilidade; Gomes e Hansen (2016), para esclarecer se foi um intelectual do tipo mediador ou produtor. A importância deste trabalho está em evidenciar tal trajetória e, ao fazê-lo, contribui não só para a História da Educação mineira como do Brasil. Como resultados, Novaes, apresentou-se como um intelectual produtor e mediador, componente de inúmeras redes de sociabilidades, que lhe propiciaram o engajamento, e, considerando os inúmeros cargos que ocupou com excelência e sua vasta e variada produção, fruto de seu incansável estudo em obras pedagógicas nacionais e internacionais, observa-se que toda a sua trajetória traduziu-se na busca pelos meios de colaborar para o aperfeiçoamento e a excelência da educação mineira.
Abstract: This research is linked to the research line Fundamentals and Educational Practices of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro. During the João Pinheiro reform (1906), Alceu de Souza Novaes began his professional career as a technical education inspector, also working as a journalist, speaker, among other public and private roles, always having the development of education as his motto. The research that gave shape to the work covered the state of Minas Gerais spatially and, temporally, the period between 1910 and 1927, a period in which Alceu held the position of education inspector, working in several cities with the objective of remodeling, improving, criticizing and shaping pedagogical practices in schools from larger cities to the most remote corners of the state of Minas Gerais, publishing articles in the Revista do Ensino do estado de Minas Gerais, while overseeing the Mello Vianna (1925) and Francisco Campos (1927) Reforms. The present study aims to understand the role of Alceu de Souza Novaes in the educational context of Minas Gerais during the period from 1910 to 1927. The specific objectives are: I) To identify whether Alceu de Souza Novaes fit into the category of intellectual producer or mediator; II) To describe the historical, social, cultural and economic context in which Alceu de Souza Novaes lived; III) to analyze the biographical profile of the intellectual and VI) to identify the educational contributions and innovations proposed by Alceu de Souza Novaes to education in Minas Gerais, through the relationships between his professional productions and the educational legislation in force at the time. This research was developed based on a bibliographical review and documentary analysis. The following documents were used: inspection reports, articles from the Revista do Ensino, articles from the Jornal Lavoura e Comércio, as well as educational legislation. The biography written by Inácio Ferreira (1982) was also used, in addition to dissertations and theses that cover his professional trajectory, collected and selected using the proposed methodology. Subsequently, these documents were analyzed considering the theoretical references of historians Sirinelli (1998, 2003, 2006, 2009) regarding the categories of analysis of generation, trajectory and sociability network; Gomes and Hansen (2016), clarify whether he was an intellectual of the mediator or producer type. The importance of this work lies in highlighting this trajectory and, in doing so, contributing not only to the History of Education in Minas Gerais but also to the History of Brazil. As a result, Novaes presented himself as an intellectual producer and mediator, a member of countless networks of sociability, which provided him with engagement. Considering the numerous positions he held with excellence and his vast and varied production, the result of his tireless study of national and international pedagogical works, it is clear that his entire trajectory was translated into the search for ways to collaborate for the improvement and excellence of education in Minas Gerais.
Palavras-chave: Intelectual.
Inspetor de Ensino.
Alceu de Souza Novaes.
Intellectual.
Education Inspector.
Alceu de Souza Novaes.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1859
Data do documento: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Marcos D M Ramos.pdfDissert Marcos D M Ramos1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.