Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorELIAS, Lucas Borges-
dc.creator.ID09889956624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756379267583292pt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de-
dc.contributor.advisor1ID17402642828pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128093573466760pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T19:48:41Z-
dc.date.available2021-08-31-
dc.date.available2025-01-29T19:48:41Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1863-
dc.description.resumoDesde o seu surgimento, em meados dos anos de 1920, os cineclubes sempre tiveram como uma de suas principais características a discussão e a análise crítica das obras assistidas. Esse caráter político-cultural que os cineclubes possuem, associado a outras características como a capacidade de produzir e modificar a cultura, acabaram se tornando extremamente atraentes para algumas áreas do conhecimento, em especial a área da Educação. Graças às novas tecnologias de compartilhamento e transmissão de vídeo, o acesso e a projeção das obras cinematográficas se tornaram mais acessíveis em vários aspectos, facilitando sua entrada na sala de aula, por exemplo, além de potencialmente ampliarem o escopo de atuação do cineclubismo, em função dos recursos digitais. O objetivo deste trabalho é investigar o potencial de plataformas de cinema disponíveis online para a promoção do cineclubismo escolar, no contexto da cultura digital, em sintonia com os objetivos da linha de pesquisa <Formação de Professores e Cultural Digital= do PPGE da UFTM. Para tanto, foram revisados fundamentos teóricos referentes ao cineclubismo e à digitalização e educação, que nortearam a definição das categoriais de análise das dezoito plataformas que compõem o corpus da investigação. Os resultados sugerem que nenhuma delas cumpre totalmente o papel de promoção do cineclubismo do espaço da escola, ainda que algumas tenham se destacado em alguns aspectos considerados relevantes, apresentando assim um enorme potencial para seu uso como ferramenta educacional.pt_BR
dc.description.abstractSince its emergence in the mid-1920s, film clubs have always had the discussion and critical analysis of assisted works as their main characteristics. This political-cultural character that movie clubs have, associated with other characteristics such as producing and modifying culture, ended up becoming extremely attractive to some areas of knowledge, especially the area of Education. Thanks to new video sharing and transmission technologies, access, and projection of cinematographic works have become more accessible in several aspects, facilitating their entry into the classroom, for example, and potentially expanding the scope of cinema club activities function of digital resources. The objective of this work is to investigate the potential of cinema platforms available online for the promotion of school film clubs, in the context of digital culture, in line with the objectives of the research line <Teacher Training and Digital Cultural= of the PPGE of UFTM. Therefore, theoretical foundations related to film clubs and digitization and education were reviewed, which guided the definition of the categories of analysis of the eighteen platforms that make up the corpus of the investigation. The results suggest that none of them fully fulfills the role of promoting film clubs in the school space, although some have stood out in some aspects considered relevant, thus presenting an enormous potential for its use as an educational tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCineclubes.pt_BR
dc.subjectCultura Digital.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectFilmes.pt_BR
dc.subjectFilm clubs.pt_BR
dc.subjectDigital Culture.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subjectFilms.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs plataformas online de cinema e seu potencial como ferramenta educacional através do cineclubismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Lucas B Elias.pdfDissert Lucas B Elias2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.