Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERRO, Carolina Defensor Ribeiro-
dc.creator.ID38828033800pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101841734003456pt_BR
dc.contributor.advisor1BACH JUNIOR, Jonas-
dc.contributor.advisor1ID87639553991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101841734003456pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T20:00:51Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2025-01-29T20:00:51Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1864-
dc.description.resumoA presente pesquisa realiza uma visita ao formato educacional do período clássico da Grécia antiga conhecido como Paideia, com recorte na educação do filósofo Epicuro. Por manifestar interesse na busca pela felicidade verdadeira e autêntica, a teoria de Epicuro de Samos é revisitada para sustentar o conceito de felicidade ao longo da pesquisa, além de sustentar uma pedagogia fiel à felicidade. Por outro lado, a pesquisa lançará luz à pedagogia Waldorf, pedagogia não-hegemônica na atualidade, que tende a romper com o formato de educação frustrante e tradicionalista. Sendo assim, o objetivo é analisar a problemática da felicidade e da infelicidade como experiência pedagógica no Ensino Médio. Autores que analisam as faces imprudentes da educação atual serão apresentados para discussões acerca do individualismo excessivo nas escolas, competitividade, distanciamento quanto ao humanismo e a lucratividade presentes na maior parte dos formatos educacionais na atualidade. Por fim, além da análise bibliográfica, os resultados da pesquisa estarão sustentados por entrevistas realizadas com professores do ensino médio da pedagogia Waldorf que apresentaram as suas opiniões quanto ao que é realmente necessário para tornar o ato de instruir-se como algo prazeroso. Com pontos de vista distintos os professores trouxeram análises quanto aos aspectos positivos da pedagogia Waldorf com a intenção de um direcionamento mais confiável para a educação feliz. Entretanto, apresentaram também os desafios que essa pedagogia enfrenta para a aparição do prazer na prática educativa dos adolescentes do Ensino Médio. A pesquisa nos leva a refletir sobre os obstáculos fomentados pelas características das sociedades modernas, e orienta a questionar quais seriam os outros desafios da educação para tornar seus participantes indivíduos mais felizes.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines the educational format of the classical period of ancient Greece known as Paideia, focusing on the education of the philosopher Epicurus. Because he expresses interest in the search for true and authentic happiness, Epicurus of Samos' theory is revisited to support the concept of happiness throughout the research, in addition to supporting a pedagogy faithful to happiness. On the other hand, the research will shed light on Waldorf pedagogy, a non-hegemonic pedagogy in the present day, which tends to break with the frustrating and traditionalist educational format. Therefore, the objective is to analyze the problem of happiness and unhappiness as a pedagogical experience in high school. Authors who analyze the imprudent faces of current education will be presented for discussions about excessive individualism in schools, competitiveness, distance from humanism and profitability present in most educational formats today. Finally, in addition to the bibliographic analysis, the research results will be supported by interviews with Waldorf high school teachers who presented their opinions on what is necessary to make the act of learning something pleasurable. With different points of view, the teachers presented analyses of the positive aspects of Waldorf pedagogy with the intention of providing a more reliable direction for happy education. However, they also presented the challenges that this pedagogy faces in terms of the emergence of pleasure in the educational practice of high school adolescents. The research leads us to reflect on the obstacles fostered by the characteristics of modern societies and guides us to question what other challenges education might face in order to make its participants happier individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaideia.pt_BR
dc.subjectFelicidade.pt_BR
dc.subjectEpicuro.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectPaideia.pt_BR
dc.subjectHappiness.pt_BR
dc.subjectEpicurus.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subjectWaldorf Pedagogy.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleO resgate da eudaimonia na educação: uma análise da Paideia e do ensino médio na pedagogia Waldorfpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Carolina D R Ferro.pdfDissert Carolina D R Ferro2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.