Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIRES, Bruno Inácio da Silva-
dc.creator.ID08213325621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979850959489922pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T14:12:35Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2025-02-10T14:12:35Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1867-
dc.description.resumoA educação não formal vislumbra o desenvolvimento de habilidades próprias de toda a população, habilidades que, por vezes, vão ao encontro de um desenvolvimento integral, numa visão ampla e participativa na sociedade. Acreditamos na aproximação entre a educação formal e não formal, de modo que ocorra a colaboração com o processo de formação integral de estudantes. Nesta pesquisa, investigamos de que forma professores da educação básica de escolas públicas do município de Uberaba/MG interpretam as contribuições de ambientes e de atividades extraescolares para a formação integral de seus alunos, em diálogo com a escola. Tal pesquisa é fruto de desdobramentos e inquietações de pesquisas realizadas por nós, as quais apontaram a falta de formação continuada de professores para atuação na vertente da educação não formal, em particular em atividades extraescolares. Esta pesquisa está estruturada em dois blocos, sendo o primeiro a oferta de um curso de formação para professores em exercício na educação básica da rede pública acerca da temática em discussão, e o segundo bloco referente ao acompanhamento de professores egressos desse mesmo curso em atividades extraescolares com suas turmas. Como construção dos dados de pesquisa, utilizamos questionários estruturados, observação participante, entrevistas semiestruturadas e observação não participante em atividades extraescolares realizadas pelos professores. Como instrumento de análise dos dados construídos em ambos os blocos de pesquisa, utilizamos a Análise de Conteúdo. Buscamos, com a pesquisa, para além do objetivo citado, colaborar com o processo de formação de professores por meio não somente da oferta do curso, mas também da compreensão mais aprofundada sobre o tema, para que se sensibilizem com a temática e se sintam preparados para trabalhar numa perspectiva de desenvolvimento integral de seus alunos, tendo como pano de fundo as atividades extraescolares. Os resultados indicaram que, após o curso de formação, os professores passaram a ter uma compreensão mais ampla e crítica das atividades extraescolares, reconhecendo-as como parte integrante do processo educacional. As práticas desenvolvidas mostraram-se importantes no engajamento dos alunos e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. No entanto, os dados também evidenciaram desafios, como a necessidade de maior suporte institucional para a realização dessas atividades e a superação de práticas excludentes. A pesquisa demonstrou, ainda, que os professores envolvidos começaram a adotar uma postura mais ativa na promoção de atividades que conectam a escola com a comunidade, favorecendo a formação integral dos estudantes. A presente pesquisa está ancorada na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas, em especial no que se refere aos processos de ensino nos ambientes extraescolares, práticas educacionais e formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractNon-formal education envisions the development of skills inherent to all individuals, skills that often align with integral development, fostering a broad and participatory perspective within society. We believe in bridging formal and non-formal education to support the process of integral student development. In this research, we investigated how basic education teachers from public schools in the municipality of Uberaba/MG interpret the contributions of out-of-school environments and activities to the integral formation of their students, in dialogue with the school. This study stems from previous research we conducted, which highlighted the lack of ongoing teacher education for engagement in the realm of non-formal education, particularly in out-of-school activities. This research is organized into two main phases. The first involves offering a professional development course for in-service basic education teachers in the public school system, focusing on the topic under discussion. The second phase consists of monitoring the educators who completed this course as they implement out-of-school activities with their classes. To collect data, we employed structured questionnaires, participant observation, semi-structured interviews, and non-participant observation during the out-of-school activities conducted by the teachers. For data analysis in both research phases, we utilized Content Analysis. Beyond the stated objective, this study aims to contribute to teacher education, not only through the course offering but also by fostering a deeper understanding of the topic, encouraging educators to engage with the theme and feel prepared to work toward the integral development of their students, with out-ofschool activities as the backdrop. The findings revealed that after participating in the course, the educators developed a broader and more critical understanding of out-of-school activities, recognizing them as integral to the educational process. The implemented practices proved valuable in enhancing student engagement and promoting the development of socio-emotional and cognitive skills. However, the data also highlighted challenges, such as the need for greater institutional support to carry out these activities and the necessity of overcoming exclusionary practices. Additionally, the research demonstrated that participating educators adopted a more proactive approach in promoting activities that connect schools with their communities, thus fostering the integral development of students. This study is grounded in the research line of "Foundations and Educational Practices," particularly concerning teaching processes in out-of-school environments, educational practices, and teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades extraescolares.pt_BR
dc.subjectFormação continuada de professores.pt_BR
dc.subjectEducação básica.pt_BR
dc.subjectEducação não formal.pt_BR
dc.subjectFormação integral.pt_BR
dc.subjectExtracurricular activities.pt_BR
dc.subjectContinuous teacher training.pt_BR
dc.subjectBasic education.pt_BR
dc.subjectIntegral development.pt_BR
dc.subjectNon-formal education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA escola e as atividades extraescolares na percepção de professores da Educação Básica de escolas públicas de Uberaba/MG: contribuições para a formação integral dos alunospt_BR
dc.typeTesept_BR
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