Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Monica Izilda-
dc.creator.ID75550911604pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605112723087762pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID31521012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T14:27:33Z-
dc.date.available2024-12-13-
dc.date.available2025-02-10T14:27:33Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1868-
dc.description.resumoEm Uberaba-MG, um território marcado por desigualdades sociais e transformações culturais, é essencial analisar como gerações distintas formam práticas e discursos de engajamento político. As juventudes contemporâneas, influenciadas por contextos históricos e culturais variados, desenvolvem novas formas de participação que refletem os desafios e anseios da sociedade atual. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as interações e influências das lideranças comunitárias e das juventudes no contexto de um território da cidade de Uberaba-MG, desvelando os fundamentos que sustentam as práticas políticas nesse contexto sociocultural, com foco nas juventudes. Foram considerados, como participantes desta pesquisa, cinco jovens do grêmio estudantil, com idades de 15 a 17 anos, seis lideranças comunitárias com idades de 29 a 40 anos e oito jovens com idades de 18 a 29 anos. O percurso metodológico desta investigação foi organizado em fases, a saber: (i) a escolha do território; (ii) reunião com a gestão do espaço de educação formal; (iii) encontro com as lideranças juvenis (Grêmio da Escola); (iv) encontro com as lideranças comunitárias do território; (v) encontro com as juventudes nos espaços de educação não formal do território; (vi) rodas de conversa; (vii) grupo focal; (viii) escuta ativa; (ix) podcast. O material empírico foi analisado a partir de alguns eixos de análise dos campos da sociologia, linguística, geografia e tecnologias (Leão, 2023; Arroyo, 2014; Oliveira, 2020; Garcia, 2010, 2013; Silva, 2018; Quijano, 2005; Castells, 2002; Giroux, 2012; Freire, 2005; Dayrell, 2014; Oliveira e Hermont, 2014; Abramo, 1994; Giacometti-Rocha e Mill, 2018; Patel, 2015; entre outros). O estudo revelou, entre outros aspectos, informações relevantes sobre a dinâmica social, econômica e cultural de jovens e lideranças comunitárias em um território periférico da cidade de Uberaba-MG, evidenciando marcas dessas dinâmicas que se estendem em várias dimensões: desigualdade socioeconômica, falta de oportunidades, violência e criminalidade, estigma e discriminação, ausência de representação política e acesso limitado à educação de qualidade. No entanto, existem redes de apoio e solidariedade, incluindo o papel das lideranças comunitárias na promoção do bem-estar e na resolução de problemas locais. Ademais, foi criado um podcast (@vozes_podcast), um espaço para que jovens e líderes comunitários compartilhem suas histórias, experiências e perspectivas únicas. Este podcast servirá como plataforma para destacar não apenas os desafios enfrentados, mas também os triunfos e as conquistas que fortalecem o tecido social, capturando a diversidade e a riqueza cultural da comunidade. Ao compartilharem suas narrativas, os participantes não apenas fortalecem os vínculos comunitários, mas também inspiram outros a enfrentarem desafios com coragem e determinação.pt_BR
dc.description.abstractIn Uberaba-MG, a territory marked by social inequalities and cultural transformations, it is essential to analyze how distinct generations shape practices and discourses of political engagement. Contemporary youth, influenced by various historical and cultural contexts, develop new forms of participation that reflect the challenges and aspirations of today's society. The general objective of this research is to understand the interactions and influences of community leaders and youth in the context of a territory in the city of Uberaba-MG, revealing the foundations that support political practices within this sociocultural context, with a focus on youth. Five young individuals from the student council, aged 15 to 17, six community leaders aged 29 to 40, and eight young people aged 18 to 29 were considered participants in this research. The methodological pathway of this investigation was organized in phases, namely: (i) the choice of territory; (ii) meeting with the management of the formal education space; (iii) meeting with youth leaders (School Council); (iv) meeting with the community leaders of the territory; (v) meeting with youth in the informal education spaces of the territory; (vi) conversation circles; (vii) focus group; (viii) active listening; (ix) podcast. The empirical material was analyzed based on several analytical axes from the fields of sociology, linguistics, geography, and technologies (Leão, 2023; Arroyo, 2014; Oliveira, 2020; Garcia, 2010, 2013; Silva, 2018; Quijano, 2005; Castells, 2002; Giroux, 2012; Freire, 2005; Dayrell, 2014; Oliveira and Hermont, 2014; Abramo, 1994; Giacometti-Rocha and Mill, 2018; Patel, 2015; among others).The study revealed, among other aspects, relevant information about the social, economic, and cultural dynamics of youth and community leaders in a peripheral territory of the city of Uberaba-MG, highlighting marks of these dynamics that extend across several dimensions: socioeconomic inequality, lack of opportunities, violence and criminality, stigma and discrimination, absence of political representation, and limited access to quality education. However, there are networks of support and solidarity, including the role of community leaders in promoting well-being and resolving local problems. Furthermore, a podcast (@vozes_podcast) was created as a space for young people and community leaders to share their stories, experiences, and unique perspectives. This podcast will serve as a platform to highlight not only the challenges faced but also the triumphs and achievements that strengthen the social fabric, capturing the diversity and cultural richness of the community. By sharing their narratives, participants not only strengthen community bonds but also inspire others to face challenges with courage and determination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventude.pt_BR
dc.subjectLideranças comunitárias.pt_BR
dc.subjectTerritório periférico.pt_BR
dc.subjectPodcast.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectYouth.pt_BR
dc.subjectCommunity leadership.pt_BR
dc.subjectPeripheral territory.pt_BR
dc.subjectPodcast. education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNas asas poéticas das juventudes e lideranças comunitárias: encontros educativos de um território que pulsa sopros e vozespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Monica I Silva.pdfTese Monica I Silva8,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.