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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1870
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escala de desenvolvimento motor: validação para crianças com baixa visão dos 7 10 anos de idade |
Autor(es): | ANGELO, Danilo Cortes |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Karina |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SHIMANO, Suraya Gomes Novais |
Resumo: | Para avaliar o desempenho motor e a função motora grossa de crianças com deficiência visual, na literatura atual, existem escalas adaptadas e validadas, como a Test of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2) e a Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), respectivamente. No Brasil, recentemente foi adaptado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para crianças com baixa visão (BV), e neste momento o mesmo grupo de pesquisa pretende validar a EDM. Portanto, a proposta do presente estudo é elaborar dois estudos, sendo o primeiro, uma revisão integrativa e o segundo, uma pesquisa de campo com caráter de validação instrumental. O objetivo do estudo I é sintetizar, organizar e demonstrar as evidências quanto ao objetivo das escalas/instrumentos utilizados na avaliação sensório-motora e funcional de crianças e adolescentes com DV. Nesta revisão sistemática, foram identificados 113 estudos indexados nas bases de dados Cochrane Library, Lilacs/Medline, PEDro, Pubmed, Scielo e Web of Science. De acordo com os critérios de inclusão, selecionaram-se 17 estudos, sendo 14 transversais, dois ensaios clínicos randomizados e um longitudinal. Os critérios da qualidade metodológica foram avaliados de acordo com o desenho do estudo: transversais e caso-controle pela Escala de Loney; longitudinais pela Newcastle Ottawa Quality Assessment Scale Cohort Studies (NOS) e ensaios clínicos pela Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Os estudos apresentaram um total de 552 amostras, sendo 302 crianças com DV de zero meses a 12 anos de idade e 38 adolescentes entre 13 e 18 anos. As 212 amostras restantes eram de crianças sem DV. Não foram identificados adolescentes sem DV nos estudos revisados. Em relação aos instrumentos de avaliação utilizados nos estudos foram identificadas escalas com maior enfoque motor do que sensorial, sendo 13 instrumentos para avaliar os comprometimentos físicos e funcionais dessa população e três escalas para analisar os comprometimentos na orientação e percepção sensitiva. As escalas/instrumentos utilizados nos estudos revisados tiveram maior análise no aspecto motor (alterações posturais, análise do movimento, equilíbrio, função motora grossa, mensuração das ações motoras, motricidade global, padrão de marcha) comparado ao menor número de investigação na avaliação sensorial em crianças e adolescentes com DV. Ainda foi notado sobre a relevância de investigar nessa população a presença de comprometimentos além de motores, mas também, sensoriais, visto que as funcionalidades desses indivíduos consistem de uma estruturação que integra os aspectos sensório-motores. Portanto, os desfechos identificados viabilizaram a importância da realização da avaliação por parte dos fisioterapeutas integrantes de uma equipe multidisciplinar, seja no aspecto sensorial ou motor em crianças e adolescentes com DV. O segundo estudo trata-se da validação da EDM-adaptada para crianças com BV dos sete aos dez anos de idade. Para isso, foram verificadas suas propriedades psicométricas com a MABC-2 adaptada para esta população, sendo analisada a consistência interna pelo Aplha de Crobanch e a validade convergente e divergente com a utilização do teste correlação de Spearman. A amostra foi composta por 62 crianças com BV, com idade média de 8,5 (±1,21) anos, frequentadoras de instituições ou escolas que contam com o atendimento e a inclusão de pessoas com DV nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Após o consentimento dos responsáveis, as crianças foram avaliadas por meio dos dois instrumentos adaptados para esta população: EDM e MABC-2. Como seguimento metodológico de validação, as crianças foram avaliadas em um único momento por apenas um examinador treinado. Os dados constataram-se que os domínios avaliados pela EDM apresentaram alta consistência interna (α = 0,77), nos domínios motricidade fina e organização espacial (α = 0,82), na motricidade global (α = 0,81), na organização temporal (α = 0,77). O teste de Sperman revelou fortes e significativas correlações entre a EDM adaptada e a MABC-2 adaptada nos domínios: motricidade fina e destreza manual (r=0,735; p<0,001), motricidade global e resultado padrão da MABC-2 (r=0,714; p<0,001) e equilíbrio em ambas as escalas (r=0,811; p<0,001). A EDM consolidou resultados positivos que direcionam o avaliador para uma melhor e confiável avaliação do desenvolvimento motor de crianças com BV. Considerando os resultados apresentados no estudo, evidencia-se que a EDM e a MABC-2 são escalas que se complementam na avaliação do desenvolvimento e desempenho motor nesta população, sendo a confiabilidade e a validade da EDM confirmada nos subtestes de motricidade fina, motricidade global e equilíbrio. A EDM adaptada para crianças com BV pode ser uma opção de ferramenta apropriada para avaliação alguns itens do desenvolvimento motor em crianças BV. |
Abstract: | To evaluate the motor performance and gross motor function of children with visual impairment, in the current literature, there are adapted and validated scales, such as the Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2) and the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), respectively. In Brazil, recently the Motor Development Scale (MDS) was adapted for children with low vision (LV), and at this moment the same research group intends to validate the MDS. Therefore, the proposal of the present study is to elaborate two studies, being the first an integrative review and the second a field research with instrumental validation. The objective of study I is to synthesize, organize and demonstrate the evidence regarding the purpose of the scales/instruments used in the sensory-motor and functional assessment of children and adolescents with visual impairment (VI). In this systematic review, 113 studies indexed in the Cochrane Library, Lilacs/Medline, PEDro, Pubmed, Scielo and Web of Science databases were identified. According to the inclusion criteria, 17 studies were selected, of which 14 were cross-sectional, two were randomized clinical trials, and one was longitudinal. The methodological quality criteria were evaluated according to the study design: cross-sectional and case-control by the Loney Scale; longitudinal by the Newcastle Ottawa Quality Assessment Scale Cohort Studies (NOS) and clinical trials by the Physiotherapy Evidence Database (PEDro). The studies had a total of 552 samples, of which 302 were children with VI from zero months to 12 years of age and 38 were adolescents between 13 and 18 years of age. The remaining 212 samples were from children without VI. No adolescents without VI were identified in the reviewed studies. Regarding the assessment instruments used in the studies, scales with more motor focus than sensory focus were identified, being 13 instruments to assess the physical and functional impairments of this population and three scales to analyze the impairments in orientation and sensory perception. The scales/instruments used in the reviewed studies had a greater analysis on the motor aspect (postural changes, movement analysis, balance, gross motor function, measurement of motor actions, global motricity, gait pattern) compared to fewer investigations on the sensory assessment in children and adolescents with VI. It was also noted on the relevance of investigating in this population the presence of not only motor impairments, but also sensory ones, since the functionalities of these individuals consist of a structuring that integrates the sensory-motor aspects. Therefore, the outcomes identified made possible the importance of the evaluation performed by physical therapists who are members of a multidisciplinary team, whether in the sensory or motor aspect in children and adolescents with VI. The second study is the validation of the EDM-adapted for children with LV from seven to ten years old. For this, its psychometric properties were verified with the MABC-2 adapted for this population, being analyzed the internal consistency by Crobanch‟s Aplha and the convergent and divergent validity with the use of Spearman‟s correlation test. The sample was composed of 62 children with LV, with a mean age of 8.5 (±1.21) years, attending institutions or schools that have the care and inclusion of people with VI in the states of Minas Gerais and São Paulo. After parental consent, the children were assessed by means of two instruments adapted for this population: EDM and MABC-2. As a validation methodological follow-up, the children were evaluated at a single time by only one trained examiner. The data found that the domains assessed by the EDM showed high internal consistency (α = 0.77), in the domains fine motor skills and spatial organization (α = 0.82), in global motor skills (α = 0.81), in temporal organization (α = 0.77). Sperman‟s test revealed strong and significant correlations between the adapted EDM and the adapted MABC-2 in the domains: fine motor skills and manual dexterity (r=0.735; p<0.001), global motor skills and standard MABC-2 score (r=0.714; p<0.001) and balance in both scales (r=0.811; p<0.001). The EDM consolidated positive results that direct the evaluator to a better and reliable assessment of the motor development of children with LV. Considering the results presented in the study, it is evident that the EDM and the MABC-2 are scales that complement each other in the assessment of motor development and performance in this population, with the reliability and validity of the EDM being confirmed in the subtests of fine motor skills, global motor skills, and balance. The EDM adapted for children with LV may be an option of an appropriate tool to assess some items of motor development in LV children. |
Palavras-chave: | Crianças. Baixa visão. Escala de desenvolvimento motor. Validação. Children. Low vision. Motor development scale. Validation. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1870 |
Data do documento: | 27-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
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