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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1873
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trajetórias formativas de mulheres do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Autor(es): | COSTA, Thaís de Souza |
Primeiro Orientador: | KLEPKA, Verônica |
Resumo: | acesso das mulheres à educação e ao ensino superior representa uma grande conquista dos movimentos feministas. Hoje no Brasil, apesar da inserção tardia nas instituições de ensino, isso quando comparada aos homens, as mulheres representam mais da metade das matrículas em cursos de ensino superior, mas o cenário é diferente se considerarmos a presença nos cursos de Ciências da Natureza e Matemática. Nos últimos anos tem crescido o número de pesquisas que investigam o distanciamento das mulheres nas ciências, mas ao considerarmos cursos de formação de professores de ciências, algumas questões se relacionam, como por exemplo a feminilização do magistério. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba – MG, dentre os cursos de licenciaturas, temos a Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), cujo objetivo é formar professores e professoras de Ciências da Natureza e/ou Matemática para atuarem em escolas do campo. Ao analisarmos o perfil de ingresso neste curso, podemos observar uma predominância feminina em muitas turmas, incentivando movimentos dentro do próprio curso de acolhimento a essas mulheres. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve como objetivo identificar o perfil de mulheres discentes e egressas da LECampo/UFTM e investigar elementos emergentes de suas trajetórias formativas que possuem relação com as questões de gênero, formação de professores de Ciências e Matemática e/ou Educação do Campo. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas junto a cinco mulheres, sendo quatro discentes dos anos finais do curso e uma egressa da LECampo/UFTM, com idades entre 30 e 55 anos, sendo todas elas moradoras do campo. As análises realizadas mostram algumas características comuns apresentadas pelas participantes da pesquisa, principalmente quanto ao âmbito de suas trajetórias escolares e sociais tais como a dificuldade de acesso à escola quando mais jovens no meio rural, bem como de acesso e permanência no Ensino Superior. Especificamente trajetórias relacionadas ao gênero aparecem de modo distinto nos discursos das entrevistadas, uma vez que partem de trajetórias de vida, territórios e gerações diferentes. Outro aspecto fundamental para entendermos as trajetórias formativas destas mulheres é considerar as intersecções entre raça, classe e gênero, que discutiremos com base em autores que abordam os conceitos de colonialidade de gênero, feminismo decolonial e feminismo camponês. |
Abstract: | Women's access to education and higher education represents a great achievement of feminist movements. Today in Brazil, despite the late inclusion of women in educational institutions, when compared to men, women represent more than half of enrollments in higher education courses, but the scenario is different if we consider the presence in Natural Sciences courses its math. In recent years, the number of studies investigating the gap between women in science has grown, but when we consider training courses for science teachers, some issues are related, such as the feminization of teaching. At the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), in Uberaba – MG, among the degree courses, we have the Degree in Rural Education (LECampo), whose objective is to train teachers of Natural Sciences and/or Mathematics to work in rural schools. When we analyze the admission profile for this course, we can observe a female predominance in many classes, encouraging movements within the course itself to welcome these women. This research is qualitative in nature and aimed to identify the profile of women students and graduates of LECampo/UFTM and investigate emerging elements of their training trajectories that are related to gender issues, training of Science and Mathematics teachers and/or Education from Camp. To this end, we carried out semi-structured interviews with five women, four of whom were students in the final years of the course and one who graduated from LECampo/UFTM, aged between 30 and 55, all of whom lived in the countryside. The analyzes carried out show some common characteristics presented by the research participants, mainly regarding the scope of their educational and social trajectories, such as the difficulty of accessing school when younger in rural areas, as well as accessing and remaining in Higher Education. Specifically, trajectories related to gender appear differently in the interviewees' speeches, since they come from different life trajectories, territories and generations. Another fundamental aspect for understanding the formative trajectories of these women is to consider the intersections between race, class and gender, which we will discuss based on authors who define the concepts of gender coloniality, decolonial feminism and peasant feminism. |
Palavras-chave: | Gênero. Feminismos. Educação do campo. Formação de professoras de ciências e matemática. Gender. Feminisms. Rural education Formation of science and mathematics teachers. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1873 |
Data do documento: | 5-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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