Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Érika Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342491925085375pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREA, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T19:45:05Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2025-04-23T19:45:05Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1879-
dc.description.resumoO ensino de química enfrenta desafios que vão além do domínio do conteúdo, pois envolve interações humanas e o contexto escolar. Para aproximar o conhecimento científico do cotidiano, este trabalho utilizou o teatro como ferramenta pedagógica no ensino de química. Foi aplicada uma peça teatral em uma escola pública de Valparaíso de Goiás, com o objetivo de explorar conceitos científicos de maneira lúdica e promover maior engajamento dos estudantes. A peça abordou a história das ligações químicas, apresentando conceitos de forma narrativa e interativa. A metodologia seguiu os princípios do Estudo de Caso, envolvendo observações, questionários de avaliação inicial e final, além de atividades práticas relacionadas ao tema da peça. O público-alvo foram 32 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os resultados mostraram que o teatro foi bem aceito, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo uma conexão mais significativa entre o conteúdo de química e a vida cotidiana dos estudantes. Conclui-se que o teatro possui grande potencial como recurso pedagógico para o ensino de química, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of chemistry faces challenges that go beyond content mastery, as it involves human interactions and the school context. To bridge the gap between scientific knowledge and everyday life, this study utilized theater as a pedagogical tool in chemistry education. A theatrical performance was applied in a public school in Valparaíso de Goiás, aiming to explore scientific concepts in a playful manner and promote greater student engagement. The play focused on the history of chemical bonding, presenting concepts through a narrative and interactive approach. The methodology followed the principles of Case Study, involving observations, initial and final evaluation questionnaires, and practical activities related to the play‘s theme. The target audience consisted of 32 high school senior students. The results showed that theater was well-received, facilitating the understanding of complex concepts and fostering a more meaningful connection between chemistry content and students‘ daily lives. It is concluded that theater has great potential as a pedagogical resource in chemistry education, making learning more engaging and effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTeatro.pt_BR
dc.subjectLigações químicas.pt_BR
dc.subjectMetodologias ativas.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectChemistry teaching.pt_BR
dc.subjectTheater.pt_BR
dc.subjectChemical bonding.pt_BR
dc.subjectActive methodologies.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAbram-se as cortinas: o teatro como recurso pedagógico no ensino de Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Erika M Ribeiro.pdfDissert Erika M Ribeiro4,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.