Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROSSI, Júlio César Machado-
dc.creator.ID04662976618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637542577467343pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Gilberto de Araujo-
dc.contributor.advisor1ID11451393881pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8876450664255918pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T18:19:17Z-
dc.date.available2024-09-02-
dc.date.available2025-04-25T18:19:17Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1889-
dc.description.resumoA padronização de procedimentos nos processos de registro de informações acadêmicas é essencial para garantir eficiência, transparência e qualidade nas instituições de ensino superior. Isso ajuda a minimizar erros, facilitar a identificação de problemas e reforçar a segurança dos dados. A clareza, eficiência e precisão dos processos fortalecem a confiança da comunidade acadêmica, resultando em uma melhor imagem institucional. Nesse sentido, os sistemas de informação gerencial desempenham um papel fundamental para a administração eficiente e alcance de metas organizacionais. Na UFTM, especialmente na pós-graduação stricto sensu, observou-se que alguns procedimentos de registro e controle acadêmico não estavam padronizados e dependiam mais de experiência prática do que de diretrizes claras estabelecidas. O estudo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, área de concentração Gestão de Operações, linha de pesquisa Gerência de Produção e Operações, teve como questão norteadora “como é” e “como deveria ser” realizada a gestão dos processos de registro e controle acadêmico dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UFTM?, e o objetivo geral avaliar de forma propositiva os processos de registro e controle acadêmico dos cursos de pós-graduação stricto sensu enquanto auxílio na implementação de uma unidade dedicada ao controle acadêmico de pós-graduação junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFTM. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com emprego de análise documental. A abordagem é institucional com abrangência de aspectos retrospectivos e prospectivos da gestão destes processos. Os resultados deste estudo poderão auxiliar a administração da instituição ao analisar o planejamento e tomar decisões para aprimorar a gestão acadêmica da pós-graduação, especialmente nos processos de registro e controle acadêmico. Foram desenvolvidos novos fluxos de trabalho que poderão ser implementados para apoiar as atividades de controle acadêmico na pós-graduação no DRCA, padronizando procedimentos e otimizando operações. Além disso, a pesquisa resultou na criação de um guia prático para registro, controle acadêmico e suporte ao SISCAD como um produto tecnológico. Este guia será destinado aos servidores responsáveis pelo controle acadêmico, com o objetivo de aprimorar a execução desses processos.pt_BR
dc.description.abstractThe standardization of procedures in academic information registration processes is essential to guarantee efficiency, transparency and quality in higher education institutions. This helps to minimize errors, facilitate the identification of problems and reinforce data security. Clear, efficient and accurate processes strengthen the trust of the academic community, resulting in a better institutional image. In this sense, management information systems play a fundamental role in efficient administration and achieving organizational goals. At UFTM, especially in stricto sensu postgraduate studies, it was observed that some academic registration and control procedures were not standardized and depended more on practical experience than on clearly established guidelines. The study carried out in the Professional Master's Degree Program in Technological Innovation, Operations Management concentration area, Production and Operations Management research line, had as its guiding question “how is” and “how should” the management of the academic registration and control processes of the Stricto Sensu Postgraduate Programs at UFTM be carried out? and the general objective was to evaluate the academic registration and control processes of stricto sensu postgraduate courses as an aid to the implementation of a unit dedicated to postgraduate academic control within the UFTM Department of Academic Registration and Control (DRCA). This is a case study with a qualitative, descriptive and exploratory approach, using documentary analysis. The approach is institutional, covering both retrospective and prospective aspects of the management of these processes. The results of this study could help the institution's administration to analyze planning and make decisions to improve the academic management of postgraduate courses, especially in the academic registration and control processes. New workflows have been developed that can be implemented to support academic control activities in postgraduate studies at the DRCA, standardizing procedures and optimizing operations. In addition, the research resulted in the creation of a practical guide to registration, academic control and support for SISCAD as a technological product. This guide will be aimed at the staff responsible for academic control, with the aim of improving the execution of these processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuia.pt_BR
dc.subjectGestão de processos.pt_BR
dc.subjectMapeamento de processos.pt_BR
dc.subjectSistema de controle acadêmico.pt_BR
dc.subjectPós-graduação.pt_BR
dc.subjectGuide.pt_BR
dc.subjectProcess management.pt_BR
dc.subjectProcess mapping.pt_BR
dc.subjectAcademic control system.pt_BR
dc.subjectPostgraduate.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleGestão de processos de registro e controle acadêmico dos programas de pós-graduação stricto sensu na universidade pública: estudo de caso e proposta de adequações na UFTMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Julio C M Rossi.pdfDissert Julio C M Rossi36,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.