Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1898
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: formação, pesquisa e saúde |
Autor(es): | SILVA, Mateus Barra e |
Primeiro Orientador: | SANTEIRO, Tales Vilela |
Resumo: | Nesta Dissertação apresentamos dois trabalhos, o primeiro foi o resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória e o segundo da produção de uma peça didática visando auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de escolha de palavras-chave não padronizadas para realização de pesquisas de revisão sistemática de literatura. No primeiro trabalho objetivamos investigar o alcance e os limites do uso de mídias sociais (MS) e de outras Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por grupos de pesquisa em psicanálise. Tratou-se de um estudo exploratório e de corte transversal. A escolha dos participantes se deu por conveniência pelo do levantamento dos grupos de pesquisa na área de psicologia que se dedicavam ao estudo da psicanálise, registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Foram realizadas 8 entrevistas semidirigidas com lideranças de grupos situados nas regiões sul, sudeste, norte e nordeste do país. Os produtos das entrevistas foram analisados seguindo o método clínico-qualitativo de Turato. Com base nesse material o uso de TIC por grupos de pesquisa e as consequências da virtualização do trabalho sobre a atividade docente foram discutidos. Os achados indicaram que a operacionalização técnica nos usos de MS e TIC era realizada pelos estudantes, enquanto a operacionalização conceitual era realizada pelos docentes. De modo semelhante, os depoimentos demonstraram haver a necessidade de qualificação técnica dos docentes e de qualificação informacional dos estudantes, no campo investigado. Com relação à dimensão do trabalho, foi possível perceber a influência da incorporação dessas tecnologias na produção de sofrimento, ao propiciar situações de desrespeito ao tempo de descanso, acúmulo de funções e adoecimento provocados pelos funcionamentos institucionais, através das dimensões de virtualização das atividades que, ao atemporalizar, desterritorializar e exigir a aceleração da produção, visava à equiparação entre seres humanos e máquinas. No segundo trabalho exploramos as revisões de literatura, que são métodos de síntese de informações, que visam à compreensão sistematizada de publicações científicas sobre determinados fenômenos ou construtos. Dada a pluralidade de áreas, interesses, objetivos e abordagens, atualmente há uma vasta gama de modelos para revisão de literatura, os mais conhecidos são a revisão sistemática, a meta-análise e a revisão integrativa. Formulação do problema, busca/coleta da literatura, avaliação dos dados/triagem, análise dos dados, interpretação e apresentação dos dados são as etapas que compõem esses métodos. A busca de literatura é realizada a partir da eleição de um conjunto de palavras-chave através das quais os motores de busca das bases de dados se orientam. Tal escolha é comumente realizada de maneira manual, a partir de um conjunto de artigos conhecidos sobre o assunto, em geral resultante de uma primeira busca assistemática e pela utilização de thesaurus da área. Ambos os processos carecem de precisão, o primeiro pelo caráter manual e o segundo por depender que autores/as e bases consultadas adotem determinado thesaurus. Apresentamos um método de seleção de palavras-chave, que consiste na criação de uma lista real, a partir do conjunto de artigos sobre um mesmo tema, presente em uma determinada base de dados, pela criação e manipulação de redes bibliométricas de coocorrência de palavras utilizando o software gratuito VOSviewer. Desta forma discutimos os modos de utilização de TIC por grupos de pesquisa em psicanálise e oferecer ferramentas que contribuam para a exploração das questões de pesquisa e a sanar as dificuldades encontradas no processo de busca de informação científica. |
Abstract: | In this dissertation we present two pieces of work, the first was the result of an exploratory qualitative study and the second was the production of a teaching piece that can help students and researchers in the process of choosing non-standardized keywords for literature review research. In the first study, we aimed to investigate the scope and limits of the use of social media (SM) and other Information and Communication Technologies (ICT) by psychoanalysis research groups. This was an exploratory, cross-sectional study. The participants were chosen by convenience through a survey of research groups in the field of psychology dedicated to the study of psychoanalysis, registered in the Directory of Research Groups in Brazil. Eight semi-directed interviews were carried out with leaders of groups located in the south, southeast, north and northeast regions of the country. The products of the interviews were analyzed using Turato's clinical-qualitative method. Based on this material, the use of ICT by research groups and the consequences of the virtualization of work on teaching activity were discussed. The findings indicated that the technical operationalization in the use of MS and ICT was carried out by the students, while the conceptual operationalization was carried out by the teachers. Similarly, the testimonies showed that there is a need for technical qualifications for teachers and informational qualifications for students in the field investigated. With regard to the dimension of work, it was possible to perceive the influence of the incorporation of these technologies in the production of suffering, by creating situations of disrespect for rest time, accumulation of functions and illness caused by the institutional workings, through the dimensions of virtualization of activities which, by atemporalizing, deterritorializing and demanding the acceleration of production, aimed to equalize human beings and machines. In the second paper, we explored literature reviews, which are methods of synthesizing information with a view to understanding the phenomena studied. Given the plurality of areas, interests, objectives and approaches, there is currently a wide range of literature review models, the most well-known of which are the systematic review, meta-analysis and integrative review. Problem formulation, literature search/collection, data evaluation/screening, data analysis, data interpretation and presentation are the stages that make up these methods. The literature search is carried out by choosing a set of keywords to guide the database search engines. This choice is usually made manually, from a set of known articles on the subject, usually the result of an initial unsystematic search, or by using thesauruses in the area. Both processes are imprecise, the first because of its manual nature and the second because it depends on the authors and databases consulted adopting a particular thesaurus. In this article we present a method for selecting keywords, which consists of creating a real list from the set of articles on the same topic in a given database, by creating and manipulating bibliometric networks of co-occurring words using the free VOSviewer software. In this way, we seek to discuss the ways in which ICT is used by psychoanalysis research groups and to offer tools that contribute to the development of the exploration of the issues raised and to remedy the difficulties encountered. |
Palavras-chave: | TIC em saúde. Grupos de pesquisa. Teoria psicanalítica. Programas de computação. Revisão acadêmica. ICT in health. Research groups. Psychoanalytic theory. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1898 |
Data do documento: | 9-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Matheus B Silva.pdf | Dissert Matheus B Silva | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.