Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Estruturas moleculares em ação: utilizando o lúdico para auxiliar na aprendizagem de fundamentos de Química Orgânica
Autor(es): MARTINS, Karlos Alexandre
Primeiro Orientador: ROSSI, Alexandre
Resumo: Lecionar a disciplina de Química é uma tarefa desafiadora para o professor, que tem a preocupação de auxiliar o aluno durante o seu aprendizado e, ao mesmo tempo, abordar conteúdos abstratos de forma atrativa e interessante. A Química Orgânica é a subárea da Química que explora as propriedades, os aspectos estruturais e a reatividade dos compostos de carbono, permitindo facilitar o entendimento de conceitos de diversas áreas, tais como a nanotecnologia, medicina, farmacologia, biotecnologia, engenharia genética, microbiologia, dentre outras. Na maioria das vezes, ela é considerada pelos alunos como complexa, principalmente quando se trata da abstração e memorização de conteúdos e do entendimento das representações das estruturas moleculares em 3D dos compostos orgânicos. Alguns fatores foram apontados como responsáveis pelo insucesso na aprendizagem de Química Orgânica pelos alunos do Ensino Médio, tais como o uso de metodologias tradicionais de ensino, que resultam em aulas desmotivadoras e que levam o aluno a desempenhar o papel de mero ouvinte, e a não relação dos conteúdos abordados com a vivência cotidiana. Nessa perspectiva, a busca por metodologias de ensino que proporcionem uma aprendizagem efetiva e despertem o interesse dos alunos é relevante. Algumas práticas e ferramentas pedagógicas vêm sendo utilizadas, como por exemplo, as metodologias ativas e o uso de jogos lúdicos, que possibilitam ao professor ofertar aulas mais dinâmicas e que desenvolvam o protagonismo na construção do conhecimento. A utilização de jogo lúdico na aprendizagem de conteúdos de disciplinas escolares contribui para a melhoria do cenário educacional, pelo fato de trazerem funções lúdicas, educativas e elementos motivadores, além de permitirem brincar enquanto se aprende. O jogo lúdico, “Estruturas Moleculares em Ação” (EMA) desenvolvido e aplicado nessa pesquisa, buscou auxiliar o professor e o aluno na revisão e consolidação dos conteúdos fundamentais de Química Orgânica. O jogo é composto por peças semelhantes a um quebra-cabeça confeccionadas em acrílico colorido e idealizadas para representar os átomos dos principais elementos químicos formadores dos compostos orgânicos. Em formato redondo e com aberturas para os encaixes que permitem a representação de ligações químicas, a construção das peças está de acordo com a cor de cada elemento químico, segundo a padronização CPK. Bastões representando as ligações químicas covalentes simples, duplas e triplas foram produzidos também em acrílico para facilitar os encaixes entre as peças. As cores das peças auxiliaram na assimilação e representação dos elementos químicos e dos compostos orgânicos, uma vez que o jogo lúdico permitiu o uso do apelo sensorial (visual e tato), por meio do uso de imagens coloridas e também do toque durante a manipulação das peças para a montagem das estruturas, como forma de chamar a atenção dos alunos. Por meio de um questionário, o jogo lúdico EMA foi avaliado pelos alunos de forma positiva, com relação à aprendizagem dos fundamentos de Química Orgânica. Os professores responsáveis pelas turmas das escolas envolvidas nessa pesquisa consideraram o jogo lúdico uma proposta atrativa e eficaz para aplicação em sala de aula, tendo observado um aumento na aprendizagem e uma maior participação dos alunos durante a atividade.
Abstract: fittings between the pieces. The colors of the pieces helped in the assimilation and representation of chemical elements and organic compounds, since the ludic game allowed the use of sensorial appeal (visual and tactile), by colored images and of the touch during the manipulation of the pieces. pieces for assembling the structures, to draw the attention of the students. Through a questionnaire, the ludic game EMA was positively evaluated by the students, regarding the learning of the fundamentals of Organic Chemistry. The teachers responsible for the classes of the schools involved in this research considered the playful game an attractive and effective proposal for application in the classroom, having observed an increase in learning and greater participation of students during the activity.
Palavras-chave: Química.
Química Orgânica.
Aprendizagem de Química.
Gamificação.
Jogo lúdico.
Quebra-cabeça.
Chemistry.
Organic Chemistry.
Chemistry learning.
Gamification.
Ludic game.
Puzzle.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1918
Data do documento: 25-Ago-2023
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