Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLAGES, Leonardo Ceccacci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0501153875018435pt_BR
dc.contributor.advisor1ANHE, Ana Carolina Borella Marfil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9779446949225399pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-09T14:06:42Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2025-07-09T14:06:42Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1942-
dc.description.resumoAs religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, foram trazidas ao Brasil pelos escravos e utilizam recursos naturais em seus ritos, que são devolvidos ao ambiente natural na forma de despachos e oferendas. No entanto, esses ritos podem causar impactos ambientais negativos devido ao descarte de resíduos inorgânicos. Dado que essas religiões estão profundamente ligadas aos elementos naturais, a Educação Ambiental (EA) pode desempenhar um papel crucial na reeducação ambiental, reduzindo o descarte inadequado de materiais. Este projeto visou sensibilizar a comunidade afro-brasileira sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de resíduos inorgânicos. Foi realizado um levantamento das casas afro-brasileiras no município, seguido pela aplicação de questionários aos seus zeladores(as) para identificar os locais de entregas religiosas e os materiais utilizados. Os locais foram visitados, mapeados e avaliados segundo um protocolo elaborado, abrangendo áreas urbanas e rurais, como cachoeiras, cemitérios, córregos e linhas ferroviárias. Também foi elaborada uma cartilha intitulada “Nosso Culto Ambiental” para realização de ações de Educação Ambiental nos terreiros. Foram encontradas oferendas com materiais como alguidares de barro, gesso, velas, vidro, plástico e materiais orgânicos como frutas, folhas e cereais. Muitas áreas apresentavam mata ciliar variando de 50% a 90%, mas a maioria continha resíduos domiciliares e de construção civil. O índice de impacto ambiental das oferendas vários de 0% a 70%, classificando o impacto de baixo a alto. Observa-se que com as ações de Educação Ambiental, esses valores diminuíram de forma gradativa. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental se faz presente no cotidiano das casas afro-brasileiras e, quando bem articulada por meio da oralidade pelo próprio povo, pode promover ações que trarão uma ética ambiental sustentável e a preservação dos ambientes naturais.pt_BR
dc.description.abstractAfrican-origin religions, such as Candomblé and Umbanda, were brought to Brazil by enslaved people and utilize natural resources in their rites, which are returned to the natural environment in the form of offerings and rituals. However, these rites can cause negative environmental impacts due to the disposal of inorganic waste. Given that these religions are deeply connected to natural elements, Environmental Education (EE) can play a crucial role in environmental re-education, reducing the improper disposal of materials. This project aimed to raise awareness among the Afro-Brazilian community about the environmental impacts of improper disposal of inorganic waste. A survey of Afro-Brazilian houses in the municipality was conducted, followed by questionnaires applied to their leaders to identify the locations of religious offerings and the materials used. The locations were visited, mapped, and evaluated according to a developed protocol, covering urban and rural areas such as waterfalls, cemeteries, streams, and railway lines. A booklet titled “Our Environmental Worship” was also created to conduct Environmental Education activities in the religious houses. Offerings were found to include materials such as clay pots, plaster, candles, glass, plastic, and organic materials such as fruits, leaves, and cereals. Many areas had riparian forests varying from 50% to 90%, but most contained household and construction waste. The environmental impact index of the offerings ranged from 0% to 70%, classifying the impact from low to high. It was observed that with Environmental Education actions, these values gradually decreased. The results showed that Environmental Education is present in the daily lives of Afro-Brazilian houses and, when well articulated through oral tradition by the people themselves, can promote actions that will bring sustainable environmental ethics and the preservation of natural environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidade.pt_BR
dc.subjectMatriz africana.pt_BR
dc.subjectResíduos sólidos.pt_BR
dc.subjectSensibilização.pt_BR
dc.subjectPreservação ambiental.pt_BR
dc.subjectSustainability.pt_BR
dc.subjectAfrican-Origin religions.pt_BR
dc.subjectSolid waste.pt_BR
dc.subjectAwareness.pt_BR
dc.subjectEnvironmental preservation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DA SAUDEpt_BR
dc.titleEducação ambiental em terreiros afro-brasileiros na cidade de Uberaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Leonardo C Lages.pdfDissert Leonardo C Lages7,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.