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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1959
Tipo: | Tese |
Título: | Educação permanente: assistência dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde aos idosos com sintomas depressivos |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education: Primary Health Care nurses' assistance to elderly individuals with depressive symptoms |
Autor(es): | SILVA, Michael Douglas |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES, Leiner Resende |
Resumo: | A informação em saúde é uma das principais ferramentas na Atenção Primária em Saúde (APS), sendo essencial para contribuir na inserção de ações tanto no planejamento quanto na execução do cuidado com a saúde mental do idoso. Diante disso, o estudo se torna relevante, visando promover uma melhora do conhecimento de estratégias aplicáveis, servindo como futuras intervenções e metodologias a serem trabalhadas pelos profissionais de saúde, em específico pelos enfermeiros, no atendimento aos idosos com sintomas depressivos. Esta pesquisa possui o objetivo de desenvolver e avaliar o efeito de uma educação permanente na assistência dos enfermeiros da APS aos idosos com sintomas depressivos. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, que utiliza como estratégia metodológica a pesquisa-ação, que se organiza em quatro etapas: fase exploratória; fase de pesquisa aprofundada; fase de ação; e fase de avaliação. O estudo foi desenvolvido em uma cidade do interior de Minas Gerais, com os enfermeiros atuantes na APS. A coleta de dados para a etapa de diagnóstico e avaliação da ação foi realizada no local de trabalho dos participantes. Para a análise dos dados, as informações quantitativas foram digitadas no Excel e analisadas no programa Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0; já as informações qualitativas foram analisadas de acordo com o referencial da análise de conteúdo. Para a capacitação, foram realizados quatro encontros presenciais de duas horas cada. As palestras aconteceram na Secretaria Municipal de Saúde do município, conduzidas através de aula dialogada, com o uso de PowerPoint. Durante a realização da capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de expor as suas vivências, experiências, sentimentos e sugestões quanto às temáticas abordadas. Foram aplicadas duas questões discursivas logo após a capacitação. Depois de 30 e 120 dias foram aplicadas as Escalas de Impacto do Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência, juntamente com um questionário de duas questões discursivas, para avaliar de forma quantitativa e qualitativa os efeitos da capacitação. Quanto à identificação dos participantes destaca-se que a idade média foi de 42,11 (±9,46) anos; todos os participantes eram do sexo feminino. A correlação entre os instrumentos na avaliação de 30 dias apontou que os resultados da escala de Impacto do Treinamento e a seção de Suporte Psicossocial se correlacionavam de forma positiva e moderada (r=0,419; p=0,03), assim como na análise de 120 dias (r=0,400; p=0,05). Considerando os resultados entre 30 e 120 dias é possível observar que houve uma queda mínima nas médias do instrumento Impacto do Treinamento no Trabalho, de 3,74 pontos para 3,68 e na seção de Suporte Psicossocial de 2,97 para 2,94, porém a seção de Suporte Material obteve um aumento de 2,67 para 2,72, diferenças não significativas. Os resultados deste estudo apontam que a atividade educativa proposta foi bem-sucedida na percepção dos participantes, uma vez que os resultados demonstraram impacto moderado da atividade nas práticas profissionais, além de ser possível observar nas falas dos participantes inúmeras mudanças práticas realizadas pelos mesmos após o término da capacitação. |
Abstract: | Health information is one of the main tools in Primary Health Care (PHC), and is essential to contribute to the inclusion of actions in both the planning and execution of mental health care for the elderly. Therefore, the study becomes relevant, aiming to promote an improvement in the knowledge of applicable strategies, serving as future interventions and methodologies to be worked on by health professionals, specifically nurses, in the care of elderly people with depressive symptoms. This research aims to develop and evaluate the effect of continuing education in the care provided by PHC nurses to elderly people with depressive symptoms. This is a study with a qualitative and quantitative approach, which uses action research as a methodological strategy, which is organized in four stages: exploratory phase; indepth research phase; action phase; and evaluation phase. The study was developed in a city in the interior of Minas Gerais, with nurses working in PHC. Data collection for the diagnostic and evaluation stage of the action was carried out at the participants' workplace. Quantitative information was entered into Excel and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0; qualitative information was analyzed using the content analysis framework. Four 2-hour face-toface meetings were held for the training. The lectures were held at the city's Municipal Health Department and were conducted through a dialogue-based class using PowerPoint. During the training, participants had the opportunity to share their experiences, feelings, and suggestions regarding the topics covered. Two discursive questions were applied immediately after the training. After 30 and 120 days, the Training Impact on the Job and Transfer Support Scales were applied, along with a questionnaire with two discursive questions, to assess the effects of the training quantitatively and qualitatively. Regarding the identification of the participants, it is worth noting that the average age was 42.11 (±9.46) years; all participants were female. The correlation between the instruments at 30 days indicated that the results of the Training Impact scale and the Psychosocial Support section correlated positively and moderately (r=0.419; p=0.03), as well as in the 120-day analysis (r=0.400; p=0.05). Considering the results between 30 and 120 days, it is possible to observe that there was a minimal drop in the averages of the Training Impact instrument, from 3.74 points to 3.68, and in the Psychosocial Support section from 2.97 to 2.94, however, the Material Support section obtained an increase from 2.67 to 2.72, differences that were not significant. The results of this study indicate that the proposed educational activity was successful in the participants' perception, since the results demonstrated a moderate impact of the activity on professional practices, in addition to being possible to observe in the participants' statements numerous practical changes made by them after the end of the training. |
Palavras-chave: | Idoso. Educação continuada. Depressão. Enfermagem. Elderly. Continuing education. Depression. Nursing. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1959 |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
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