Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Diovane de Cesar Resende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1226816097593218pt_BR
dc.contributor.advisor1SIMOES, Regina Maria Rovigati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770158896621784pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-25T18:08:08Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-07-25T18:08:08Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1983-
dc.description.resumoEm defesa da tese que o processo formativo deve considerar a integralidade-complexidade dos indivíduos-sujeitos ao abordar, refletir, propor e desenvolver a formação de professores, este trabalho tem a seguinte questão geradora: como valorizar a integralidade-complexidade dos indivíduos-sujeitos docentes em um processo formativo? Compreender como um processo formativo pode influenciar e valorizar os indivíduos-sujeitos participantes com base nos princípios da integralidade-complexidade, foi o objetivo e a investigação teve como base epistemológica a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin e as referências teóricas sobre a formação de professores em Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Marcelo e Maurice Tardif. Na investigação foi adotada uma atitude bricoleur, utilizando diferentes estratégias e referências teóricas, complementares, para a construção, interpretação, análise e compreensão do material empírico. A pesquisa, desenvolvida em dois momentos, teve a participação, efetiva, de sete profissionais do magistério, vinculadas às Redes Públicas de Ensino da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No primeiro momento, por meio das Entrevistas Narrativas, optou-se por compreender o contexto profissional e pessoal das participantes, sendo que os resultados mostraram a realidade profissional de cansaços e desânimos, sobrecargas profissionais e a influência do ofício em suas vidas pessoais. Tendo como subsídios os achados, o segundo momento ocorreu por meio dos Encontros de Vivências-Acontecimentos – EVAs, realizados virtualmente e com duração de seis semanas, divididos em três jornadas, subsidiados pelas seguintes questões geradoras: 1) De onde vim?/De onde viemos?, 2) Onde estou?/Onde estamos? e 3) Para onde irei?/Para onde iremos?. Os EVAs possibilitaram outro formato para abordar, refletir, propor e desenvolver a formação de professores, por meio das vivências-acontecimentos e valorização da integralidade-complexidade de cada uma das participantes. Percebeu-se maior humanização dos encontros, em uma proposta horizontal e participativa, em que os interesses e necessidades forneceram subsídios para os estímulos e proposições com as participantes. Os encontros reforçaram o quanto o “eu” de cada uma foi produto de vivências/experiências anteriores, pessoais e profissionais, as quais imbricaram no modus de viver/ser delas. Tais vivências/experiências refletiram em suas histórias de vida, impactando no âmbito pessoal e profissional; por meio de imposições culturais e sociais que imprimiram em cada uma a lógica de produtividade (no sentido mercadológico) em detrimento do cuidado de “eu”, devido ao modo como seus cotidianos estão organizados. Como mulheres, percebeu-se nas narrativas as opressões e imposições do machismo e patriarcado no ser e viver de cada uma, bem como as insurgências adotadas para se consolidarem enquanto indivíduo-sujeitos autônomas e livres dos cerceamentos sociais e culturais que conviveram, assim como ficou explicito as utopias e anseios por contextos mais tranquilos em suas vidas, podendo usufruir de diferentes momentos sem que haja constantes cobranças, externas e internas, para conseguirem cumprir com as demandas pessoais e profissionais. Os desafios com o formato virtual dos encontros exigiram desdobramentos e adoção de estratégias para valorização e estimulação da integralidade-complexidade das participantes. Apesar dos EVAs se apresentaram como uma possibilidade formativa, com base nos princípios da integralidade-complexidade dos indivíduos-sujeitos participantes, recomenda-se o desenvolvimento de outras investigações em busca de outras possibilidades em que tais princípios dos profissionais da Educação possam ser considerados e valorizados ao abordar, refletir, propor e desenvolver a formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractIn defense of the thesis that the training process must consider the integrality-complexity of individuals-subjects when addressing, reflecting, proposing and developing teacher education, this work has the following generating question: how to value the integrality-complexity of individual-subject teachers in a training process? Understanding how a training process can influence and value the participating individuals-subjects based on the principles of integrality-complexity was the objective, and the research was based on the epistemological basis of Edgar Morin's Complexity Theory and the theoretical references on teacher education by Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Marcelo and Maurice Tardif. In the research, a bricoleur attitude was adopted, using different strategies and complementary theoretical references for the construction, interpretation, analysis and understanding of the empirical material. The research, developed in two stages, had the effective participation of seven teaching professionals, linked to the Public Education Networks of the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba mesoregion. In the first stage, through Narrative Interviews, it was decided to understand the professional and personal context of the participants, and the results showed the professional reality of fatigue and discouragement, professional overloads and the profession’s influence on their personal lives. Using the findings as support, the second stage occurred through the Experience-Event Meetings - EEMs, held virtually and lasting six weeks, divided into three days, subsidized by the following generating questions: 1) Where did I come from?/Where did we come from?, 2) Where am I?/Where are we? and 3) Where will I go?/Where will we go? The EEMs provided another format for approaching, reflecting, proposing and developing teacher training, through the experiences-events and through valuing the integrality-complexity of each participant. A greater humanization of the meetings was perceived, in a horizontal and participatory proposal, in which interests and needs provided support for the stimuli and propositions with the participants. The meetings reinforced how much the “I” of each one was the product of previous experiences, personal and professional, which were intertwined in their way of living/being. Such experiences were reflected in their life stories, impacting the personal and professional spheres; through cultural and social impositions that imprinted on each one the logic of productivity (in the market sense) to the detriment of the care of “I”, due to the way their daily lives are organized. As women, the narratives revealed the oppressions and impositions of machismo and patriarchy on the being and living of each one, as well as the insurgencies adopted to consolidate themselves as autonomous individuals-subjects, free from the social and cultural restrictions they experienced. The utopias and desires for more peaceful contexts in their lives were also made explicit, allowing them to enjoy different moments without constant external and internal demands to meet their personal and professional demands. The challenges with the virtual format of the meetings required developments and the adoption of strategies to value and stimulate the integrality-complexity of the participants. Although the EEMs presented themselves as a formative possibility, based on the principles of integrality-complexity of the participating individuals-subjects, it is recommended that further investigations be developed in search of other possibilities in which such education professional principles can be considered and valued when addressing, reflecting, proposing and developing teacher training.pt_BR
dc.description.abstractEn defensa de la tesis de que el proceso formativo debe considerar la integralidad-complejidad de los individuos-sujetos al abordar, reflexionar, proponer y desarrollar la formación de profesores, este trabajo plantea la siguiente cuestión generadora: ¿cómo valorar la integralidad-complejidad de los individuos-sujetos docentes en un proceso formativo? Comprender cómo un proceso formativo puede influir y valorar a los individuos-sujetos participantes, basándose en los principios de la integralidad-complejidad, fue el objetivo de esta investigación, que tuvo como base epistemológica la Teoría de la Complejidad de Edgar Morin y las referencias teóricas sobre la formación de profesores en Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón, Carlos Marcelo y Maurice Tardif. En la investigación se adoptó una actitud bricoleur, utilizando diferentes estrategias y referencias teóricas complementarias para la construcción, interpretación, análisis y comprensión del material empírico. La pesquisa, desarrollada en dos momentos, contó con la participación efectiva de siete profesionales de la enseñanza, vinculadas a las Redes Públicas de Enseñanza de la mesorregión del Triángulo Mineiro y Alto Paranaíba. En el primer momento, a través de las Entrevistas Narrativas, se optó por comprender el contexto profesional y personal de las participantes, cuyos resultados mostraron la realidad profesional de cansancios y desánimos, sobrecargas laborales y la influencia del oficio en sus vidas personales. Teniendo como base los hallazgos, el segundo momento se llevó a cabo a través de los Encuentros de Vivencias-Acontecimientos – EVAs, realizados virtualmente y con una duración de seis semanas, divididos en tres jornadas, sustentados por las siguientes preguntas generadoras: 1) ¿De dónde vengo?/¿De dónde venimos?, 2) ¿Dónde estoy?/¿Dónde estamos? y 3) ¿Para dónde iré?/¿Para dónde iremos?. Los EVAs posibilitaron otro formato para abordar, reflexionar, proponer y desarrollar la formación de profesores, mediante las vivencias-acontecimientos y la valoración de la integralidad-complejidad de cada una de las participantes. Se percibió una mayor humanización de los encuentros, en una propuesta horizontal y participativa, en la que los intereses y necesidades proporcionaron insumos para los estímulos y propuestas con las participantes. Los encuentros reforzaron cuánto el “yo” de cada una fue producto de vivencias/experticias anteriores, personales y profesionales, que se imbricaron en su modo de vivir/ser. Tales vivencias/experticias reflejaron en sus historias de vida, impactando en el ámbito personal y profesional; a través de imposiciones culturales y sociales que imprimieron en cada una la lógica de productividad (en el sentido mercadológico) en detrimento del cuidado del “yo”, debido a la forma en que sus cotidianos están organizados. Como mujeres, se percibieron en las narrativas las opresiones y imposiciones del machismo y patriarcado en el ser y vivir de cada una, así como las insurgencias adoptadas para consolidarse como individuos-sujetos autónomas y libres de las limitaciones sociales y culturales con las que convivieron. También quedó explícito los anhelos y utopías por contextos más tranquilos en sus vidas, pudiendo disfrutar de diferentes momentos sin constantes exigencias, externas e internas, para poder cumplir con las demandas personales y profesionales. Los desafíos con el formato virtual de los encuentros exigieron desarrollos y la adopción de estrategias para la valoración y estimulación de la integralidad-complejidad de las participantes. A pesar de que los EVAs se presentaron como una posibilidad formativa, basándose en los principios de la integralidad-complejidad de los individuos-sujetos participantes, se recomienda el desarrollo de otras investigaciones en busca de otras posibilidades en las que dichos principios de los profesionales de la Educación puedan ser considerados y valorados al abordar, reflexionar, proponer y desarrollar la formación de profesores.Palabras clave: integralidad; complejidad; vivencias; acontecimientos; formación de profesores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós­Graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegralidade.pt_BR
dc.subjectComplexidade.pt_BR
dc.subjectVivências.pt_BR
dc.subjectAcontecimentos.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectIntegrality.pt_BR
dc.subjectComplexity.pt_BR
dc.subjectExperiences.pt_BR
dc.subjectEvents.pt_BR
dc.subjectTeacher education.pt_BR
dc.subjectIntegralidad.pt_BR
dc.subjectComplejidad.pt_BR
dc.subjectVivencias.pt_BR
dc.subjectAcontecimientos.pt_BR
dc.subjectFormación de profesores.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEncontros de Vivências-Acontecimentos-EVAS: uma possibilidade para considerar a integralidade-complexidade docentes nos processos formativospt_BR
dc.typeTesept_BR
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