Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMORIM, Shirley Pereira de-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1DAMIAO, Renata-
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T15:50:49Z-
dc.date.available2023-09-04-
dc.date.available2025-08-08T15:50:49Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2008-
dc.description.resumoA educação básica no Brasil é marcada por um histórico educacional altamente estressante, repercutindo evidentemente na saúde física, mental, bem como no desempenho profissional, isso se deve, dentre diversos fatores, à precarização e a extensiva jornada de trabalho; a necessidade de buscar outras formas de renda dadas as baixas condições salariais, a multiplicidade de tarefas, deixando esses profissionais sem muita alternativa para desfrutarem de tempo livre e consequentemente dedicarse aos cuidados com a saúde e o lazer. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de atividade física e sua associação com a qualidade de vida de professoras da educação infantil. Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal e parte integrante de uma pesquisa maior intitulada “Condições de saúde física, comportamental e qualidade de vida de professoras da educação infantil”. A pesquisa foi desenvolvida com professoras com idade entre 20 e 59 anos da educação infantil da rede municipal da zona urbana da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Do total de 411 indivíduos que participaram da pesquisa, 408 (99,2%) continham todas as informações para a presente análise. As análises bruta e ajustada foram analisadas por meio da regressão logística multinomial para verificar o nível de atividade física e qualidade de vida, controlado pelas variáveis: idade, situação conjugal, grau de escolaridade, cor da pele, número de vínculos empregatícios, tempo de função na educação infantil, satisfação na educação infantil, classe econômica, consumo de bebida alcoólica, tabagismo, doenças autorreferidas, número de medicamentos, depressão, ansiedade e estresse. A partir deste estudo, não foi observada associação direta com NAF e QV quando analisados estatisticamente todos os domínios gerais. Porém, ao realizar a associação entre nível de atividade física e qualidade de vida do domínio psicológico ajustado pelas variáveis controle, verificou-se significância estatística.pt_BR
dc.description.abstractBasic education in Brazil is marked by a highly stressful educational history, evidently having repercussions on physical and mental health, as well as on professional performance. This is due, among various factors, to the precarious and extensive working hours; the need to seek other forms of income given the low salary conditions, the multiplicity of tasks, leaving these professionals without much alternative to enjoy free time and consequently dedicate themselves to health care and leisure. Therefore, the aim of this study was to assess the level of physical activity and its association with quality of life among early childhood education teachers. This is an observational, cross-sectional study and an integral part of a larger study entitled "Physical and behavioral health conditions and quality of life of preschool teachers". The research was carried out with teachers aged between 20 and 59 from the municipal early childhood education network in the urban area of the city of Uberaba, Minas Gerais. Of the total of 411 individuals who took part in the survey, 408 (99.2%) contained all the information for this analysis. The crude and adjusted analyses were analyzed using multinomial logistic regression to verify the level of physical activity and quality of life, controlled by the following variables: age, marital status, level of schooling, skin color, number of jobs, length of time working in early childhood education, satisfaction with early childhood education, economic class, alcohol consumption, smoking, selfreported illnesses, number of medications, depression, anxiety and stress. Based on this study, no direct association was observed with PAL and QoL when all the general domains were statistically analyzed. However, when the association was made between level of physical activity and quality of life in the psychological domain adjusted for control variables, statistical significance was found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNível de atividade física.pt_BR
dc.subjectAtividade física.pt_BR
dc.subjectQualidade de vida.pt_BR
dc.subjectEducação básica.pt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.subjectProfessoras da educação infantil.pt_BR
dc.subjectLevel of physical activity.pt_BR
dc.subjectPhysical activity.pt_BR
dc.subjectQuality of life.pt_BR
dc.subjectBasic education.pt_BR
dc.subjectChild education.pt_BR
dc.subjectEarly childhood education teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleNível de atividade física e qualidade de vida de professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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