Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MIRANDA, Diédelles Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3905966456610644 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CINTRA, Vanessa de Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0643048404029462 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T13:53:58Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.available | 2025-08-22T13:53:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2023 | - |
dc.description.resumo | A presença crescente de estudantes com necessidades educacionais específicas nos diferentes espaços de ensino, tanto na escola quanto na academia, demanda um olhar atento para a formação dos professores que os atendem. Nesse sentido, a presente pesquisa aborda questões relacionadas à formação inicial e à inclusão no curso de Licenciatura em Letras. O estudo tem como objetivo identificar e analisar produções acadêmicas (teses, dissertações e artigos) que discutem Inclusão, formação inicial de professores e a licenciatura em Letras. As perguntas norteadoras são: Quais e quantos trabalhos acadêmicos tratam da Inclusão na Formação Inicial de professores da Licenciatura em Letras? Quais os entendimentos e sentidos sobre Inclusão e Formação Inicial emergem a partir da análise dessas produções? Com base nessas questões, a pesquisa busca investigar o papel da licenciatura na formação de profissionais alinhados aos princípios da Educação Inclusiva, promovendo uma reflexão crítica sobre a intersecção entre teoria e prática. Para tanto, adota-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem do Estado do Conhecimento, com o enfoque para a relação entre a formação inicial de professores, a Inclusão e a licenciatura em Letras. Inicialmente, realizamos buscas por teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). No entanto, devido à falta de estudos alinhados ao tema, optou-se por incluir artigos publicados em periódicos Qualis A de acesso aberto. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja interpretação dos dados foi realizada por meio da Tempestade de Luz, fundamentando-se em autores e teóricos que discutem Inclusão, Diversidade, Justiça Social e Formação Inicial. Além disso, aspectos legais da educação inclusiva serviram como suporte teórico para compreender o processo de acolhimento das diferenças no contexto escolar brasileiro, a partir das produções analisadas. De modo geral, os resultados evidenciam a escassez de estudos sobre a formação inicial em Letras no contexto da Inclusão, apontando que o modelo atual da Licenciatura em Letras não prepara adequadamente os professores para atender alunos com deficiência ou outras especificidades previstas em lei. Também se reforça a necessidade de articular teoria e prática, promovendo, já na graduação, uma aprendizagem voltada para o acolhimento e o respeito à diversidade. Essa perspectiva reconhece a singularidade de cada indivíduo e compreende que pensar a diversidade no âmbito profissional implica desenvolver metodologias pedagógicas aplicáveis de forma ampla, beneficiando todos os alunos e respeitando os princípios da Educação para Todos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The growing presence of students with specific educational needs in different educational spaces, both in schools and academia, requires close attention to the training of teachers who work with them. In this regard, the present research addresses issues related to initial teacher training and inclusion in the undergraduate program in Language and Literature (Letras). The study aims to identify and analyze academic productions (theses, dissertations, and articles) that discuss Inclusion, initial teacher training, and the undergraduate degree in Language and Literature. The guiding questions are: What are the number and nature of academic works that address Inclusion in the Initial Training of Language and Literature teachers? What understandings and meanings of Inclusion and Initial Training emerge from the analysis of these productions? Based on these questions, the research seeks to investigate the role of undergraduate programs in training professionals aligned with the principles of Inclusive Education, fostering a critical reflection on the intersection between theory and practice. To this end, a bibliographic research approach based on the State of Knowledge methodology was adopted, focusing on the relationship between initial teacher training, Inclusion, and the undergraduate degree in Language and Literature. Initially, searches were conducted for theses and dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). However, due to the lack of studies aligned with the theme, articles published in open-access Qualis A journals were also included. This is a qualitative study, in which data interpretation was conducted through the "Tempestade de Luz" method, grounded in authors and theorists who discuss Inclusion, Diversity, Social Justice, and Initial Teacher Training. Additionally, legal aspects of inclusive education served as a theoretical framework to understand the process of embracing diversity in the Brazilian school context, based on the analyzed productions. Overall, the results highlight the scarcity of studies on initial teacher training in Language and Literature within the context of Inclusion, indicating that the current model of the Language and Literature undergraduate program does not adequately prepare teachers to work with students with disabilities or other specific needs as established by law. The findings also reinforce the need to bridge theory and practice, fostering, from the undergraduate level, a learning process oriented towards embracing and respecting diversity. This perspective acknowledges the uniqueness of each individual and understands that considering diversity in the professional sphere implies developing broadly applicable pedagogical methodologies that benefit all students while respecting the principles of Education for All. | pt_BR |
dc.description.abstract | La creciente presencia de estudiantes con necesidades educativas específicas en diferentes espacios de enseñanza, tanto en la escuela como en la academia, exige una atención especial a la formación de los docentes que los atienden. En este sentido, la presente investigación aborda cuestiones relacionadas con la formación inicial y la inclusión en la carrera de Licenciatura en Letras. El estudio tiene como objetivo identificar y analizar producciones académicas (tesis, disertaciones y artículos) que discuten la Inclusión, la formación inicial de docentes y la Licenciatura en Letras. Las preguntas orientadoras son: ¿Cuáles y cuántos trabajos académicos abordan la Inclusión en la Formación Inicial de docentes de la Licenciatura en Letras? ¿Qué comprensiones y significados sobre Inclusión y Formación Inicial emergen del análisis de estas producciones? Con base en estas preguntas, la investigación busca investigar el papel de la Licenciatura en la formación de profesionales alineados con los principios de la Educación Inclusiva, promoviendo una reflexión crítica sobre la intersección entre teoría y práctica. Para ello, se adopta una investigación bibliográfica con un enfoque basado en el Estado del Conocimiento, centrándose en la relación entre la formación inicial docente, la Inclusión y la Licenciatura en Letras. Inicialmente, se realizaron búsquedas de tesis y disertaciones disponibles en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). No obstante, debido a la falta de estudios alineados con el tema, se optó por incluir artículos publicados en revistas Qualis A de acceso abierto. Se trata de un estudio cualitativo, cuya interpretación de datos se realizó mediante la metodología "Tempestade de Luz", fundamentándose en autores y teóricos que discuten la Inclusión, la Diversidad, la Justicia Social y la Formación Inicial. Además, los aspectos legales de la educación inclusiva sirvieron como soporte teórico para comprender el proceso de acogida de la diversidad en el contexto escolar brasileño, a partir de las producciones analizadas. En términos generales, los resultados evidencian la escasez de estudios sobre la formación inicial en Letras en el contexto de la Inclusión, señalando que el modelo actual de la Licenciatura en Letras no prepara adecuadamente a los docentes para atender a estudiantes con discapacidad u otras especificidades previstas por la ley. Asimismo, se refuerza la necesidad de articular teoría y práctica, promoviendo, desde la etapa de grado, un aprendizaje orientado a la acogida y al respeto por la diversidad. Esta perspectiva reconoce la singularidad de cada individuo y comprende que pensar en la diversidad en el ámbito profesional implica desarrollar metodologías pedagógicas aplicables de manera amplia, beneficiando a todos los estudiantes y respetando los principios de la Educación para Todos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | Higher education. | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training. | pt_BR |
dc.subject | Educación superior. | pt_BR |
dc.subject | Educación inclusiva. | pt_BR |
dc.subject | Formación docente. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O Curso de Licenciatura em Letras no contexto da inclusão: um estado do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Diedelles S Miranda.pdf | Dissert Diedelles S Miranda | 4,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.