Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorMAGRIN, Natalia Papacidero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5912140964331909pt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T19:10:12Z-
dc.date.available2025-02-22-
dc.date.available2025-08-27T19:10:12Z-
dc.date.issued2025-02-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2029-
dc.description.resumoEducação a distância: a corporeidade atravessa telas? Esta tese de doutorado baseia seu percurso formativo na concepção fenomenológica da educação, buscando aproximar a existência humana do ato educativo. Maurice Merleau-Ponty é o autor de base para a pesquisa, cujo objetivo geral é compreender se o fenômeno corpo/corporeidade é considerado em cursos de licenciatura em Educação Física e em Pedagogia EAD de uma IES particular brasileira. Considerar o corpo/corporeidade na atuação docente implica reconhecer o professor como sujeito integral, que acolhe, escuta e cria vínculos. Essa perspectiva torna a formação mais humana e significativa, ignorá-la pode gerar práticas pedagógicas frias e fragmentadas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, que prioriza as percepções e os aspectos subjetivos do objeto de estudo, sendo classificada, de acordo com seus objetivos, como exploratória e quanto aos seus procedimentos como estudo de campo. A interpretação dos fenômenos no campo de estudo se deu pelos Projetos Pedagógicos Curriculares, Ambiente Virtual de Aprendizagem e Entrevistas realizadas com os estudantes dos cursos em questão. Os dados obtidos pelas interpretações foram transcritos de forma descritiva, e as entrevistas interpretadas pela “Análise de Conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado” (Moreira; Simões; Porto, 2005). Para interpretação dos PPCs foi priorizada a Dimensão Didático-Pedagógica que com base no instrumento de avaliação dos cursos, utilizado pelo Ministério da Educação, permite avaliar a qualidade da formação, a coerência destes documentos e o alinhamento às diretrizes legais. Essa análise revela fragilidades e potencialidades, contribuindo para melhorias contínuas na educação superior. Na interpretação do AVA Institucional visou-se encontrar (ou suspeitar de) práticas que, à sua maneira, alcançam humanidades digitais e podem, sim, estar permitindo que a corporeidade atravesse as telas na formação profissional. Quanto às entrevistas, foram adotadas três perguntas previamente validadas por expertos, que trouxeram para a pesquisa a perspectiva dos estudantes imersos na EAD, futuros professores de Educação Física ou Pedagogos. Findado esse percurso teórico está evidente a necessidade de compreensão do fenômeno corpo/corporeidade na EAD, contudo, no que diz respeito à corporeidade, ainda há desafios a serem enfrentados para que essa modalidade de ensino contemple de maneira efetiva as dimensões humanas que transcendem o aspecto cognitivo. À guisa de reflexão final, é ofertado o bosquejo de um plano de ensino para o desenvolvimento de disciplina específica sobre o fenômeno corpo/corporeidade em cursos de licenciatura, fornecendo linearidade de conteúdos e referenciamento bibliográfico para o trabalho/estudo institucional.pt_BR
dc.description.abstractEducación a distancia: ¿la corporeidad atraviesa pantallas? Esta tesis doctoral basa su recorrido formativo en la concepción fenomenológica de la educación, buscando acercar la existencia humana al acto educativo. Maurice Merleau-Ponty es el autor fundamental de la investigación, cuyo objetivo general es comprender si el fenómeno cuerpo/corporeidad es considerado en los cursos de licenciatura en Educación Física y en Pedagogía em la modalidad EAD de una institución privada brasileña de educación superior. Considerar el cuerpo/corporeidad en la actuación docente implica reconocer al profesor como un sujeto integral, que acoge, escucha y crea vínculos. Esta perspectiva hace que la formación sea más humana y significativa; ignorarla puede generar prácticas pedagógicas frías y fragmentadas. La investigación se caracteriza como cualitativa, priorizando las percepciones y los aspectos subjetivos del objeto de estudio, y se clasifica, según sus objetivos, como exploratoria y, en cuanto a los procedimientos, como un estudio de campo. La interpretación de los fenómenos en el campo de estudio se realizó a través de los Proyectos Pedagógicos Curriculares (PPC), el Entorno Virtual de Aprendizaje (AVA) y entrevistas con los estudiantes de los cursos analizados. Los datos obtenidos mediante las interpretaciones fueron transcritos de forma descriptiva, y las entrevistas interpretadas mediante el método de “Análisis de Contenido: técnica de elaboración y análisis de unidades de significado” (Moreira, Simões y Porto, 2005). Para la interpretación de los PPC se priorizó la Dimensión Didáctico-Pedagógica, basada en el instrumento de evaluación de los cursos utilizado por el Ministerio de Educación, que permite evaluar la calidad de la formación, la coherencia de estos documentos y su alineación con las directrices legales. Este análisis revela fragilidades y potencialidades, contribuyendo a mejoras continuas en la educación superior. En la interpretación del AVA institucional, se buscó identificar (o sospechar) prácticas que, a su manera, alcanzan las humanidades digitales y que, efectivamente, pueden estar permitiendo que la corporeidad atraviese las pantallas en la formación profesional. En cuanto a las entrevistas, se adoptaron tres preguntas previamente validadas por expertos, que aportaron a la investigación la perspectiva de los estudiantes inmersos en la educación a distancia, futuros profesores de Educación Física o Pedagogía. Al final de este recorrido teórico, se hace evidente la necesidad de comprender el fenómeno cuerpo/corporeidad en la EAD; sin embargo, en lo que respecta a la corporeidad, aún existen desafíos que deben enfrentarse para que esta modalidad educativa contemple de manera efectiva las dimensiones humanas que trascienden el aspecto cognitivo. A modo de reflexión final, se ofrece el esbozo de un plan de estudios para el desarrollo de una asignatura específica sobre el fenómeno cuerpo/corporeidad en los cursos de licenciatura, proporcionando una secuencia de contenidos y referencias bibliográficas para el trabajo/estudio institucional.pt_BR
dc.description.abstractDistance Education: does corporeality cross screens? This doctoral thesis builds its formative path on the phenomenological conception of education, seeking to bring human existence closer to the educational act. Maurice Merleau-Ponty serves as the foundational author for the research, whose general objective is to understand whether the body/corporeality phenomenon is considered in undergraduate distance education (EAD) programs in Physical Education and Pedagogy at a private Brazilian university. Considering the body/corporeality in teaching practice implies recognizing the teacher as a whole subject, one who welcomes, listens, and creates bonds. This perspective makes teacher education more humane and meaningful; ignoring it may result in cold and fragmented pedagogical practices. The research is characterized as qualitative, prioritizing perceptions and the subjective aspects of the object of study, and is classified, according to its objectives, as exploratory and, in terms of procedures, as a field study. The interpretation of the phenomena in the field took place through the analysis of Curricular Pedagogical Projects (PPCs), the Virtual Learning Environment (AVA), and interviews conducted with students from the courses in question. The data obtained from the interpretations were transcribed descriptively, and the interviews were interpreted using the "Content Analysis: Technique for Developing and Analyzing Units of Meaning" (Moreira, Simões, Porto, 2005). For the interpretation of the PPCs, the Didactic-Pedagogical Dimension was prioritized, based on the evaluation instrument used by the Ministry of Education, which allows the assessment of the quality of the training, the coherence of these documents, and their alignment with legal guidelines. This analysis reveals both weaknesses and strengths, contributing to the continuous improvement of higher education. In the interpretation of the institutional AVA, the aim was to identify (or suspect) practices that, in their own way, reach digital humanities and may, in fact, allow corporeality to cross the screen in professional education. As for the interviews, three questions previously validated by experts were adopted, bringing into the research the perspective of students immersed in distance learning, future Physical Education or Pedagogy teachers. At the end of this theoretical path, the need to understand the phenomenon of body/corporeality in distance education is evident. However, regarding corporeality, there are still challenges to be addressed so that this teaching modality effectively embraces the human dimensions that go beyond the cognitive aspect. As a final reflection, a draft of a syllabus is offered for the development of a specific course on the body/corporeality phenomenon in teacher education programs, providing content linearity and bibliographic references for institutional work/study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologia.pt_BR
dc.subjectCorporeidade.pt_BR
dc.subjectEducação a distância.pt_BR
dc.subjectEducação Física.pt_BR
dc.subjectFenomenología.pt_BR
dc.subjectCorporeidad.pt_BR
dc.subjectEducación a distancia.pt_BR
dc.subjectEducación Física.pt_BR
dc.subjectPedagogía.pt_BR
dc.subjectPhenomenology.pt_BR
dc.subjectCorporeality.pt_BR
dc.subjectDistance Education.pt_BR
dc.subjectPhysical Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação a distância: a corporeidade atravessa telas?pt_BR
dc.typeTesept_BR
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