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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2038
Tipo: | Dissertação |
Título: | Perspectivas acerca do trabalho psicológico realizado com famílias de membros com transtorno mental no Centro de Referência de Assistência Social |
Autor(es): | FERNANDES, Valeria dos Santos |
Primeiro Orientador: | LEONIDAS, Carolina |
Resumo: | O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) tem como objetivo a oferta do Serviço de Atendimento Integral a Família (PAIF), que visa a inserção dos usuários e famílias que estão em situação de vulnerabilidade no serviço de Acompanhamento Familiar. Este último consiste em um planejamento de intervenções que permite que a família reflita sobre sua realidade, construa novos projetos de vida e modifique suas relações intra e/ou extrafamiliares. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), uma das condições para que as famílias possam ser inseridas neste serviço é que um dos membros possua algum impedimento mental que dificulte sua inserção na sociedade e receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O MDS também determina que o PAIF não tenha caráter psicoterapêutico. Nesse sentido, a literatura destaca que há um descompasso entre o que é exigido do trabalho do psicólogo pelo MDS e a formação em Psicologia, que prepara os alunos para trabalhos predominantemente clínicos. Esse descompasso dificulta a compreensão do lugar do psicólogo diante da Assistência Social, indicando a necessidade de estudos que possibilitem reflexões acerca do exercício da Psicologia nesse contexto. Sendo assim, o estudo 1 teve como objetivo analisar as percepções de familiares de membros usuários do BPC acerca do Acompanhamento Familiar realizado pelos psicólogos da equipe do PAIF. Já o estudo 2 teve como objetivo investigar a percepção dos psicólogos dos CRAS, que compõem a equipe do PAIF, a respeito do seu trabalho no Acompanhamento Familiar para famílias usuárias do BPC. Trata-se da reunião de dois estudos empíricos, exploratórios e descritivos, com enfoque qualitativo de pesquisa. Em ambos o instrumento utilizado para coleta de dados foi o roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias temáticas a partir do método de Análise de Conteúdo, e analisados a partir da literatura específica da área. O estudo 1 contou com a participação de oito familiares de pessoas que recebiam o BPC. Identificouse, de maneira geral, que os familiares não tinham conhecimento de estarem inseridos no serviço de Acompanhamento Familiar e não tinham ciência do que se tratava esse serviço. Além disso, não desenvolviam a Autonomia e os Projetos de Vida, pois tinham desconhecimento dos seus Direitos Sociais. O desconhecimento acerca desses direitos parece comprometer a qualidade de vida desses familiares, pois dificultava a mudança da situação de vulnerabilidade social. Além disso, foi evidenciada a necessidade de atuação do psicólogo em contextos terapêuticos, para atender as necessidades emocionais dos familiares e o fortalecimento de sua subjetividade. Já a amostra do estudo 2 foi composta por oito psicólogos que atuavam no CRAS há pelo menos um ano. De maneira geral, constatou-se que, ao ingressar no CRAS, os psicólogos sentiam-se despreparados para iniciar seu trabalho, e que aprenderam a trabalhar com a sua própria prática, sem capacitações formais. Os dados evidenciam a necessidade da inclusão, na formação em Psicologia, de disciplinas que visem contribuir para atuação do psicólogo na área de Assistência Social, além da realização de capacitações dos setores responsáveis, a fim de aprimoraram o atendimento oferecido à população. |
Abstract: | The Social Assistance Reference Center (CRAS) has the objective to offer the Integral Assistance Service to the Family (PAIF), which intends to insert users and families living in vulnerability context into the Family Care Assistance Service. This service consists in an interventional planning that encourages these families to think about their reality, to construct new life projects and to make a change in their relationships within their members or between another people outside the family. According to Social Development Ministry (MDS), one of the conditions for the families to be inserted in this service is that one of their members possesses a type of mental disorder that affects social integration and be recipient of Continued Payment Benefit (BPC). The MDS also determines that the PAIF shall not presents psychotherapeutic character. The literature highlights that there is an incompatibility between what MSD requires for psychologists’ work performance and the graduation in Psychology course, which prepares students for clinical working predominantly. This incompatibility makes it difficult the comprehension of the psychologist’s role before Social Assistance, what shows the necessity of studies that enable discussions about the Psychology exercise in this scenario. That assumed, study 1 aimed to analyze perceptions of families of BPC users about the family care service performed by psychologists of PAIF team. Study 2 aimed to investigate the perception of psychologists of CRAS who integrates the PAIF team about their work with family care assistance service for family members users of BPC. This paper is about a reunion of two empiric, exploratory and descriptive studies with qualitative research approach. In both, the instrument used for the data collection was a semi structured interview script. Data were organized in thematic categories according to Content Analysis method and analyzed based on specific literature about the issue. The etude 1 presented eight family members of people who received BPC. We identified that the family members had no acknowledgement about their participation in the family care assistance service and were not aware of what this service was about. Besides, they had not developed neither Autonomy nor Life Projects because of their unfamiliarity with their Social Rights. Being unaware about these rights seems to have impaired the family members life quality, for it made difficult to change the social vulnerability context. In addition, it was evident the necessity of the psychologist working role in therapeutic contexts to attend the emotional demands from the family members and also for the strengthening of their subjectivity. The sample for etude 2 presented eight psychologists that worked on CRAS for at least one year. Overall, it was found that, at joining CRAS, psychologists felt unprepared to start working and had learned how to work with their own practice, with no formal capacitation. The data showed the necessity of inclusion academic subjects in Psychology graduation for contributing to the psychologists working role in Social Assistance field, and a training development for the responsible sector to enhance the care service offered to the population. |
Palavras-chave: | Psicologia. Acompanhamento familiar. Benefício de Prestação Continuada. Famílias. Psychology. Family assistance. Continued Payment Benefit. Families. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2038 |
Data do documento: | 22-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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